Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

quarta-feira, 20 de maio de 2020

“After Life” faz rir e chorar enquanto provoca reflexões sobre o sentido da vida


Série aborda temas considerados tabus como depressão, luto e suicídio de forma tocante, mas também irônica

- por André Lux


“After Life” é uma série criada e estrelada por Rick Gervais, famoso pela versão original de “The Office”, depois adaptada nos EUA, o que fez dele um comediante muito rico (como o próprio se define hoje, ironicamente).

Trata-se da história de Tony, um jornalista morador de uma pequena cidade do interior da Inglaterra que acaba de perder sua esposa para o câncer. Os episódios começam sempre com gravações feitas por ela para tentar prepara-lo para o pior e tentar incentiva-lo a seguir em frente, porém sem sucesso. O protagonista perde a vontade de viver e passa os dias considerando se deve ou não tirar sua própria vida para acabar com o sofrimento da perda e, por causa disso, torna-se extremamente ácido e indiferente, falando tudo que tem vontade sem medir as consequências – “é um espécie de super-poder”, considera a princípio.

O que poderia se tornar uma série de sequências enfadonhas e pesadas, vira uma comédia de humor sombrio graças ao estilo de Gervais, que dá ênfase a sacadas irônicas e sarcásticas com alto grau de humor auto-depreciativo e questionamentos ao sentido da vida (Gervais é ateu militante e obviamente alfineta as religiões sempre que pode).

A interação entre Tony e as pessoa que o cercam, sejam elas seu cunhado, colegas de trabalho, a enfermeira que cuida de seu pai com Alzheimer ou seu carteiro intrometido, são o ponto alto da série. São particularmente tocantes as cenas entre Gervais e a senhora que visita o ex-marido, cujo túmulo fica ao lado do da esposa dele. São impagáveis também as matérias bizarras que ele e seu fotógrafo fazem com as pessoas da comunidade, entre elas um rapaz que toca duas flautas com as narinas e um sujeito que acha que a mancha que apareceu em sua parede tem as feições do cineasta Kenneth Brannagh.

Chama a atenção a maneira eficaz com que Gervais consegue extrair drama e comédia ao mesmo tempo de situações inusitadas geradas pela convivência dele com esse grande número de personagens bisonhos, esquisitos ou desajustados. A série é muito interessante também por tocar de forma direta em vários temas considerados tabus em nossa sociedade, tais como depressão, luto e suicídio, sempre de forma tocante, mas também irônica.

“After Life” tem as raras qualidades de fazer rir e chorar ao mesmo tempo que provoca uma reflexão mais profunda sobre os temas abordados sem nunca cair para a pieguice ou resoluções simplistas.

A segunda temporada acaba de estrear na Netflix. Assista, pois vale a pena!

Cotação: ****

Nenhum comentário: