quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Filmes: "O Segredo do Abismo"

DE TIRAR O FÔLEGO

Edição Especial traz nova versão com as cenas que haviam sido deixadas de fora, inclusive o grande clímax apocalíptico.

- por André Lux, crítico-spam

Bem antes de "Titanic" e "Avatar", em 1989 o diretor James Cameron realizou um filme que dividiu a opinião de críticos e espectadores. 

Enquanto alguns, como eu, adoraram o clima tenso constante e as cenas de ação palpitante, outros o desprezaram pelas idéias aproveitadas de outras produções e, principalmente, por causa da falta de uma conclusão mais impactante e melhor resolvida.

Apesar de ter naufragado nas bilheterias, O SEGREDO DO ABISMO serviu pelo menos como um "divisor de águas" para o cinema de ficção científica.

Primeiro por trazer efeitos especiais nunca vistos nas telas, que exigiram a criação do programa "Morph" capaz de gerar com resultados surpreendentes imagens que se alongam, se distorcem e se transformam (recurso que foi levado à perfeição pelo próprio Cameron em "O Exterminador do Futuro 2" e hoje em dia já virou obrigatório até nas fitas mais banais).

E segundo por ter levado para o fundo do mar situações que até então só haviam sido exploradas em filmes situados no espaço sideral, o que acabou dando à trama um toque bastante palpável. Além de que o tratamento carinhoso e humano dado por Cameron (também autor do roteiro) aos personagens e às situações está longe dos clichés dos filmes de aventura e ficção.

O elenco também é excelente, com destaque para as atuações despojadas e apaixonadas de Ed Harris e Mary Elizabeth Mastrantonio. Muito boa também é a trilha musical de Alan Silvestri ( de "Predador" e colaborador habitual de Robert Zemeckis), principalmente na parte final, fazendo bom uso de coral de vozes naqueles arranjos capazes de arrepiar até o último fio de cabelo.


O compositor Alan Silvestri
Entretanto, o que muita gente não sabe é que a versão de O SEGREDO DO ABISMO lançada nos cinemas ficou muito longe da idealizada pelos seus realizadores. 

O fato é que durante as filmagens, quase todas feitas dentro do reator de uma antiga usina abandonada que foi inundado, ocorreram todos os tipos de atrasos e acidentes (um deles quase provocou a morte do ator Ed Harris) levando atores e equipe técnica à beira de um ataque de nervos. 

Para piorar tudo, simplesmente não havia tecnologia adequada na época para produzir os efeitos especiais exigidos na conclusão. Esgotado e vencido, James Cameron foi obrigado a tomar decisões drásticas: reduziu a metragem em cerca de 30 minutos, eliminando do filme justamente a sub-trama que daria gancho para o final apoteótico. 

Ficaram na sala de montagem então todas as sequências que mostravam o início de um processo de conflito entre várias nações (uma delas a extinta União Soviética, que deixa o filme com aquele ar de "datado"), que fatalmente deflagaria a 3ª Guerra Mundial. Era aí que entraria a mensagem anti-belicista do filme, representada pela interferência de uma "força maior" nos destinos da primitiva e beligerante humanidade.

Esse era o verdadeiro SEGREDO DO ABISMO que ninguém ficou conhecendo e que acaba justificando o fracasso do filme nos cinemas e a reclamação por um final mais coerente e impactante.

Só que agora, graças à nova tecnologia digital disponível, finalmente podemos ter acesso à versão integral do filme de Cameron. Lançada em DVD, a Edição Especial de O SEGREDO DO ABISMO traz, além da versão normal dos cinemas, a nova cópia com todas as cenas que haviam sido deixadas de fora, inclusive o grande clímax apocalíptico.
Cena da "grande onda" que ficou fora da versão original
Mas foi uma tarefa árdua, pois muitas das cenas inéditas não haviam sido masterizadas e já não possuíam trilha sonora com os diálogo ou efeitos sonoros, o que obrigou Cameron a reunir vários integrantes do elenco para regravar suas falas. 

Além disso, as cenas finais da "grande onda" tiveram que ser completadas e finalizadas pela Industrial Light and Magic com tecnologia moderna não existente na época da produção. Todos esse detalhes poderão ser conferidos no excepcional documentário contido no DVD "Under Pressure: The Making Of THE ABYSS", com mais de uma hora de duração.

O resultado dessa verdadeiro trabalho de "arqueologia cinematográfica" é impressionante. O que você assite na tela é simplesmente outro filme. Não melhor ou pior que o original, mas totalmente diferente. Muito mais rico e profundo (e também pretensioso).
Ed Harry descobre o segredo do abismo
A verdade é que se tivesse sido exibido nos cinemas como havia sido originalmente concebido, dificilmente teria fracassado. Afinal, todos nós - tendo ou não gostado da versão original - sentimos uma ponta de decepção por não termos verdadeiramente desvendado O SEGREDO DO ABISMO.

E agora, será que você tem fôlego para mergulhar nessa aventura de novo?

Cotação: ****

9 comentários:

  1. André, eu simplesmente AMO esse filme! Você comprou essa edição especial? Será que eu acho em qualquer lugar?!

    Nossa, fiquei muito empolgada para assistir!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, eu tenho sim a edição especial com dois discos. Na Saraiva tem à venda.

    Veja o link: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/653814/o-segredo-do-abismo-duplo-dvd4/

    ResponderExcluir
  3. Valeu!!! Vou comprar hj mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Embora tecnicamente impressionante nunca gostei desse filme justamente porque sempre me pareceu que faltava alguma coisa. O roteiro me parecia muito vazio e inútil e quando chegou ao clímax eu me perguntei: bem, então o tal "segredo" é só isso? Era tão ridículo como Avatar.
    Não tinha sentido nenhum.
    Mas a partir da sua crítica até me animei e vou fazer um teste com o filme completo.

    ResponderExcluir
  5. Ja tinha visto o filme (provavelmente em dvd) com as cenas do dialogo com os ets, as guerras, a licao de paz, as ondas e tudo mais. Acabei de ver a versao na globo ( versao cortada ! ) e ficou um lixo, cortaram o ponto maximo do filme, achei q fosse mais uma cilada da globo, anyway... A versao do dvd é muito melhor!! #ficaadica ...

    ResponderExcluir
  6. Oi André,
    No DVD as cenas que ficaram de fora são exibidas independentemente do filme?

    ResponderExcluir
  7. Não. O DVD vem com duas versões do filme: a editada e a completa. Não tem como ver só as cenas inéditas.

    ResponderExcluir
  8. Se não me engano essa versão completa foi lançada a uns 5 anos no Brasil e a impressão de quem viu era de que era mesmo outro filme, o que você agora confirma. Quanto ao filme original eu fico com a maioria: impressionam pelos efeitos (muito avançados para a época) e pelo clima de tensão e mistério, mas o filme não tinha sentido nenhum, porque no fim uma nave alien sai do mar e você fica com cara de otário se perguntando "bem e daí? Esse é o tal segredo? Grande m..." É claro que para mim o filme original deixou a pior impressão possível.

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o filme mesmo na versão original, que vi no cinema. De arrepiar!

    ResponderExcluir

MENSAGENS OFENSIVAS NÃO SERÃO PUBLICADAS!