Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Governo Bigardi anuncia início das obras do sistema BRT em Jundiaí

Sistema de BRT de Bogotá, na Colômbia, serviu de modelo para o de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí anunciou, nesta segunda-feira (9), o início das obras do sistema BRT (sigla em inglês para Trânsito Rápido por Ônibus).

Durante o evento, que contou com a participação do ministro das Cidades Gilberto Occhi, o prefeito Pedro Bigardi (PCdoB) assinou o financiamento no valor de R$ 106,6 milhões oriundos da Caixa Econômica por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo Federal. A Prefeitura vai entrar com outros R$ 18,5 milhões para completar a obra.

Com esse investimento vai ser possível construir o primeiro trecho do sistema, que vai ter 4,15 quilômetros e vai ligar o terminal Colônia, na região leste da cidade, ao terminal novo que será construído no Centro, perto da avenida dos Ferroviários. 

O trajeto exclusivo para os ônibus contará com 5 paradas e duas estações de transferência.

O projeto prevê também a construção de uma ciclovia acompanhando todo o corredor do BRT, até o viaduto da Duretex, seguindo depois em direção do terminal Vila Arens.

Bigardi assina o empréstimo do governo Federal para o BRT de Jundiaí
Eléscio Caldato, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e região, afirma que esse projeto vai trazer muitos benefícios para os trabalhadores da cidade e da região. 

"Os governos anteriores nunca se preocuparam em melhorar o transporte coletivo e só pensavam no carro. Isso gerou uma situação complicada no trânsito, que só agora está começando a ser tratada com a devida atenção pelo atual governo e isso certamente vai melhorar muito a vida do trabalhador", enfatiza.

O diretor do Sindicato Med também vê positivamente o investimento na melhoria do transporte público. 

"O acesso dos moradores da zona leste de Jundiaí para o centro é muito complicado, principalmente quando desemboca ali na ponte São João. Por isso, acho muito importante e necessário esse sistema de BRT que a Prefeitura vai implantar", elogia.


Primeira etapa do BRT vai desafogar o trânsito da zona Leste
O vice-prefeito e secretário de Educação Durval Orlato (PT) explica que essa é a primeira fase desse sistema, o qual ele acredita que vai trazer muitos benefícios para quem fica parado no trânsito devido à falta de acessos e de obras.

"O BRT representa um grande salto de qualidade e modernidade para Jundiaí e a população como um todo, principalmente os trabalhadores e as trabalhadoras, só tem a ganhar", vaticina.

Para o vereador Celso Arantes (PT), que também é metalúrgico, o investimento no sistema de transporte público é essencial para melhorar as condições de mobilidade urbana na cidade. 

"Um transporte coletivo de qualidade vai estimular inclusive as pessoas a deixarem seus carros em casa. Por isso, o projeto vai receber todo o apoio da Câmara, inclusive da Comissão de Mobilidade Urbana, da qual eu faço parte", garante.

O vereador Celso Arantes (PT) participou da assinatura do contrato
O secretário de Transportes de Jundiaí, Wilson Fogozi, explica que o próximo passo após a liberação da verba será contratar o projeto executivo da obra. "A expectativa é que as obras iniciem já no início de 2015, com prazo de 18 meses para a finalização".

Memória do abandono tucano

Só para refrescar a memória da população sobre a maneira como o PSDB tratava o transporte público de Jundiaí, vale registrar que em 2012 o então prefeito Miguel Haddad e seu vice, Luis Fernando Machado, anunciaram com grande pompa a vinda do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para Jundiaí. 

Para isso, colocaram inclusive uma réplica do trem na praça Matriz na cidade.

O projeto, claro, nem saiu do papel e serviu apenas como peça de marketing para os tucanos usarem durante as eleições. A mídia da cidade jamais cobrou o ex-prefeito e seus colegas de partido pela promessa (mais uma) não cumprida...


2 comentários:

Anônimo disse...

Petista é tudo safado, vocês estão acabando com Jundiaí, tonto do Bigardi em fazer parcerias com o PT que o traiu nas eleições de 2008. Vocês do PT destruíram a gestão de Pedro Bigardi.

Logo logo vocês vão sair do poder, onde o PT poe a mão só dá merda.

André Lux disse...

Meu tucaninho covarde anônimo, você precisa entender que ofensas vindas da escória humana tornam-se elogios aos nossos ouvidos e olhos.

O dia que um lixo humano como você quiser me ofender, tente elogiar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...