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segunda-feira, 4 de novembro de 2013

"Meritocracia": a lógica perversa que envenena a classe média brasileira

O texto abaixo é simplesmente sensacional. Nele, o autor explica de forma cabal porque a nossa classe média é tão individualista, perversa, reacionária, mesquinha e fascista. E também porque tem tanto ódio dos valores da esquerda. 

Infelizmente o texto é um pouco longo e sabemos que a maioria dos "classe-medianos" só lê mesmo a capa da Veja e livros de auto-ajuda, mas desafio todos vocês a lerem até o final, se tiverem coragem, é claro!


"Meritocracia": a lógica perversa que envenena a classe média brasileira
- por Renato Santos de Souza (UFSM/RS)

"Vamos amigo! Se a gente se esforçar e vestir a
camisa um dia a gente também chega lá sozinho!"
A primeira vez que ouvi a Marilena Chauí bradar contra a classe média, chamá-la de fascista, violenta e ignorante, tive a reação que provavelmente a maioria teve: fiquei perplexo e tendi a rejeitar a tese quase impulsivamente. Afinal, além de pertencer a ela, aprendi a saudar a classe média. Não dá para pensar em um país menos desigual sem uma classe média forte: igualdade na miséria seria retrocesso, na riqueza seria impossível.

Então, o engrossamento da classe média tem sido visto como sinal de desenvolvimento do país, de redução das desigualdades, de equilíbrio da pirâmide social, ou mais, de uma positiva mobilidade social, em que muitos têm ascendido na vida a partir da base. A classe média seria como que um ponto de convergência conveniente para uma sociedade mais igualitária. Para a esquerda, sobretudo, ela indicaria uma espécie de relação capital-trabalho com menos exploração.
 
Então, eu, que bebi da racionalidade desde as primeiras gotas de leite materno, como afirmou certa vez um filósofo, não comprei a tese assim, facilmente. Não sem uma razão. E a Marilena não me ofereceu esta razão. Ela identificou algo, um fenômeno, o reacionarismo da classe média brasileira, mas não desvendou o sentido do fenômeno. Descreveu “O QUE” estava acontecendo, mas não nos ofereceu o “PORQUE”. Por que logo a classe média? Não seria mais razoável afirmar que as elites é que são o “atraso de vida” do Brasil, como sempre foi dito? E mais, ela fala da classe média brasileira, não da classe média de maneira geral, não como categoria social. Então, para ela, a identificação deste fenômeno não tem uma fundamentação eminentemente filosófica ou sociológica, e sim empírica: é fruto da sua observação, sobretudo da classe média paulistana. E por que a classe média brasileira e não a classe média em geral? Estas indagações me perturbavam, e eu ficava reticente com as afirmações de dona Marilena.
 
Com o passar do tempo, porém, observando muitos representantes da classe média próximos de mim (coisa fácil, pois faço parte dela), bem como a postura desta mesma classe nas manifestações de junho deste ano, comecei lentamente a dar razão à filósofa. A classe média parece mesmo reacionária, talvez não toda, mas grande parte dela. Mas ainda me perguntava “por que” a classe média, e “por que” a brasileira? Havia um elo perdido neste fenômeno, algo a ser explicado, um sentido a ser desvendado.
 
Então adveio aquela abominável reação de grande parte da categoria médica – justamente uma categoria profissional com vocação para classe média - ao Programa Mais Médicos, e me sugeriu uma resposta. Aqueles episódios me ajudaram a desvendar a espuma. Mas não sem antes uma boa pergunta! Como pode uma categoria profissional pensar e agir assim, de forma tão unificada, num país tão plural e tão cheio de nuanças intelectuais e políticas como o nosso? Estudantes de medicina e médicos parecem exibir um padrão de pensamento e ação muito coesos e com desvios mínimos quando se trata da sua profissão, algo que não se vê em outros segmentos profissionais. Isto não pode ser explicado apenas pelo que se convencionou chamar de “corporativismo”. Afinal, outras categorias profissionais também tem potencial para o corporativismo, e não o são, ao menos não da mesma forma. Então deveria haver outra interpretação para isto.
 
