Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Projeto vai transformar a Ponte Torta em atração turística de Jundiaí

Os arquitetos Michael Gorski e Daniela da Câmara onde será o mirante da Ponte Torta
“Este projeto é uma das prioridades do prefeito Pedro Bigardi, porque tão importante quanto a intervenção física na Ponte Torta é esse trabalho com a comunidade que busca resgatar a história da cidade e a relação afetiva das pessoas com esse monumento. Afinal, um povo que não conhece e valoriza a sua própria história corre o risco de perder sua identidade”. 

Com essa afirmação, a secretária de Planejamento e Meio Ambiente Daniela da Camara Sutti explicou o que está sendo feito no projeto que visa transformar a Ponte Torta em um ponto turístico da cidade de Jundiaí.

O projeto vai contar inclusive com a construção de um mirante de onde as pessoas poderão ver a ponte à distância, mas também como era no passado distante a paisagem do local em volta da ponte por meio de painéis transparentes com ilustrações e fotos antigas.

Mirante contará com painéis para mostrar como era no passado
O projeto foi apresentado para a população na sexta-feira (14), no Solar do Barão, pelo arquiteto Michel Gorski, que possui um escritório especializado em restaurações de prédios e edificações históricas.

“A Ponte Torta não pode ser entendida sem o rio Guapeva e a cidade, por isso queremos buscar esses novos olhares sobre a obra. Em várias cidades do mundo as pontes históricas são valorizadas e até mesmo usadas criativamente para chamar a atenção dos cidadãos e dos turistas para aqueles locais", afirma Gorski.

Palestra do arquiteto Michel Gorski sobre a restauração da Ponte Torta
A artesã Odila Grella de Oliveira, que faz parte do programa "Jundiaí Feito à Mão", está produzindo réplicas da Ponte Torta, as quais já estão sendo vendidas à população. 

"Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto e a procura está sendo alta, pois as pessoas gostam muito da ponte e querem ver a história dela preservada", emociona-se Odila.
A artesã Odila de Oliveira com sua réplica da Ponte Torta

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...