Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Filmes: "Contágio"

FUJA!

Um filme sobre o fim do mundo que não passa qualquer emoção, exceto tédio

- por André Lux, crítico-spam

Depois do fiasco de “Che: O Argentino” e “Che: A Guerrilha”, o diretor Steven Soderbergh volta a errar neste “Contágio”, que poderia render um excelente thriller sobre uma doença que pode levar a raça humana à extinção. Já fizeram vários tipos de filmes com esse tema, poucos de sucesso, mas pelo menos eles tentavam ser alguma coisa.

Esse “Contágio” não é nada. Não tem suspense, ação, drama ou mesmo denúncia. É um filme basicamente rodado como se fosse um documentário, que não se prende a nenhum personagem em especial e vai jogando na tela um monte de informações tediosas sobre os casos de contaminação que vão aumentando exponencialmente desde a morte de uma estadunidense (Gwyneth Paltrow) que acabou de chegar de uma viagem de negócio à China.

Soderbergh teve como sempre um excelente elenco à sua disposição, incluindo Kate Winslet, Lawrence Fishburne, Matt Damon, Marion Cotillard, Jud Law, mas nenhum deles tem qualquer chance de brilhar. Sem dizer que sobra para Law o ingrato papel de um blogueiro sujo extremamente caricato (com direito a dentes podres!) que se vende para uma corporação farmacêutica para fingir que um de seus remédios serve como cura e para fazer denúncias vazias contra o governo (chega a sugerir que a doença foi fabricada em laboratório). Ou seja, Soderbergh ainda nada contra a corrente ao defender o trabalho da mídia corporativa, como se só o jornalismo praticado por eles é que possa ser levado a sério!

Para atrapalhar ainda mais o resultado, a música de Cliff Martinez é péssima (resume-se a sons atonais e ruídos metálicos irritantes), a fotografia esmaecida, a edição é frouxa e a maioria dos personagens nem chega a se cruzar. Enfim, um filme sobre o fim do mundo que não passa qualquer emoção, exceto tédio. Fuja!

Cotação: *

Um comentário:

lucas lopes disse...

eu gostei. mas faz sentido.