Bem, naqueles episódios do Mais Médicos, apesar de toda a argumentação pretensamente responsável das entidades médicas buscando salvaguardar a saúde pública, o que me parecia sustentar tal coesão era uma defesa do mérito, do mérito de ser médico no Brasil. Então, este pensamento único provavelmente fora forjado pelas longas provações por que passa um estudante de medicina até se tornar um profissional: passar no vestibular mais concorrido do Brasil, fazer o curso mais longo, um dos mais difíceis, que tem mais aulas práticas e exigências de estrutura, e que está entre os mais caros do país. É um feito se formar médico no Brasil, e talvez por isto esta formação, mais do que qualquer outra, seja uma celebração do mérito. Sendo assim, supõe-se, não se pode aceitar que qualquer um que não demonstre ter tido os mesmos méritos, desfrute das mesmas prerrogativas que os profissionais formados aqui. Então, aquela reação episódica, e a meu ver descabida, da categoria médica, incompreensível até para o resto da classe média, era, na verdade, um brado pela meritocracia.
 
A minha resposta, então, ao enigma da classe média brasileira aqui colocado, começava a se desvelar: é que boa parte dela é reacionária porque é meritocrática; ou seja, a meritocracia está na base de sua ideologia conservadora.
 
Assim, boa parte da classe média é contra as cotas nas universidades, pois a etnia ou a condição social não são critérios de mérito; é contra o bolsa-família, pois ganhar dinheiro sem trabalhar além de um demérito desestimula o esforço produtivo; quer mais prisões e penas mais duras porque meritocracia também significa o contrário, pagar caro pela falta de mérito; reclama do pagamento de impostos porque o dinheiro ganho com o próprio suor não pode ser apropriado por um Governo que não produz, muito menos ser distribuído em serviços para quem não é produtivo e não gera impostos. É contra os políticos porque em uma sociedade racional, a técnica, e não a política, deveria ser a base de todas as decisões: então, deveríamos ter bons gestores e não políticos. Tudo uma questão de mérito.
 
Mas por que a classe média seria mais meritocrática que as outras? Bem, creio que isto tem a ver com a história das políticas públicas no Brasil. Nós nunca tivemos um verdadeiro Estado do Bem Estar Social por aqui, como o europeu, que forjou uma classe média a partir de políticas de garantias públicas. O nosso Estado no máximo oferecia oportunidades, vagas em universidades públicas no curso de medicina, por exemplo, mas o estudante tinha que enfrentar 90 candidatos por vaga para ingressar. O mesmo vale para a classe média empresarial, para os profissionais liberais, etc. Para estes, a burocracia do Estado foi sempre um empecilho, nunca uma aliada. Mesmo a classe média estatal atual, formada por funcionários públicos, é geralmente concursada, portanto, atingiu sua posição de forma meritocrática. Então, a classe média brasileira se constituiu por mérito próprio, e como não tem patrimônio ou grandes empresas para deixar de herança para que seus filhos vivam de renda ou de lucro, deixa para eles o estudo e uma boa formação profissional, para que possam fazer carreira também por méritos próprios. Acho que isto forjou o ethos meritocrático da nossa classe média.
 
Esta situação é bem diferente na Europa e nos EUA, por exemplo. Boa parte da classe média europeia se formou ou se sustenta das políticas de bem estar social dos seus países, estas mesmas que entraram em colapso com a atual crise econômica e tem gerado convulsões sociais em vários deles; por lá, eles vão para as ruas exatamente para defender políticas anti-meritocráticas. E a classe média americana, bem, esta convive de forma quase dramática com as ambiguidades de um país que é ao mesmo tempo das oportunidades e das incertezas; ela sabe que apenas o mérito não sustenta a sua posição, portanto, não tem muitos motivos para ser meritocrática. Se a classe média adoecer nos EUA, vai perder o seu patrimônio pagando por serviços privados de saúde pela absoluta falta de um sistema público que a suporte; se advém uma crise econômica como a de 2008, que independe do mérito individual, a classe média perde suas casas financiadas e vai dormir dentro de seus automóveis, como se via à época. Então, no mundo dos ianques, o mérito não dá segurança social alguma.
 
As classes brasileiras alta e baixa (os nossos ricos e pobres) também não são meritocráticas. A classe alta é patrimonialista; um filho de rico herda bens, empresas e dinheiro, não precisa fazer sua vida pelo mérito próprio, portanto, ser meritocrata seria um contrassenso; ao contrário, sua defesa tem que ser dos privilégios que o dinheiro pode comprar, do direito à propriedade privada e da livre iniciativa. Além disso, boa parte da elite brasileira tem consciência de que depende do Estado e que, em muitos casos, fez fortuna com favorecimentos estatais; então, antes de ser contra os governos e a política, e de se intitular apolítica, ela busca é forjar alianças no meio político.
 
Para a classe pobre o mérito nunca foi solução; ela vive travada pela falta de oportunidades, de condições ou pelo limitado potencial individual. Assim, ser meritocrata implicaria não só assumir que o seu insucesso é fruto da falta de mérito pessoal, como também relegar apenas para si a responsabilidade pela superação da sua condição. E ela sabe que não existem soluções pela via do mérito individual para as dezenas de milhões de brasileiros que vivem em condições de pobreza, e que seguramente dependem das políticas públicas para melhorar de vida. Então, nem pobres nem ricos tem razões para serem meritocratas.
 
A meritocracia é uma forma de justificação das posições sociais de poder com base no merecimento, normalmente calcado em valências individuais, como inteligência, habilidade e esforço. Supostamente, portanto, uma sociedade meritocrática se sustentaria na ética do merecimento, algo aceitável para os nossos padrões morais.
 
Aliás, tenho certeza de que todos nós educamos nossos filhos e tentamos agir no dia a dia com base na valorização do mérito. Nós valorizamos o esforço e a responsabilidade, educamos nossas crianças para serem independentes, para fazerem por merecer suas conquistas, motivamo-as para o estudo, para terem uma carreira honrosa e digna, para buscarem por méritos próprios o seu lugar na sociedade.
 
Então, o que há de errado com a meritocracia, como pode ela tornar alguém reacionário?
 
Bem, como o mérito está fundado em valências individuais, ele serve para apreciações individuais e não sociais. A menos que se pense, é claro, que uma sociedade seja apenas um agregado de pessoas. Então, uma coisa é a valorização do mérito como princípio educativo e formativo individual, e como juízo de conduta pessoal, outra bem diferente é tê-lo como plano de governo, como fundamento ético de uma organização social. Neste plano é que se situa a meritocracia, como um fundamento de organização coletiva, e aí é que ela se torna reacionária e perversa.
 
Vou gastar as últimas linhas deste texto para oferecer algumas razões para isto, para mostrar porquê a meritocracia é um fundamento perverso de organização social.
 
a) A meritocracia propõe construir uma ordem social baseada nas diferenças de predicados pessoais (habilidade, conhecimento, competência, etc.) e não em valores sociais universais (direito à vida, justiça, liberdade, solidariedade, etc.). Então, uma sociedade meritocrática pode atentar contra estes valores, ou pode obstruir o acesso de muitos a direitos fundamentais.
 
b) A meritocracia exacerba o individualismo e a intolerância social, supervalorizando o sucesso e estigmatizando o fracasso, bem como atribuindo exclusivamente ao indivíduo e às suas valências as responsabilidades por seus sucessos e fracassos.
 
c) A meritocracia esvazia o espaço público, o espaço de construção social das ordens coletivas, e tende a desprezar a atividade política, transformando-a em uma espécie de excrescência disfuncional da sociedade, uma atividade sem legitimidade para a criação destas ordens coletivas. Supondo uma sociedade isenta de jogos de interesse e de ambiguidades de valor, prevê uma ordem social que siga apenas a racionalidade técnica do merecimento e do desempenho, e não a racionalidade política das disputas, das conversações, das negociações, dos acordos, das coalisões e/ou das concertações, algo improvável em uma sociedade democrática e pluralista.
 
