Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

domingo, 6 de março de 2016

MENTES PERIGOSAS: O psicopata mora ao lado

Estou lendo um livro aterrador sobre como funciona a mente de um psicopata. 

Abaixo alguns trechos do livro que mais me chocaram, até agora.

"Psicopatas são pessoas frias, insensíveis, manipuladoras, perversas, transgressoras de regras sociais, impiedosas, imorais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão, culpa ou remorso. Esses 'predadores sociais' com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. [...]

Em casos extremos, matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo nem arrependimento. Porém, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns. E exatamente por isso permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira, sem serem descobertos ou diagnosticados".

"Estima-se que 4% da população mundial apresente um transtorno de personalidade que afeta indistintamente homens e mulheres, pobre e ricos, etnia ou crença: a psicopatia. A maioria dos psicopatas jamais chega à violência física ou ao ato extremo do homicídio, mas nem por isso é menos ameaçadora."

"Eles estão por toda parte, perfeitamente disfarçados de gente comum e, tão logo suas necessidades internas de prazer, luxúria, poder e controle se manifestam, se revelarão como realmente são: feras predadoras".

"Os psicopatas são os vampiros da vida real. Não é exatamente o nosso sangue o que eles sugam, mas sim nossa energia emocional".

"Sem dar conta, acabamos por convidá-los a entrar em nossa vida e, quase sempre, só percebemos o erro e o tamanho do engodo quando eles desaparecem inesperadamente, deixando-nos exaustos, adoecidos, com uma enorme dor de cabeça, a carteira vazia, o coração destroçado e, nos piores casos, com a vida perdida".

"A piedade e a generosidade das pessoas boas podem se transformar em uma folha de papel em branco nas mãos de um psicopata. Quando sentimos pena, estamos vulneráveis emocionalmente e é essa a maior arma que eles podem usar contra nós".

"[...] os psicopatas tem total ciência dos seus atos (a parte cognitiva ou racional é perfeita), ou seja, sabem perfeitamente que estão infringindo regras sociais e por que estão agindo dessa maneira. A deficiência deles (e é aí que mora o perigo) está no campo dos afetos e das emoções. Assim, para eles, tanto faz ferir, maltratar ou até matar alguém que atravesse o seu caminho ou os seus interesses, mesmo que esse alguém faça parte do seu convívio íntimo".

"Os psicopatas possuem uma visão narcisista e supervalorizada de seus valores e importância. Eles se veem como o centro do universo e tudo deve girar em torno deles. Pensam e se descrevem coo pessoas superiores aos outros. [...] Para eles matar, roubar, estuprar, fraudar etc. não é nada grave. Embora saibam que estão violando os direitos básicos dos outros, por escolha, reconhecem somente as suas próprias regras e leis.

Além disso, são extremamente hábeis em culpar as outras pessoas por seus atos, eximindo-se de qualquer responsabilidade. Para eles, a culpa sempre é dos outros".

Tenha medo, tenha muito medo.

15 comentários:

Anônimo disse...

desculpa não concordo, essas coisas só servem para instalar um terror na sociedade e sermos, por fim, distantes, frios, exatamente como psicopatas. Eu acredito na falta de caráter, essa sim cria esses monstros. Uma melhor educação, valorizar políticas de inclusão, lutar pelo bem-estar social são a solução e não nos fechar ou sair numa caça as bruxas de quem pode ser um psicopata (você pode até se afastar de alguém assim, mas cuidado para também não ficar paranoico). Acharmos que somos uma sociedade doente mentalmente já é demais, sim pode ser que alguns sejam, mas uma minoria: 4% da população mundial estimada sabe-se lá como já que por si só o diagnostico da psicopatia é difícil e controverso.

"A piedade e a generosidade das pessoas boas podem se transformar em uma folha de papel em branco nas mãos de um psicopata. Quando sentimos pena, estamos vulneráveis emocionalmente e é essa a maior arma que eles podem usar contra nós".

Esse parágrafo basicamente está dizendo para sermos pessoas sem pena? Não, obrigado.

Posso também estar errado, claro, dado também o fato que não li o livro, mas julgo por esses trechos. Acho que toda leitura tende a gerar uma reflexão e possui pelo menos algo que possa ser aproveitado. Espero que seja o caso, embora até agora a impressão é que seja só um livro sensacionalista e isso eu dispenso.

André Lux disse...

Psicopatia é um fato. É preciso conhecer e saber como identificar e se proteger de gente assim. Leia o livro e entenderá.

Anônimo disse...

