Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

DVD: "Freud - Além da Alma"

O PAI DA PSICANÁLISE

Filme foi concebido quase como um conto de suspense e mistério, no qual a música de Jerry Goldsmith tem papel fundamental.

- por André Lux, crítico-spam

Finalmente é lançado em DVD “Freud – Além da Alma”, a biografia do pai da psicanálise, Sigmund Freud, transposta para o cinema pelo legendário John Huston em 1962.

Houston interessou-se em filmar a vida de Freud depois que conheceu sua obra por volta de 1948. Encomendou então um roteiro ao famoso Jean Paul Sartre que entregou ao diretor um calhamaço que daria um filme de mais de 6 horas de duração. Houston pediu que ele reduzisse o tratamento, mas a segunda versão de Sartre ainda foi considerada infilmável e o escritor recusou-se a fazer mais concessões, sobrando para o diretor, Charles Kaufman e Wolfgang Reinhardt a tarefa de reduzir o material (Sartre pediu para ter seu nome retirado dos créditos).

Dado grau de complexidade e polêmica das descobertas feitas pelo protagonista, “Freud – Além da Alma” foi filmando quase como um conto de suspense e mistério (às vezes parece mesmo filme de terror!), no qual a fotografia em preto e branco de Douglas Slocombe e a excelente música do mestre Jerry Goldsmith (em sua primeira indicação ao Oscar) tem papel fundamental (a partitura é tão sinistra e atonal que teve trechos usados em algumas cenas de “Alien – O Oitavo Passageiro”).

Montgmory Clift interpreta o papel título com grande propriedade enquanto sobra para uma muito jovem Susannah York a personagem feminina que serve como um compêndio de várias pacientes histéricas de Freud que o levaram a formular suas teorias sobre o complexo de Édipo e a sexualidade infantil.

O filme comprime bastante o que foi a longa jornada de Freud em busca de suas descobertas, resume vários eventos e deixa de fora outros importantes na vida do protagonista, mas ainda assim vale a pena ser visto por quem se interessa pelo tema e continua sendo uma boa introdução às idéias desse verdadeiro gênio, cujas idéias ainda impressionam e repercutem até hoje.

Coincidentemente, a trilha musical de Jerry Goldsmith para "Freud - Além da Alma" acaba de ser lançada em CD pela primeira vez e em sua versão completa pelo selo Varése Sarabande, especializado em música de cinema, numa edição limitada a 3 mil cópias!

Cotação: * * * *

2 comentários:

Glauber Ataide disse...

Já era hora! Demoraram demais para lançá-lo em DVD.

Eu vi neste filme uma preocupação muito "didática", o que fez com que ele se tornasse muito mais do que mero entretenimento. É um filme pra se ter em casa.

Cybershark disse...

Vi o DVD pra comprar sexta-feira. O preço não cabia no meu bolso.

Adoro Huston e me interesso por Freud, apesar de ter algumas restrições, mas infelizmente ainda vou demorar pra ver essa cinebiografia...