d) A meritocracia esconde, por trás de uma aparente e aceitável “ética do merecimento”, uma perversa “ética do desempenho”. Numa sociedade de condições desiguais, pautada por lógicas mercantis e formada por pessoas que tem não só características diferentes mas também condições diversas, merecimento e desempenho podem tomar rumos muito distantes. O Mário Quintana merecia estar na ABL, mas não teve desempenho para tal. O Paulo Coelho, o Sarney e o Roberto Marinho estão (ou estiveram) lá, embora muitos achem que não merecessem. O Quintana, pelo imenso valor literário que tem, não merecia ter morrido pobre nem ter tido que morar de favor em um hotel em Porto Alegre, mas quem amealhou fortuna com a literatura foi o Coelho. Um tem inegável valor literário, outro tem desempenho de mercado. O José, aquele menino nota 10 na escola que mora embaixo de uma ponte da BR 116 (tema de reportagem da ZH) merece ser médico, sua sonhada profissão, mas provavelmente não o será, pois não terá condições para isto (rezo para estar errado neste caso). Na música popular nem é preciso exemplificar, a distância entre merecimento e desempenho de mercado é abismal. Então, neste mudo em que vivemos, valor e resultado, merecimento e desempenho nem sempre caminham juntos, e talvez raramente convirjam.
 
Mas a meritocracia exige medidas, e o merecimento, que é um juízo de valor subjetivo, não pode ser medido; portanto, o que se mede é o desempenho supondo-se que ele seja um indicador do merecimento, o que está longe de ser. Desta forma, no mundo da meritocracia – que mais deveria se chamar “desempenhocracia” - se confunde merecimento com desempenho, com larga vantagem para este último como medida de mérito.
 
e) A meritocracia escamoteia as reais operações de poder. Como avaliação e desempenho são cruciais na meritocracia, pois dão acesso a certas posições de poder e a recursos, tanto os indicadores de avaliação como os meios que levam a bons desempenhos são moldados por relações de poder; e o são decisivamente. Seria ingênuo supor o contrário. Assim, os critérios de avaliação que ranqueiam os cursos de pós-graduação no país são pautados pelas correntes mais poderosas do meio acadêmico e científico; bons desempenhos no mercado literário são produzidos não só por uma boa literatura, mas por grandes investimentos em marketing; grandes sucessos no meio musical são conseguidos, dentre outras formas, “promovendo” as músicas nas rádios e em programas de televisão, e assim por diante. Os poderes econômico e político, não raras vezes, estão por trás dos critérios avaliativos e dos “bons” desempenhos.
 
Critérios avaliativos e medidas de desempenho são moldáveis conforme os interesses dominantes, e os interesses são a razão de ser das operações de poder; que por sua vez, são a matéria prima de toda a atividade política. Então, por trás da cortina de fumaça da meritocracia repousa toda a estrutura de poder da sociedade.
 
Até aí tudo bem, isso ocorre na maioria dos sistemas políticos, econômicos e sociais. O problema é que, sob o manto da suposta “objetividade” dos critérios de avaliação e desempenho, a meritocracia esconde estas relações de poder, sugerindo uma sociedade tecnicamente organizada e isenta da ingerência política. Nada mais ilusório e nada mais perigoso, pois a pior política é aquela que despolitiza, e o pior poder, o mais difícil de enfrentar e de combater, é aquele que nega a si mesmo, que se oculta para não ser visto.
 
e) A meritocracia é a única ideologia que institui a desigualdade social com fundamentos “racionais”, e legitima pela razão toda a forma de dominação (talvez a mais insidiosa forma de legitimação da modernidade). A dominação e o poder ganham roupagens racionais, fundamentos científicos e bases de conhecimento, o que dá a eles uma aparente naturalidade e inquestionabilidade: é como se dominados e dominadores concordassem racionalmente sobre os termos da dominação.
 
