quarta-feira, 10 de abril de 2013

Pessoas de esquerda são mais inteligentes que as de direita, afirma estudo

Um polêmico estudo canadense que inclui dados coletados por mais de 50 anos, diz que as pessoas com opiniões políticas de direita, tendem a ser menos inteligentes do que as de esquerda. Ao mesmo tempo, adverte que as crianças de menor inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicas na idade adulta.
A pesquisa foi realizada por acadêmicos da Universidade Brock, em Ontário, e coletou a informação em mais de 15 mil pessoas, comparando o seu nível de inteligência encontrado na infância com os seus pensamentos políticos como adultos.
Os dados analisados são dois estudos no Reino Unido em 1958 e 1970. Eles mediram a inteligência das crianças com idade entre 10 e 11 anos. Em seguida, são monitorados para descobrir suas posições políticas após 33 anos de idade.
“As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões de outras pessoas e ter a mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitar em torno de ideologias conservadoras que mantêm as coisas como elas são, porque isso as fornece um senso de ordem”, dizem no estudo publicado no Journal of Psychological Science.
Segundo as conclusões da equipe, as pessoas com menor nível de inteligência gravitam em torno de pensamentos de direita, porque esse os faz sentir mais seguros no poder, o que pode se relaciona com o seu nível educacional, inclui o jornal britânico.
Mas esta não é a única conclusão a que chegou o estudo. Analisados dados de um estudo de 1986 nos Estados Unidos sobre o preconceito contra os homossexuais, descobriu-se que pessoas com baixa inteligência detectado na infância tendem a desenvolver pensamentos ligados ao racismo e homofobia.
“As ideologias conservadoras representam um elo crítico através do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivadas de qual a probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiarem com ideologias de direita, conservadoras, porque eles oferecem uma sensação de estabilidade e ordem “, acrescentou.
“No entanto, é claro que nem todas as pessoas pessoas prejudicadas são conservadoras”, disse a equipe de pesquisa.
.
Quem quiser conferir a entrevista na revista Psychology Today pode acessar o link (em inglês).

6 comentários:

Anônimo disse...

e crente então??? perde para a ameba..

Anônimo disse...

isso explica bem pq os brasileiros são em grela tão reacionários...

Moraes disse...

Eu concordo plenamente, e minha pesquisa prática corrobora. Dezenas de conhecidos e amigos que tenho são alienadas, desinformadas porque quase nao leêm, nao se informam. Os caras só querem falar de futebol e mulher e escutar pagode. Haja ...
Se possivel, favor colocar o link do meu blog de orientação, gratuita, sobre currículo e emprego. Ele esta com mais de 100 mil acessos.
grato

http://curriculumvitaeeficiente.blogspot.com.br/

Antonio Moraes disse...


Concordo plenamente. O pessoal de esquerda que conheço é bem informado sobre sobre quase todos os assuntos, principalmente sobre politica, economia e cultura em geral pq leêm muito.
O de direita são alenados e, em geral, só sabem falar sobre serviço, futebol e mulher. Curtem sertanojo e pagode. Haja...

Anônimo disse...

deve ser por isso que os regimes comunistas do mundo - quando existiram- foram o sucesso que foram e fizeram a felicidade das sociedades onde foram instalados...

Curinga disse...

Vestiu a carapuça, tanto é que não teve coragem de assinar!! Kkkkkkkkkk!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...