Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

terça-feira, 9 de junho de 2020

Luto: Jundiaí perde Josette Feres


- Por ARIADNE GATTOLINI no jornal de jundiaí

A musicista Josette Silveira Mello Feres faleceu nestas segunda (8), em decorrência de problemas de saúde.

Ela ficou internada somente um dia após se sentir mal em sua residência.

Josette Feres fundou a Escola de Música Jundiaí (EMJ), em 1971. Formada em música, ela foi aluna de Villa-Lobos e criou o primeiro método de ensino de música a bebês. Sua pedagogia foi levada a diversos países e era uma das autoras brasileiras mais acessadas e consultadas no meio musical.

Graças à pedagogia própria, Josette Feres formou grandes expoentes musicais eruditos, que hoje atuam em orquestras em todo o mundo. Seu método é aplicado em diversas escolas, assim como suas músicas, de autoria própria, que seguem sendo executadas em todo o mundo. Josette era uma pessoa simples, dedicada a suas flores e à família. 

Aos 85 anos, ainda dava aulas de piano a alunos que pediam para se aperfeiçoar ou conhecer seu método. Comumente, abria sua casa como extensão da Escola de Música Jundiaí e não raro a casa era uma espécie de abrigo, proteção e de encontros musicais.

Sua simplicidade era levada a sua pedagogia diária. Tinha como premissa de vida facilitar o acesso às partituras, desmitificava os métodos difíceis e incansavelmente estudava formas de ensinar que facilitassem a vida dos alunos. Foi uma das precursoras da inclusão educacional, formando muitos alunos com deficiência. 

Era incansável ao defender a música como propulsora de mudança social e a queria nas escolas públicas, desde que com qualidade. Deixa o marido Samy e os filhos Roberto, Renato, Sônia, Cláudia e Luciana, centenas de alunos, amigos e fãs.

Nenhum comentário: