Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

domingo, 15 de dezembro de 2013

Cuba sempre esteve ao lado de Mandela

Se Cuba não tivesse mandado 400 mil combatentes para defender Angola da agressão sul-africana, os segregacionistas teriam conquistado aquele país


- por Hélio Doyle
Até a fotografia com Obama, a grande imprensa brasileira parecia querer ignorar que o presidente de Cuba, Raúl Castro, era um dos seis chefes de Estado que discursaria nas homenagens póstumas a Nelson Mandela. E muita gente não entendia por que Cuba estava entre os seis.
Uma frase pronunciada por Mandela explica: “A batalha de Cuito Cuanavale foi o começo do fim do apartheid. Devemos isso a Cuba”.
Mandela sempre reconheceu o papel decisivo de Cuba no fim do regime de segregação na África do Sul. Se Cuba não tivesse mandado quase 400 mil combatentes para defender Angola da agressão sul-africana, os segregacionistas teriam conquistado aquele país e a Namíbia continuaria submetida à África do Sul.
Os cubanos lutaram durante 10 anos ao lado dos angolanos contra os sul-africanos e os derrotaram definitivamente na batalha de Cuito Cuanavale, citada por Mandela. A partir daí as forças da África do Sul recuaram do território angolano e o governo daquele país foi obrigado a negociar a paz e libertar a Namíbia. O desgaste do governo sul-africano acelerou o fim do apartheid e a libertação de Mandela.
Naqueles tempos, os Estados Unidos, o Reino Unido e a maioria dos países europeus apoiavam o governo sul-africano e queriam derrubar o de Angola. Israel ofereceu bombas atômicas aos segregacionistas, para acabar logo com a guerra e tornar aquele país uma potência nuclear.
A História mostrou quem estava do lado certo.  

2 comentários:

marciorsg disse...

Quero dizer que toda vez que entro na tua página aparece aviso de malware e o navegador é redirecionado para outra página. Não dá para ler.

André Lux disse...

É falso. Tem que clicar em "avançado" e "prosseguir por sua conta e risco"...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...