Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

domingo, 15 de dezembro de 2013

Cuba sempre esteve ao lado de Mandela

Se Cuba não tivesse mandado 400 mil combatentes para defender Angola da agressão sul-africana, os segregacionistas teriam conquistado aquele país


- por Hélio Doyle
Até a fotografia com Obama, a grande imprensa brasileira parecia querer ignorar que o presidente de Cuba, Raúl Castro, era um dos seis chefes de Estado que discursaria nas homenagens póstumas a Nelson Mandela. E muita gente não entendia por que Cuba estava entre os seis.
Uma frase pronunciada por Mandela explica: “A batalha de Cuito Cuanavale foi o começo do fim do apartheid. Devemos isso a Cuba”.
Mandela sempre reconheceu o papel decisivo de Cuba no fim do regime de segregação na África do Sul. Se Cuba não tivesse mandado quase 400 mil combatentes para defender Angola da agressão sul-africana, os segregacionistas teriam conquistado aquele país e a Namíbia continuaria submetida à África do Sul.
Os cubanos lutaram durante 10 anos ao lado dos angolanos contra os sul-africanos e os derrotaram definitivamente na batalha de Cuito Cuanavale, citada por Mandela. A partir daí as forças da África do Sul recuaram do território angolano e o governo daquele país foi obrigado a negociar a paz e libertar a Namíbia. O desgaste do governo sul-africano acelerou o fim do apartheid e a libertação de Mandela.
Naqueles tempos, os Estados Unidos, o Reino Unido e a maioria dos países europeus apoiavam o governo sul-africano e queriam derrubar o de Angola. Israel ofereceu bombas atômicas aos segregacionistas, para acabar logo com a guerra e tornar aquele país uma potência nuclear.
A História mostrou quem estava do lado certo.  

2 comentários:

marciorsg disse...

Quero dizer que toda vez que entro na tua página aparece aviso de malware e o navegador é redirecionado para outra página. Não dá para ler.

André Lux disse...

É falso. Tem que clicar em "avançado" e "prosseguir por sua conta e risco"...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...