Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Só para constar: Minha opinião sobre o Oscar

Muita gente me pergunta o que eu acho do Oscar, o prêmio máximo do cinema estadunidense. Bom, apesar de sempre assistir até as altas horas da madrugada, não levo esse negócio a sério. Trata-se de uma premiação da indústria cultural daquele pais, apenas uma espécie de "concurso de popularidade", onde os premiados são via de regra aqueles que mais faturaram nas bilheterias ou os atores que mais grana deram aos estúdios.

Dá pra contar nos dedos das mãos as vezes que premiaram filmes realmente importantes. Por isso, não é surpresa nenhuma ver "Avatar" concorrendo a nove estatuetas! Mas desta vez exageraram: colocar esse filme ridículo indicado a melhor filme e melhor diretor só pode ser piada!

O engraçado é que não tiveram coragem de indicá-lo como "melhor roteiro original", já que é uma reciclagem de "Pocahontas" e "Dança Com Lobos" com pitadas de "Matrix" (talvez poderia entrar como "melhor roteiro adaptado"). Aí vem a pergunta: como um filme pode ser considerado "melhor filme" se seu roteiro não está entre os finalistas? Não faz o menor sentido.

Outra piada pronta do Oscar: indicar "Sherlock Holmes", do abominável Hans Zimmer, como melhor trilha sonora. Será que esses caras não entendem nada do assunto?

Por essas e outras, morro de rir quando vejo profissionais da opinião fazendo mil análises e previsões sobre essa premiação, como se fosse algo para ser levado a sério...

9 comentários:

Anônimo disse...

Quer saber o que há por trás do interesse americano no Haiti? Vá a
http://parte1.wordpress.com/

Anônimo disse...

Na minha modesta opiniao,o oscar,assim como o nobel,sao uma gande merda!!!!

Cybershark disse...

Faz uns quatro anos que parei de ver. A cerimônia é muito chata.

Geralmente uso os prêmios de melhor roteiro, melhor filme estrangeiro e melhor direção pra tirar umas dicas. Mas, convenhamos, premiar o roteiro de "Juno" foi dose pra leão...

carlos disse...

salve, andré,

assisti ontem o "avatar". sou mais o "distrito nove" sul-africano.
a propósito, além de "beber" o "dança com lobos", me lembrou o "um homem chamado cavalo", né não?

a semelhança com esses filmes, a meu ver, se deve à redenção do vilão em herói, coisa tipicamente uliudiana.

sobre o oscar, basta dizer que é comandado com mão de ferro pelos produtores e grandes estúdios. é simplesmente business. não assisto.

abçs

Unknown disse...

Seria o mais sensato você organizar um prêmio então?

Aí sim vc condecorava os " melhores " baseada nas suas categóricas opiniões....


rsrs

André Lux disse...

Taí uma boa idéia, "consórcio". Me arranja uns milhões de dólares que eu prometo que faço uma premiação muito mais interessante do que o fajuto Oscar.

Combinado?

Anônimo disse...

É mesmo patético, mas real: o cinema dos EUA morreu, ainda nos anos 80.

De lá prá cá, sao merdas do tipo Homem Aranha, Indiana Jones e afins.

Entao, deram prá premiar desenhos animados.

O AVATAR, q é de matar (de rir das burrices q tentam empurrar como "sci-fi, ou chorar, c/ aqelas lorotas macho/femea c/ fundo piegas e político reacionário), nao vira regra, mas impoe aos artistas - coisa MUITO rara nos EUA de hoje em dia, outra derrota sem volta.

Rei Leao, já foi receber daqela estatueta feia e de mau gosto explícito.

Do q reclamar?

James Cameron é isso, entretenimento, nao cinema, no sentido lato da palavra.

Hoje, se o cara monta 1 boa eqipe, arranja produtores "bon$$$" de grana prá custaer a cocaína da galera, e se tem engenheiros em som e imagem afiados ... chamam o cara de "diretor e até de genio".

Pode?

Inté,
Murilo

Paulo Santos disse...

"Por essas e outras, morro de rir quando vejo profissionais da opinião fazendo mil análises e previsões sobre essa premiação, como se fosse algo para ser levado a sério..." Essa "análises" são a a intelectualização da mediocridade.

André Lux disse...

É mesmo, Paulo? Mas o legal é que, mesmo me achando medíocre, lê tudo que eu escrevo... :-)