Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

“The Mandalorian”: capítulo 10 é outro que sai do nada e chega a lugar algum

Episódio é daqueles que não avança a trama abordando uma aventura secundária

- por André Lux

“O Passageiro”, segundo episódio da temporada 2 de “The Mandalorian”, segue o padrão “encheção de linguiça” da série, começando onde terminou o outro, porém sem avançar a trama quase nada, abordando novamente uma aventura secundária. É igual RPG onde você tem uma “busca” principal, mas antes de chegar a ela tem que passar por diversas sub-buscas que deixam o enredo principal praticamente parado.

Isso não seria um problema em si caso essas aventuras secundárias fossem realmente interessantes ou ao menos ajudassem a desenvolver o caráter dos personagens principais. Mas, não. Aqui é mais do mesmo, com o roteiro novamente indeciso entre pintar “Mando” (apelido lamentável) como um mercenário implacável e impiedoso ou um guerreiro autruista.

No início do episódio ele é atacado por um bando que quer pegar o “baby Yoda” e despacha todos sem muita cerimônia (e inexplicavelmente perambula pelo deserto lentamente mesmo tendo um jet-pack que o faz voar). Mas, depois aceita transportar um passageiro em sua nave colocando toda a missão em risco sem a menor explicação. Por que ele fez isso? A informação que precisava já havia sido dada, portanto não precisaria ceder às exigências. Se seguisse a caracterização que gostariam de imprimir ao personagem ele teria dito apenas: “Já sei o que preciso, danem-se suas exigências” e partiria.

E novamente a incapacidade dele em fazer escolhas coerentes (leia-se: estupidez) faz com que sua nave seja perseguida e se esborrache num planeta gelado, onde são atacados por aranhas alienígenas numa sequência bem feita, porém repleta de clichês culminando com eles sendo salvos por um tremendo “deus-ex-machina”. O mais espantoso é que os seus salvadores simplesmente abandonam “Mando” e seus passageiros no planeta mesmo sua nave estando toda esbodegada! Sorte que ele consegue consertar ela em cinco minutos usando apenas seu maçarico...

Chega a ser cômico ver muitos fãs de Star Wars tratando “The Mandalorian” como se fosse algo do nível de um “O Império Contra-Ataca”, tamanha a necessidade de continuar justificando seu ódio pela trilogia sequel a qual, mesmo com todos seus defeitos, é mil vezes melhor que essa série.

Agora é esperar pra ver se a série anda no próximo episódio ou vai ser apenas mais uma aventura secundária repleta de citações aos filmes originais e cenas inúteis com o “baby Yoda” fazendo gracinhas para ajudar a vender bonecos.

Cotação: * *

Nenhum comentário: