Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Filmes: "A Culpa é do Fidel!"

SIMPLES E TOCANTE

Filme fracês mostra que a falta de capacidade de diálogo com os filhos não é "privilégio" apenas da direita!

- por André Lux, crítico-spam

É incrível a capacidade que os cineastas franceses tem de contar histórias humanas de forma sempre simples, porém tocante. É o caso desse “A Culpa é do Fidel!”, dirigido por Julie Gravas, filha do famoso Costa Gravas, cineasta de esquerda que realizou vários filmes políticos engajados em denunciar os males causados pela direita mundo afora.

E essa relação entre pai e filha torna o filme ainda mais interessante, pois, apesar de ser baseado numa obra da italiana Domitilla Cammile , o “A Culpa é do Fidel!” tem óbvias referências autobiográficas à vida da diretora. Afinal, trata-se da história de uma menina de nove anos que é criada por país esquerdistas que vivem engajados em causas em favor da democracia e da luta contra o fascismo, seja na Espanha de Franco ou no Chile (o filme começa em 1970 e termina na época do golpe militar contra Allende).

A história é sempre contada pelo ponto de vista da menina Anna (a ótima Nina Kervel-Bey), que não entende a luta dos pais e acaba se portando como uma verdadeira “fascistinha” (ou “múmia”, que é como os chilenos chamavam os reacionários em seu país). Esse é um dos aspectos mais interessantes do filme: a falta de diálogo entre país e filhos. O casal de esquerda, super engajado em causas humanitárias e democráticas, esquece de aplicar suas crenças dentro de casa e alienam a filha mais velha, que acaba sendo influenciada negativamente por uma empregada cubana que odeia Fidel Castro e todos os “barbudos vermelhos”, pelos avós ricos e reaças e pela educação rígida que recebe numa escola católica de freiras! Pior que eu mesmo já conheci pessoas assim: ultra-libertárias de esquerda na rua, mas que agem como verdadeiras tiranas dentro de casa. Ou seja: a falta de capacidade de diálogo com os filhos não é "privilégio" apenas da direita!

O filme mostra de maneira exemplar a confusão mental da criança (ela acredita, por exemplo, que o objetivo dos “barbudos vermelhos” é realmente provocar uma guerra nuclear e roubar as casas e os bens das pessoas boas!), e a falta de capacidade de seus pais em passarem para ela seus valores e crenças ideológicas. Há um cena muito engraçada, que mostra o medo estampado no rosto da menina quando seu pai chega de viagem barbudo!

Com o passar do tempo e do contato constante com os vários “barbudos” que vivem em sua casa e com suas babás (refugiadas ajudadas pelos pais), a pequena Anna vai aos poucos começando a questionar suas próprias crenças e certezas o que, obviamente, começa a fazê-la confrontar os reacionários que a influenciavam, principalmente as freiras católicas.

Tudo isso é tratado como bom humor, sem melodramas, mas com muita propriedade e delicadeza, até chegar ao final extremamente singelo e tocante. Não deixem de ver, principalmente se você também for de esquerda e estiver pensando em ter filhos...

Cotação: * * * *

6 comentários:

infinitoamanajé disse...

Caro André como posso fazer para mandar uma cópia do meu livro em pdf para expô-lo ao seu olho crítico? Aí vai o link da página do meu sitio.
http://aldoluiz.yolasite.com/cobalto.php
Um forte abraço,paz e luz!

turquinho disse...

Muito boa a crítica do filme, essas dificuldades encontradas pelos militantes de esquerda em fazer de sua casa um espaço de conscientização politica social são muito evidentes. Conheço muitos casos dentro da minha familia, de pessoas bem próximas.Ja vi o filme e o tenho mostrado para membros de meu grupo de estudos para que possamos debate-lo. Abraços...

AF Sturt Silva disse...

Queria reproduzir seu artigo no blog que escrevo.Espero sua reposta nesse espaço...
abs...

André Lux disse...

AF STUART: pode reproduzir à vontade!

AF Sturt Silva disse...

valeu!!!
Ja votei na enquete ,como fã pela sétima arte ,inclusive a nacional votei em criticas de cinema...abs...

Bruna disse...

Baixar o Filme - A Culpa é do Fidel - http://mcaf.ee/2dtsi