Achei esse livro bem realista.
Quanto a "sentir pena" de fato não é uma boa coisa. Não confundir com empatia, solidariedade e outras expressões da afetividade humana. Podemos ser compassivos e solidários, mas não podemos perder nossos limites, temos que ficar atentos aos manipuladores, aos "vampiros" e infelizmente um deles pode estar mesmo muito perto. Sem paranóia, mas é bom ficar alerta com pessoas que estão sempre contando desgraças e histórias onde ela é sempre a vítima, a coitada, a prejudicada - mas se você olha bem, ou se ouve o outro lado....hmmmmm !!! Anos e anos trabalhando com gente, ouvindo histórias e mais histórias, isso aguça o ouvido da gente, principalmente se você é a pessoa que eles acham que pode lhes dar algum tipo de vantagem, seja ela qual for.
Um abraço, Lais - SP

Anônimo disse...

André,
tem muitas críticas sobre essa autora, inclusive de plágio, pesquise.
Eu li e não gostei, não concordo com muita coisa.
abraços,

Neide.

André Lux disse...

Não concorda com o que, exatamente?

Anônimo disse...

1) A parte sobre o assassinato da filha da Gloria Perez é tendenciosa, parcial e totalmente pessoal.
2) ela deturpa a fábula do escorpião
3) ela usa muito o termo " pessoas de bem" afinal o que são "pessoas de bem"?
4) os estudiosos dividem essas pessoas em sociopatas, personalidades anti-sociais, personalidades psicopáticas, personalidades dissociais e personalidades amorais, mas ela prefere chamar todos de psicopatas por uma questão de foro intimo. Isso não é nada profissional.
5) Ela não se dispõe sob qualquer hipótese a oferecer ajuda terapeutica a esses pessoas já dá de barato que são incuráveis. Só que alertar suas vítimas. Isso, para mim, é sensacionalismo e terrorismo.
6) Ela usa muitas frases de efeito: o conteúdo aqui exposto é denso e intrigante, você conhece, já ouviu falar ou convive com 1 deles,
7) Se ela deixa claro que psicopata não é sinônimo de homicida e que a maioria dos psicopatas nunca matou e jamais matará alguém, ou machucará alguém fisicamente, e eles são 4% da população, os outros 96% são uns idiotas que se deixam influenciar por essa minoria.
8) A autora classifica e julga pessoas com muita facilidade, tem o mesmo discurso reacionário das " pessoas de bem" contra delinquentes:pásgina 35: como exemplo de uma pessoa capaz de assassinar alguém tomada por violenta emoção - e nem por isso pode ser considerada psicopata (como ela sabe - é sua paciente - fez os exames?)
9) Poderia dar mais dezenas de exemplos mas vou finalizar dizendo que na minha opinião ela só uma escritória reacionária que quer ganhar dinheiro com livros de auto ajuda plagiados:
Aproximadamente 42.600 resultados (0,28 segundos)
Resultados da pesquisa
Livro de psiquiatra acusada de plágio voltará a ser ...
www1.folha.uol.com.br/.../1309180-livro-de-psiquiatra-acusada-de-plag...
11 de jul de 2013 - O best-seller de autoajuda "Corações Descontrolados" (Objetiva/Fontanar), de Ana Beatriz Barbosa e Silva, que teve vendas interrompidas em ...
Psiquiatra autora de best-sellers é acusada de plágio
www1.folha.uol.com.br/.../96186-psiquiatra-autora-de-best-sellers-e-acu...
1 de mar de 2013 - Para colegas, Ana Beatriz Barbosa Silva copiou trechos de trabalhos; advogado da médica diz não haver violação Em decisão liminar, Justiça ...
Acusada de plágio autora de best-sellers 'Mentes Perigosas ...
https://psicologianicsaude.wordpress.com/.../acusada-de-plagio-autora-de...
8 de mar de 2013 - Está sendo acusada de plágio a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de inúmeros best-sellers das livrarias brasileiras – dentre eles: ...
Ana Beatriz Barbosa Silva: "Nosso imaginário é fácil de ser ...
zh.clicrbs.com.br/.../ana-beatriz-barbosa-silva-nosso-imaginario-e-facil-d...
4 de out de 2014 - Ana Beatriz Barbosa, autora da "Mentes Consumistas" Foto: Sandra ... Descontrolados foram recolhidas depois de acusações de plágio. Agora ...
Editora Objetiva estuda novas medidas após acusação de ...
www.estadao.com.br/.../geral,editora-objetiva-estuda-novas-medidas-apo...
2 de mar de 2013 - A editora Objetiva estuda novas medidas a serem tomadas sobre as acusações de plágio direcionadas à psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, ...
Psiquiatra autora de best sellers é acusada de plágio ...
www.jornalopcao.com.br/.../psiquiatra-autora-de-best-sellers-e-acusada-d...
3 de mar de 2013 - Acusada de plágio, a psiquiatra não quis se explicar a “Folha”, optando por contratar ... "MENTES ANSIOSAS", de Ana Beatriz Barbosa Silva.
Diva da autoajuda psiquiátrica é acusada de plágio | Brasil ...
www.brasil247.com/.../Diva-da-autoajuda-psiquiátrica-é-acusada-de-plág...
1 de mar de 2013 - Ana Beatriz Barbosa Silva, autora dos best-sellers "Corações Descontrolados" e "Mentes Ansiosas", é acusada por dois colegas de se ...

