Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Meus 20 filmes favoritos de todos os tempos

Em ordem alfabética:

2001 – UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (2001 – A Space Odyssey), de Stanley Kubrick




A VIDA DE BRIAN (Monty Phyton's Life of Brian), do Monty Phyton





ÁGORA (Agora), de Alejandro Amenábar





ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO (Alien), de Ridley Scott




APOCALIPSE NOW REDUX (Apocalipse Now Redux), de Francis Ford Coppola




BLADE RUNNER (Blade Runner), de Ridley Scott




BRAZIL - O FILME (Brazil), de Terry Gilliam




CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (Raiders of the Lost Ark), de Steven Spielberg




CIDADÃO KANE (Citizen Kane), de Orson Welles



CINEMA PARADISO (Nuovo Cinema Paradiso), de Giuseppe Tornattore




ERA UMA VEZ NA AMÉRICA (Once Upon A Time In America), de Sergio Leone

MAD MAX 2 (The Road Warrior), de George Miller




MATRIX (The Matrix), dos irmãos Wachowski




MEU TIO (Mon Oncle), de Jacques Tati




O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (The Empire Strikes Back), de Irvin Kershner



O SENHOR DOS ANÉIS – A SOCIEDADE DO ANEL (The Lord of the Rings – The Fellowship of the Rings), de Peter Jackson




PULP FICTION (Pulp Fiction), de Quentin Tarantino




RAN (Ran), de Akira Kurosawa




SYRIANA (Syriana), de Stephen Gaghan




TEMPOS MODERNOS (Modern Times), de Charles Chaplin

22 comentários:

Anônimo disse...

Beleza de lista companheiro. Concordo com quase tudo. Não assisti esse francês "Meu Tio", mas semana passada ainda estava lendo sobre ele. Sou mais Blade Runner que Matrix, mas gosto dos dois. Só Cinema Paradiso que eu trocaria por ... The Blues Brothers. Desculpe, mas é meu cult. Não sou da área do cinema (sou policial), mas moro em uma das raras cidades do interior gaúcho que têm cinema (parece que são apenas dez entre 496 municípios), mas assisto mais por DVD e internet. Um abração.

Cybershark disse...

Ué, mas "Syriana" e "Brazil" não eram quatro estrelas?! Aliás, no caso do filme de 85 - meu Top 1 - acho um pecado qualquer avaliação menor que nota 10, ainda mais pq na sua resenha vc só teceu elogios de ponta a ponta!

No mais, sua lista ficou muito boa (não conheço "Ágora" e nem esse do Jacques Tati), tirando o "Apocalypse Now" que eu pessoalmente acho um porre!

Esse filme do Amenábar é tão bom assim? Puxa...

André Lux disse...

Cyber, essa é uma lista de favoritos, não de melhores. Por isso entram alguns quatro estrelas que mesmo tendo falhas continuam me tocando profundamente...

João Ferreira disse...

Todos de Tati, todos

Lótus disse...

André,
eu gosto do cidadão Kane (sempre tão atual...), do Matrix, da Vida de Brian, do Blade runner. Estes estariam na minha lista junto com todos do quentin tarantino, mais O Corte do Costra Gravas, e Veludo azul do David Lynch. O cinema argentino anda excelente também.
Um abraço.

Unknown disse...

Falta nesta lista o melhor filme brasileiro - Pixote, do Babenco.

Ivan disse...

Pô André, concordo com quase todos. Sua lista é bem parecida com a minha. Tem alguns poucos que eu não assisti, mas creio que constarão na minha lista assim que eu assisti-los. Faço uma única exceção ao "Mad Max 2". Eu o substituiria pelo "Inherit the Wind" na versão com o Spencer Tracy. Este filme e o Ágora estão na mesma trincheira.

Ulisses disse...

Nossos gostos tem algo em comum, ao menos no cinema! Aprovei 11 dos 20 filmes selecionados. Também é uma tarefa ingrata esta, se ao menos fosse os 100 melhores? Ou os vinte da década? Discuto Império Contra Ataca, mas quem realmente nos desejou quando criança ser Luke Skywaker foi o primeiro epísódio, Guerra nas Estrelas de 1978! Gostei mais de Dogs of War que Pupp Fiction. Não gostei de Brazil, tem outros do Terry Gillian mais interessantes. Tem alguns europeus inesquecíveis. Aguirre, a colera dos deuses fica na minha lista de favoritos e também o Amigo Americano do alemão Win Wenders. Mas questionando dois filmes desta lista pergunto. Qual foi melhor, a versão de 1982 com naração em of do Blade Runner ou a versão sem narração do diretor? E Apocalipse Now, a versão de 1980 sem acrescimos ou a nova versão redux do diretor com acrescimo de filmagens? Eu preferi as duas versões originais!

André Lux disse...

