Postagem em destaque

Blogueiro pede a sua ajuda!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

domingo, 2 de outubro de 2016

VOTO: A ILUSÃO DA ESCOLHA NA MATRIX


Vou dar minha singela opinião sobre tudo que está acontecendo aqui no Brasil e também no resto do mundo. Não entendo porque muita gente de esquerda fica desanimada nesses momentos de virada para a direita. Nós vivemos em um sistema chamado Capitalismo. Como o próprio nome já deixa claro, é um sistema que tem como principal valor o CAPITAL, ou seja, o dinheiro. Nele, a vida humana, especialmente a dos mais pobres, não tem muito valor. 

Esse sistema tem dono. Não, não são os governantes, sejam eles eleitos ou ditadores. Os donos desse sistema e, consequentemente, do mundo são as pessoas que detém o grosso do CAPITAL. Os podres, muito podres, de rico. Não, aquele seu conhecido que mora num condomínio fechado, tem cinco carros zero e uma casa em Maresias não é um deles.

Podres de ricos nós não conhecemos nenhum. No máximo, passam por cima da gente em seus aviões ou helicópteros. Moram em fortalezas bem guardadas e tem bens materiais e dinheiro acima de qualquer coisa que possamos sonhar. Fazem parte dos 2% que detém a maior parte da grana do mundo.

De tempos em tempos os donos do mundo deixam a gente brincar de votar. E mais de vez em quando ainda, eles deixam a gente colocar partidos ou pessoas que são contra o sistema deles no governo. Isso faz parte da ilusão da escolha.

Quem assistiu e entendeu a trilogia “Matrix”, sabe do que estou falando (leia aqui minha análise dos filmes). A ilusão da escolha é necessária para que as pessoas em geral tenham a sensação que são livres e que vivem em um mundo onde tem livre arbítrio. Um mundo onde, talvez, uma vida tenha mais valor do que a grana.

Mas chega uma hora que é preciso dar um “reload” no sistema e essa brincadeira é suspensa. Assim, crises econômicas são forjadas (ou você acha que esse pessoal joga dinheiro no fogo?), governantes que não rezam ao deus CAPITAL são depostos e aqueles que fazem parte deles ou os apoiam são demonizados pelo braço midiático dos donos do mundo, perseguidos, presos e até mortos.

É assim e sempre será até o dia que esse sistema seja derrubado e outro menos cruel e desumano entre no lugar. Mas para isso acontecer é só na base da revolução. E quando falo em revolução não é meia dúzia de esquerdopatas do DCE da faculdade de História pegando em armas. Revolução seria aquele povão que acorda 5 horas da manhã pra trabalhar lá na casa do chapéu se unindo e tomando o poder à força. Não estou dizendo que isso resultaria em algo melhor do que existe hoje, até porque como dizia o Paulo Freire, “quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é virar o opressor”. Mas seria uma mudança.

Então meus amigos e amigas, enquanto isso não acontecer, só nos resta continuar vivendo sob a ilusão da escolha e, quando conseguirmos eleger governantes mais humanistas, seguir comendo pelas beiradas para tentar transformar o mundo num lugarzinho um pouco melhor – pelo menos enquanto durar a licença dada pelos donos do poder.



6 comentários:

Jaque disse...

Uma análise realista que até nos desmotiva, pois nos faz enfrentar a dura verdade dos fatos.
Tenho me informado sobre vida extraterrena e a interação com esses seres. Não sei se curte física quântica, astrofísica, mas esses assuntos fazem parte destas ciências e, nos fazem pensar sobre esses 'senhores' do mundo.
Contudo, o povo PRECISA abrir os olhos e enxergar a VERDADE. Ou o povo muda sua forma pensamento, se uni, lutando por um bem coletivo, ou vai viver nessa merda, em que acredita que vai votar no fulano porque esse vai 'me' ajudar. NÃO EXISTE O BOM PARA MIM. EXISTE O BOM PARA TODOS. E TODOS, ENTENDA-SE A MAIORIA. O que quer dizer que nem sempre será bom para mim, diretamente.

Anônimo disse...

Engraçado que quando a "esquerda" (subentenda-se o PT) ganhou quatro eleições seguidas para presidente o voto era importante, que anular voto era alienação e irresponsabilidade.

Agora que estão saindo do poder, voto não serve para mais nada, voto não tem poder, votar é idiotice, votar é ilusão. Só faltou dizer que se voto mudasse algo, seria proibido.

E antes que fiquem de mimimi porque eu comentei anonimamente, primeiro lugar que o ambiente permite que eu comente anonimamente. E mesmo comentando anonimamente, não xinguei, ofendi, caluniei ou insultei quem quer que seja.

Se for para fazer alguma crítica, por favor, critique o que eu comentei e não o fato de eu ter comentado anonimamente.

André Lux disse...

Pelo seu comentário chego às seguintes conclusões:

1) Não leu o texto, só o título e os memes,

2) Se leu o texto, não entendeu,

3) Se não entendeu é porque está tão dependente da Matrix que vai lutar por ela até a morte.

Ou seja, não vale a pena perder tempo.

Cassiano Caio disse...

André, o tal do Anônimo usou o termo mimimi, já podemos saber que deve ser um dos que gritaram Fora Dilma e hoje está percebendo para onde aquele pedido vai levar o Brasil.

André Lux disse...

Não, esses tipos não percebem nada. E vão continuar falando que é tudo "culpa do Petê" até a morte...

Cassiano Caio disse...

Ótimo texto André. É o que eu estou notando já faz algum tempo, é inútil sair nas ruas e apanhar de PM, tomar gás lacrimogênio na cara, ver amigos sangrando para defender um povo que nem sabe o que acontece e muito menos se interessa em saber. Nunca venceremos enquanto não tomarmos para o nosso lado o povo, este é um erro grave que os movimentos sociais repetem, levantam bandeiras para um setor da sociedade mas não vão até as pessoas que compõem o setor. Como a Burguesia conseguiu sair vitoriosa na Revolução Francesa? Oras, ela percebeu que sem a participação das massas ela jamais romperia o sistema, foi esperta, chamou o povo, o povo lutou com ela e depois que saiu vitoriosa deu um pé na bunda do povo. O que os movimentos sociais precisam é chamar o povo para junto deles, e claro, não cometer o mesmo que a Burguesia cometeu após ganhar fazer a Revolução. Jamais o sistema atual será quebrado da forma como os manifestantes da Esquerda tentam quebrar, no pior dos resultados teremos estes manifestantes exaustos de lutar em causas perdidas e se inclinando para o extremo do outro lado, posso ate´imaginar o jovem que tomou porrada de PM sendo um conservador, adulto padrão do sistema lá na frente. Torço para que a Esquerda deixe de insistir no erro e vá para o trabalho de divulgação, conscientização das massas que apenas conhecem os movimentos sociais através da Mídia Baronesa e das páginas desmoralizantes de Facebook que demonizam quem luta pelo povo. Chega deste papo de "Não vai ter isto", "Não vai ter aquilo", enquanto o povo não tomar consciência de como funcionam as coisas nenhuma manifestação de rua vai travar desastres sociais. Enquanto o povo acreditar que se uma notícia sai na mídia rica é porque é verdade termos a permanência deste sistema como certa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...