Bom tá certo que minha opinião também é muito parcial porque detesto gente que ganha dinheiro com as desgraças alheias, livros de auto ajuda e mais ainda gente reacionária e que fala " a todas as pessoas " de bem" ...
Neide

André Lux disse...

Suas criticas são todas de foro pessoal também.
Não vi nada de grave em suas críticas, apenas pontos de discordância.
Agora, eu já fui vítima de DUAS psicopatas e posso dizer que o que li é exatamente o que acontece.
E realmente não há cura, por isso que um psicopata é enviado para a polícia direto quando descoberto. Pena que a maioria só pode ser diagnosticada e presa depois que comete alguma atrocidade. O resto continua livre por aí destruindo vidas e passando, no máximo, como uma pessoa de mal caráter.

Anônimo disse...

Caro André,
veja bem, eu tenho uma certa empatia com você. Por isso fiz esses comentários, não costumo comentar em blogs. Mas ainda acho que você deve ler pessoas melhores. Mudando de assunto você conhece um negócio chamado vitimologia? As vezes a gente atrai essas pessoas para a nossa vida (experiência antiga própria). Outra coisa que você pode pesquisar na internet são Programas de Doze Passos que ajudam a pessoa a se equilibrar.Eu sou ateia, petista, lulo-dilmista-comunista-vai-prá-cuba-e-leve-o-pt-junto mas um desses grupos já me ajudou muito.

abraços,
Neide.

André Lux disse...

Neide, agradeço pelo seu comentário. De fato o livro é mesmo fraco, agora que o terminei pude constatar. Mesmo assim traz muita coisa verdadeira, seja plágio ou não. Já fui vítima de DUAS psicopatas e, sim, elas se atraem por pessoas como eu. Sobre a vitimização, sei bem como é e luto muito para não me portar dessa forma. Mas depois de ter sua vida destruída ao ponto de ficar à beira da morte, literalmente, não dá pra ser muito diferente. Leva tempo para catar os cacos e se reerguer...

Unknown disse...

Eu acredito em tudo isso que a autora escreveu..
Porque tive o desprazer de conhecer um psicopata com vive com ele 1 ano e 6 meses namorado da minha filha ela tinha 16 anos e ele também 16 anos...
Deixei os dois dentro da minha casa rindo eles iriam lanchar,e eu sai 5 minutos pra levar as cachorrinhas pra passear...o namorado dela pegou a faca cortou a bica dela até a orelha e a garganta dela pra resumir ele deu 23 facas na minha filha sem pena e sem compaixão...e ele disse ainda que tinha outra pessoa dentro de casa mentiu...a perícia veio e concluiu que só tinha os dois dentro de casa...fiquei sem minha porque eu não percebi nada um rapaz doce e gentil..as aparências enganam

Unknown disse...

Acho que vc esta equivocada,uma vez que a autora não está falando para vc não ser generosa nem sentir pena,ela esta dizendo que uma pessoa perversa vai usufruir desse seu sentimento da pior forma possível,ela esta colocando um fato não dizendo,não tenha piedade.
Isso serve para nos alerta,não para nos fazer pessoas frias,devemos ser bons mais PRUDENTES...É isso que o livro fala.

Anônimo disse...

Vc acha isto, até cair na mão de um ser assim, só quem convuve com pessoas assim , sabe o q é isso, eles são extremamente dóceis, até conseguir tudo q quer, faz tudo tão natural q vc nem percebe q está sendo manipulado, mas no fundo são cruéis em suas ações, para eles vc não vale nada, a menos q vc tenha algo q enterece a eles.

Anônimo disse...

Também fui vítima, e concordo com você. Vítima da minha melhor amiga e ela fez um inferno na minha vida mais já superei porém hoje vivo com a solitude de não ter amigos e não confiar em ninguém.

Anônimo disse...

Viver na solitude melhor remédio

Anônimo disse...

A mulher plagio 2 colegas copiou tomou robou literalmente as palavras deles e de seus trabalhos a mais de 10 anos vem fazendo isso se se Dando bem oque é? Psicopata ja pararam para pensar so um Psicopata conhece bem a Monte de outro eu falo por experiencia propria.