Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Manifestação impediu, há 30 anos, viaduto que iria desfigurar o bairro Ponte São João

Oswaldo Bárbaro
Foi graças a uma grande manifestação popular, semelhante às que vem acontecendo no Brasil nas últimas semanas, que uma obra que iria desfigurar completamente o bairro Ponte São João foi impedida de ser realizada em Jundiaí em meados dos anos 1980, durante a gestão do então prefeito André Benassi.

Liderada pelo lendário Oswaldo Bárbaro (já falecido), que foi vereador e um dos criadores da banda “Ponte São João”, o protesto dos moradores do bairro tinha como objetivo impedir a construção de um viaduto que iria ligar o centro, pela rua Eng. Monlevade, à rua Carlos Gomes, passando por cima da av. dos Ferroviários e do rio Jundiaí, interrompendo o trânsito local do bairro pela av. São João.

Revoltados com a obra que, na opinião dos moradores, iria cortar o bairro ao meio e desfigura-lo por completo, a comunidade da Ponte São João exigiu explicações do então secretário de Obras Ademir Pedro Victor, também autor do projeto.

Só que a emenda saiu pior que o soneto, pois a apresentação do secretário, realizada no clube São João, acabou confirmando os temores dos moradores e aumentou ainda mais a indignação deles, que então se organizaram e saíram em passeata pela cidade exigindo o término da obra, a qual já havia sido iniciada com a construção de dois pilares de sustentação do viaduto ao custo de vários milhões.

Pilares não acabados são derrubados depois de 30 anos
Graças à pressão popular, o prefeito Benassi desistiu da obra, cujos pilares não acabados ainda podiam ser vistos até pouco tempo como lembrança de mais um projeto feito sem que fossem consultados os maiores interessados nele: os cidadãos.

Hoje, no local onde seria construído o viaduto, está sendo feito um túnel que vai passar sob o rio Jundiaí, alternativa que já havia sido sugerida pelo mesmo Oswaldo Bárbaro na época que começaram a propor soluções para os problemas de trânsito da região.

Projeto do viaduto (em vermelho) não ouviu a população
Este é mais um exemplo da força que a população tem quando se mobiliza e luta pelos seus direitos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...