Postagem em destaque

Blogueiro pede a sua ajuda!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Não deixem de ver! ZEITGEIST 1 e 2

Graças à dica do meu amigo Ricardo Melo conheci os documentários Zeitgeist (cuja tradução literal seria Espírito do Tempo). São dois filmes, um de junho de 2007 e outro de outubro de 2008 (chamado "Addendum").

O primeiro destrói com muita propriedade e embasamento os mitos religiosos que muitos ainda seguem cegamente, a farsa dos atentados terroristas de 11/9 ao World Trade Center e ao Pentagono e o corrupto e fraudulento sistema econômico que rege nossas vidas.

Mas se o primeiro já era bom, o segundo filme, o "Zeitgeist Addendum", é realmente excepcional. Ele começa com um aprofundamento das explicações do corrupto e criminoso sistema monetário mundial - essencial para quem, como eu, não entende quase nada de economia.

O segundo ato conta com a participação de John Perkins, ex-agente da CIA que escreveu o ótimo livro "Confissões de um Assassino Econômico", que ajuda a revelar a participação do governo dos EUA em golpes de Estado e assassinatos de políticos, principalmente na América Latina, culminando com o frustrado golpe contra Hugo Chávez, na Venezuela em 2002. Perkins joga luz também sobre o que chama de "Corporatocracia" que é o sistema que realmente manda no mundo, onde um grupo fechado de grandes empresas multinacionais dá as cartas e rege as sociedades de maneira ditatorial e anti-democrática sempre visando o lucro acima de tudo e de todos.

Mas é no terceiro ato que o documentário eleva-se acima da mera crítica ao sistema, apontando corajosamente soluções para os problemas mundiais e apresentando um novo tipo de sociedade, proposta pelo movimento "Projeto Vênus", que não seria baseada na perseguição do lucro. Algo totalmente revolucionário e, por incrível que pareça, bastante plausível, mas que exigiria acima de tudo uma mudança no comportamento e na consciência dos seres humanos.

Existem várias formas de ver os dois documentários. Ambos estão no youtube e também podem ser baixados pelos torrents da vida. No próprio site oficial dos filmes também dá para vê-los, com legendas e tudo: Zeitgeist The Movie.

Não deixem de assistir e disseminem para o maior número de pessoas possível!

2 comentários:

Ricardo Melo disse...

André, parabéns pela síntese do Zeitgeist, ficou perfeita.

Acho importante mesmo que muitos assistam a essa exibição, alguém pode não conordar exatamente com tudo o que é afirmado, mas é impossível assitir o Zeitgeist sem sair meio "desacorçoado" da experiência.

Chego a ter a impressão que hoje em dia estamos só começando a esclarecer a monstruosidade do atual sistema de poder, baseado principalmente no domínio quase absoluto do sistema financeiro sobre as sociedades.

Assistir Zeitgeist hoje é uma experiência talvez semelhante a que alguns tiveram ao folhear pela primeira vez uma das primeiras Enciclopédias do século XVIII.

Vai além do chocante, está mais para o "shock and awe" da Doutrina Bush, só que no bom sentido, é claro.

Abraço.

Anônimo disse...

Descobri esse documentario,fuçãndo na net,ha uns 8 meses,mas,nao consegui ver!
Da pau toda vez que tento ver,mas,vou tentar de novo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...