f) A meritocracia substitui a racionalidade baseada nos valores, nos fins, pela racionalidade instrumental, baseada na adequação dos meios aos resultados esperados. Para a meritocracia não vale a pena ser o Quintana, não é racional, embora seus poemas fossem a própria exacerbação de si, de sua substância, de seus valores artísticos. Vale mais a pena ser o Paulo Coelho, a E.L. James, e fazer uma literatura calibrada para vender. Da mesma forma, muitos pais acham mais racional escolher a escola dos seus filhos não pelos fundamentos de conhecimento e valores que ela contém, mas pelo índice de aprovação no vestibular que ela apresenta. Estudantes geralmente não estudam para aprender, estudam para passar em provas. Cursos de pós-graduação e professores universitários não produzem conhecimentos e publicam artigos e livros para fazerem a diferença no mundo, para terem um significado na pesquisa e na vida intelectual do país, mas sim para engrossarem o seu Lattes e para ficarem bem ranqueados na CAPES e no CNPq.
 
A meritocracia exige uma complexa rede de avaliações objetivas para distribuir e justificar as pessoas nas diferentes posições de autoridade e poder na sociedade, e estas avaliações funcionam como guiões para as decisões e ações humanas. Assim, em uma sociedade meritocrática, a racionalidade dirige a ação para a escolha dos meios necessários para se ter um bom desempenho nestes processos avaliativos, ao invés de dirigi-la para valores, princípios ou convicções pessoais e sociais.
 
g) Por fim, a meritocracia dilui toda a subjetividade e complexidade humana na ilusória e reducionista objetividade dos resultados e do desempenho. O verso “cada um de nós é um universo” do Raul Seixas – pérola da concepção subjetiva e complexa do humano - é uma verdadeira aberração para a meritocracia: para ela, cada um de nós é apenas um ponto em uma escala de valor, e a posição e o valor que cada um ocupa nesta escala depende de processos objetivos de avaliação. A posição e o valor de uma obra literária se mede pelo número de exemplares vendidos, de um aluno pela nota na prova, de uma escola pelo ranking no Ideb, de uma pessoa pelo sucesso profissional, pelo contracheque, de um curso de pós-graduação pela nota da CAPES, e assim por diante. Embora a natureza humana seja subjetiva e complexa e suas interações sociais sejam intersubjetivas, na meritocracia não há espaço para a subjetividade nem para a complexidade e, sendo assim, lamentavelmente, há muito pouco espaço para o próprio ser humano. Desta forma, a meritocracia destrói o espaço do humano na sociedade.
 
Enfim, a meritocracia é um dos fundamentos de ordenamento social mais reacionários que existe, com potencial para produzir verdadeiros abismos sociais e humanos. Assim, embora eu tenda a concordar com a tese da Marilena Chauí sobre a classe média brasileira, proponho aqui uma troca de alvo. Bradar contra a classe média, além de antipático pode parecer inútil, pois ninguém abandona a sua condição social apenas para escapar ao seu estereótipo. Não se muda a posição política de alguém atacando a sua condição de classe, e sim os conceitos que fundamentam a sua ideologia.
 

Então, prefiro combater conceitos, neste caso, provavelmente o conceito mais arraigado na classe média brasileira, e que a faz ser o que é: a meritocracia.

20 comentários:

Marcelo Caliman disse...

Sua análise se aproxima do conceito de alienação humana em relação ao produto do trabalho, do ser determinado pelo ter.

Thales Marçal Vieira Netto disse...

Como reacionário que sou, tive vergonha de ter lido isso. Como social, igualitário e talvez democrata que você se diz ser, gostaria de ver meu comentário publicado.

Thales Marçal Vieira Netto disse...

Como reacionário que sou, tive vergonha de ter perdido tempo e lido esse texto.

Como social, igualitário e talvez democrata que você deve ser, gostaria de ver meu comentário publicado.

Túlius Pacheco disse...

Ainda se valoriza muito, o honra ao mérito!

Anônimo disse...

Não posso dizer o quanto o texto se aproxima da verdade. Teria que ser feita uma análise mais profunda. Agora, eu condordo com cada palavra dita pela Chauí: ela caracterizou fielmente o que é a nossa classe média, ou melhor, a grande maioria dela. Concordo porque também sou classe média e todos os dias vejo as palavras da Chauí sendo materializadas.

paulo disse...

a vergonha é um bom sentimento que fica a matar em palermas.