Ulisses, eu gosto mais da versão redux do Apocalipse Now. Acho que o filme ficou mais denso e interessante. Já Blade Runner é difícil escolher qual é a versão melhor. Não sou daqueles que detesta a versão original, mas acho que a nova versão, que deixa mais explícito que Deckard era um replicante é melhor.

Abraços!

Walder disse...

Fantástica a lista, com exeção de Matrix. Eu acrescentária outros como: Era uma vez no Oeste, Círculo de Fogo, O Bom o Mau e o Feio, A Casa dos Espíritos, Os Intocaveis, Meu Ódio será sua Herança. Desculpe a lista é longa, por enquanto é só. Pode conferir que vale à pena.

De todos os filmes que já ví o MELHOR de todos é ERA UMA VEZ NA AMÉRICA.(Sérgio Leone era Fantástico.

Walder - Linhares-ES.

Vica disse...

Ainda faltam alguns da tua lista pra eu ver, mas adorei que incluíste Syriana que é um filme fantástico que ninguém entende. Eu (acho) entendi. E adoro.

Glecio disse...

A maquina do tempo,
Grease, pois eu fui ver com minha primeira namorada aos 13 anos.
Doze macacos, outro do Terry Giliam.
Expresso da meia-noite.
Poltergeist que é da mesma época do Blade Runner e do Alien e alias eu assisti a todos os tres no mesmo cinema o Marrocos. Com 18 anos.
The Wall, Tommy e Hair, são os meus musicais.
E 2001 tinha que assistir no cine comodoro na segunda fileira. se possivel ben jonhson. hahahaha

M. Exenberger disse...

A sua lista é injusta. Cadê os filmes do Glauber, Wilder, Bergman, Scorsese, Allen, Lean, Coppola, Stone, Alfred Hitchcock, Lubitsch, Rosselini, Visconti e Renoir? E o Encouraçado?
Do Leone, em vez de Era uma Vez na América, eu colocaria Era uma Vez no Oeste. E cá pra nós, A vida de Brian não é tudo isso... Meu tio tb é ótimo, mas As Férias do Senhor Hulot é impagável. Mas gosto é gosto, não é mesmo...

Rogerio disse...

Em se tratando de ficção científica, acho que não dá para deixar para traz o CONTATO, com Judy Foster

Anônimo disse...

Olá...
sua lista é perfeita, pois são só os seus favoritos, e só voce mesmo pode construi-la...
achei graça de alguem aqui ter dito quer ela é injusta..
paixão por cinema, deve ser isto...

joseh_rio

Alexandre Figueiredo disse...

Discordo de alguns desses filmes. Faltou O Poderoso Chefão I, Crepúsculo dos Deuses e tantos outros. O fato é que relacionar apenas dez filmes é tarefa árdua.

Marco Antonio disse...

Todos aprovados. Lias, fazem parte da minha lista dos meus 3746 filmes prediletos.
Muito bom.

Anônimo disse...

São poucos os que admitem gostar de Matrix, pois o filme se tornou "bastardo" pelos cinéfilos ditos intelectuais. Vou mais longe, eu curto a trilogia completa e não me importo com crítica especializada ou apreciadores do gênero. Gosto de todos os gêneros de filmes, porém sci-fi mindfuck são os preferidos. Segue uma lista dos favoritos:

Donnie Darko - Kin-Dza-Dza - Higwhay Lost - Mulholland Dr. - Inland Empire - Avalon (não as brumas) - The Nines - Kvaidan - Southland Tales - Brazil - Cemetery Man - Dark City, Inception - Stay - Bug - - Ink - El Topo, La Montaña Sagrada - Santa Sangre - Fando Y Lis, Trilogia Millennium e entre outros.

Anônimo disse...

Não assisti Ágora, mas gosto muito do Novo Mundo em se tratando de filme épico. O Ran é fora de série, mas o Amenábar tem outros dois filmes que são um arraso - Abre Los Ojos e Os Outros. Estes eu tiro o chapéu, assim como o Labirinto do Fauno e El Espinazo Del Diablo do Guillermo Del Touro ou Crimen Ferpecto, La Comunidade e Dia De La Bestia de Alex De La Iglésia. Eta, baixou algum "brujo cabrón latino" aqui rssssss.

Anônimo disse...

Acrescenta O Incrível Exército de Brancaleone e Brancaleone Nas Cruzada. Eu estudei 6 meses as pautas das música dos filmes e o sentindo enigmático por trás das letras. É revelador, rssssss

Unknown disse...

Acho que Apocalypse Now filme foi muito bom, filme super-clássico, foi lançado em 1972, mas ainda válido. R etomando diferentes aspectos dentro do filme, tem sido muitas coisas. A história é boa, os atores também, em especial Robert Duvall, que tem feito uma carreira muito boa ao longo do tempo, um dos seus melhores trabalhos foi juiz um filme que tem um ano de ser lançado.

bugrao_78 disse...

Faltou fight club, sociedade dos poetas mortos, o silencio dos inocentes, laranja mecanica, dança com lobos, contato, taxi driver, meu nome é ninguém...