Ricardo Pierri disse...

Texto excelente. Só queria fazer duas observações:

1) A ideia de "merecimento" em si não se sustenta. Com exceção do esforço individual, não há mérito em nada mais. Alguém mais inteligente apenas teve a sorte de nascer assim. Alguém que tenha estudado em boas escolas, nasceu em uma família e numa circunstância que assim permitiram. Com exceção do esforço individual, tudo o mais é apenas fruto do acaso e, por isso, não pode ser considerado mérito.

O que parece ser um julgamento aceitável, se transforma em mera racionalização da conquista, da dominação, supondo uma superioridade onde apenas há circunstância.

2) Além da ideia de mérito encobrir a de desempenho, esta tbm encobre outra, ainda mais perniciosa. É possível avaliar objetivamente o desempenho de quem fabrica cadeiras pela quantidade e durabilidade das cadeiras que produz. Mas não é possível avaliar objetivamente a qualidade, a beleza, etc. Como vc apontou, avalia-se indiretamente esse desempenho pelo sucesso, e o desempenho avalia indiretamente o mérito. Assim, sucesso = mérito.

Quer dizer, se a meritocracia é uma forma de justificar o sucesso, e o suposto mérito se revela no próprio sucesso, a meritocracia é uma falácia lógica, é raciocínio circular, e o sucesso justifica a ele mesmo.

É o status quo convertido em valor, em finalidade, e justificando a si mesmo. Nada pode ser mais conservador do que isso.

Ricardo Pierri disse...

Não sei se a minha mensagem anterior foi postada corretamente, pois ocorreu um erro, então vou repeti-la de forma resumida.

Primeiro, o que se chama de "mérito" não o é. Com exceção do esforço pessoal, o trabalho efetivamente realizado, tudo o mais que se chama de "mérito" não passa de mero acaso que, por definição, não é mérito pessoal.

Alguém que tenha conseguido estudar não teve mérito algum por ter nascido em uma situação e numa família que permitisse esse estudo, quem nasce um pouco mais inteligente do que a média, idem, etc.

Segundo, como vc apontou, a ideia de "mérito" é um julgamento subjetivo. Em alguns casos, ele pode ser medido pelo "desempenho", mas isso deixa de lado critérios subjetivos como qualidade. Além, é claro, de não ser um julgamento de atos isolados, mas do "conjunto da obra". É, afinal, o desempenho de toda uma vida, ou de grande parte dela, e não de um ou alguns atos.

E o que mede o desempenho de uma vida? O sucesso! Portanto, o sucesso mede indiretamente o desempenho, que mede indiretamente o mérito.

Mérito = sucesso.

E se a meritocracia é usada exatamente para justificar o sucesso que cada um conseguiu em sua vida, ela o faz a partir do próprio sucesso, de forma falaciosa.

O status quo, assim, justifica a si mesmo. Nada pode ser mais conservador do que isso.

Rachel disse...

Renato gostei muito do seu texto, porque li e observei muita verdade em suas palavras. Sempre acreditei que a meritocracia era a melhor forma de se ter menos favoritismo e mais igualdades de condições. Hoje percebo que longe de ser a inteligência e o esforço um definidor de sucesso pessoal, e vejo que ter uma formação acadêmica e até mesmo uma formação Lato e Strito Sensu está mais relacionada (com algumas ressalvas) a uma tragetoria de oportunidades e de influências do individuo do que mesmo a sua competência profissional.

Anônimo disse...

Só tem uma coisa que me deixou insatisfeito, não com o texto, mas com o comentário de Thales Marçal Vieira Netto. Gostaria de saber por que ficou com vergonha de ter lido o texto, afinal não contra-argumenta e nem justifica nada. A não ser que eu, bobo que sou, não tenha percebido que se trata de um ironia, enfatizada pelas palavras "como reacionário que sou".

Benjamin Luiz Franklin disse...

Ok, então na próxima vez que for ao médico, que tal um indicado por um político e que passou na pior universidade?

André Lux disse...

Vestiu a carapuça, hein meu velho? ;-)

Debora Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Lux disse...

Os coxinhas reaças piram com esse texto. Vestem rapidinho e até sentem necessidade de dizer que são "esquerdistas"! Eu me divirto!

Luiz Lima disse...

O texto é tendencioso por demais...
E me vem a duvida... A Marilena Chaui sendo Professora Universitaria com salario acima de 10mil Reais ao mes faz parte de qual classe?

"Meritocracia- Predominancia dos que possuem meritos, predominio das pessoas que são mais competentes e eficientes.
Modo de seleção cujos preceitos se baseiam nos meritos pessoais daqueles que participam.
Metodo que consiste na atribuição de recompensa aos que possuem meritos."
Dicionario Online de Portugues

Eu nao estudei, mas acordei as 4:00h todos os dias, 7 dias por semana para construir meu proprio negocio e assim ter sucesso.... de acordo com o texto seria perverso.
Se eu estudei e me empenhei apesar de todas as dificuldades por ter infancia pobre perseverando nas dificuldades e conquistei a classe media.... sou perverso

Mas se eu nada fiz, dormi , reclamei da vida e fiquei esperando o paraiso da Chaui eu sou gente boa.

Ainda me vem "idiotas uteis" (se falou em coxinha eu tambem posso adjetivar) falar coisas inuteis para justificar o texto

André Lux disse...

É impressionante como esse texto incomoda e faz as pessoas vestirem a carapuça, ao mesmo tempo que tentam justificar suas tendências fascistas com discurso quase sempre idêntico ao postado acima.

Muito bom, pena que esse tipo de pessoa não é capaz de entender o que o texto realmente quer dizer. Bom, mas se fossem capazes não seriam coxinhas, não é mesmo?

leandrothomazini disse...

Um pouco tarde, mas pelo comentários seu Sr. Lux, e relacionando com o texto, o secretário Durval certa vez me falou que era a favor da meritocracia. Portanto ele é um reacionário e coxinha?

André Lux disse...

Ele não é, mas você obviamente é.

Anônimo disse...

Curiosamente, aqueles que acreditam terem algum "mérito" em suas conquistas pessoais, simplesmente não enxergam (hermêneutica do afeto - seu time sofre um penalti, mas apesar da evidência da falta, você não enxerga o penalti pq foi contra o seu time) que conquistaram a carreira tão promissora, a tão almejada riqueza, por mero acaso e sorte nas circunstâncias gerais. Há toda uma circunstancia favoravel ao seu enriquecimento, mas ele acredita que foi apenas através do seu esforço e dedicação que conseguiu tudo. Quando fracassam, atribuem o fracasso às circunstâncias, a economia, o governo, o crime a violência, mas quando tem sucesso, foi apenas por proprio merito. O ser humano realmente é muito frágil...

Anônimo disse...

Este texto é ótimo !!
E embasa bem um "discurso" que tenho ouvido , acho que partindo do Aécio Neves, que o brasileiro está saindo da m***a histórica em que sempre viveu, "apenas por seu próprio esforço", numa tentativa de estimular na emergente Classe C, este mesmo tipo de sentimento que permeeou desde sempre a classe média tradicional do Brasil.
E eu, que sou médica, mas vim do proletariado carioca doas anos 50, cresci ouvindo este tipo de discurso, daquela parte da família um pouco mais abonada, e claro Lacerdistas até o osso : "pobre não se esforça" ,"fulano é pobre porque é vagabundo", nada diferente do que vociferam hoje os que odeiam o Bolsa "esmola"e as cotas raciais.Tive a sorte de ter nascido com boa capacidade intelectual e a oportunidade de usufruir o que ainda restava do bom sistema público de ensino do RJ. E óbvio, pais que nunca me explicaram que sapo não voa, cada vez que eu afirmava que seria médica quando crescesse. E compartilho a visão do autor do texto quanto à reação histérica da classe médica relativa ao Programa Mais Médicos. Aliás, nas rodinhas de conversa dos colegas, melhor silenciar opiniões com um mínimo de sensatez, pois corre-se o risco de ser denunciado ao CRM por "associação ao charlatanismo" ou coisa que o valha, rsrsr...

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