Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sábado, 30 de março de 2013

Oráculo da blogosfera veste a carapuça e apela para a mentira na tentativa de desqualificar minha crítica aos "medalhões"


Há cerca de um ano eu escrevi um texto chamado "Há algo de podre no reino da blogolândia", onde eu denunciava a formação de uma espécie de PiG de esquerda a partir de certos "blogueiros medalhões". Para minha surpresa, muita gente concordou com a minha opinião sobre o assunto.

Agora, quem está acompanhando meus últimos textos já percebeu que isso é um fato.

Só para provocar, postei minha crítica aos "medalhões" no blog daquele se considera o "oráculo da blogosfera progressista", Eduardo Guimarães, do blog Cidadania. Um sujeito que posa de democrata e defensor da liberdade de expressão, mas que se torna um verdeira tirano quando alguém ousa criticá-lo ou discordar das suas "verdades". 

Sua reação, como era de se esperar, foi altamente agressiva. Além de vestir a carapuça, também apelou para mentiras na tentativa de desqualificar a minha crítica. O mais sinistro é que, ao receber minha réplica onde deixava claro que ele estava mentindo, simplesmente deletou meu texto e suas respostas! Algo de uma desonestidade intelectual incrível que fica ainda mais abjeto por se tratar de um suposto porta voz da democracia e da liberdade de expressão.

Vejam sua reação "democrática" à minha crítica (que bom que eu salvei o print screen antes dele deletar tudo):

 "Minha cara, não há medalhões, há blogueiros de maior repercussão. O caso do André é muito triste. Ele queria porque queria estar entre os 10 blogueiros que o Palácio do Planalto, quando Lula era presidente, escolheu para entrevistar o chefe da nação. Acontece que são milhares de blogueiros. Eu não ganhei uma concessão. Nem sou jornalista. Por alguma razão este blog cresceu. Não posso conferir ao André o que ele mesmo não conseguiu. Mas como não conseguiu, passou a insultar os que ele considera “medalhões” e se queimou. Temos um movimento de blogueiros progressistas que tem milhares de blogueiros que são apoiados. Agora, acusar e xingar e cobrar que seja tratado como “medalhão” não é o melhor caminho. O trabalho sério é o único caminho para o sucesso. Eu nem jornalista sou. Este blog tem oito anos. Ninguém me deu nada. Conquistei sozinho. Nem sei porque dei espaço a esse moço. Ele passou semanas me insultando no blog dele sem parar. Mas, vá lá, não guardo rancor." 

"Não digo que é persona non grata, mas tornou-se uma pessoa que a blogosfera achou melhor ignorar. Perdeu o controle, surtou. Publicou um post em que simulou uma conversa entre os blogueiros ditos “medalhões” em que combinavam não convidá-lo a ir ao Palácio do Planalto entrevistar Lula. Foi vergonha alheia de cabo a rabo. Pena, é um rapaz inteligente. Mas ele se ressentiu por seu blog não bombar e descontou a frustração em quem passou a chamar de “medalhões”."





A coisa que mais assusta é a necessidade de mentir sobre as minhas motivações para tentar desqualificar minha crítica. O blogueiro-oráculo afirma que eu rompi com ele porque estava ressentido por não ter sido convidado para participar da entrevista com Lula. Isso é simplesmente mentira. Eu fui um dos poucos blogueiros "não medalhões" que defendeu a patota que foi entrevistar Lula (todos eles blogueiros "medalhões", é verdade). É só ler os textos abaixo, publicados no meu blog na época:


Porque a entrevista de Lula aos blogueiros deixou os donos da mídia e seus jagunços tão nervosos

Entrevista de Lula a blogueiros faz PiG e seus jagunços estrebucharem de ódio! 

Entrevista de Lula a blogueiros de esquerda causa ódio no PiG, seus jagunços e bobos da corte 


Momento histórico: Entrevista de Lula aos "blogueiros sujos"!


Guimarães sabia muito bem do apoio que dei a ele e aos outros blogueiros na época, tanto que me agradeceu pessoalmente por isso. Ou seja, o blogueiro-oráculo apelou para a mentira pura e simples para tentar me desqualificar pessoalmente. Nada de contra-argumentos racionais e ponderados, como manda o jogo democrático, mas apenas ofensas e ilações ridículas, tais como dizer que também sou ressentido por meu blog não "bombar"! Acho que o sujeito me mede com sua própria régua, só pode ser.

O que mais me divertiu, entretanto, foi ter descoberto que tanto ele quanto os outros blogueiros "medalhões" estariam me ignorando! Caramba, nem tinha percebido! Será que eles vão ficar chateados? E, me pergunto, como um blogueiro ignora o outro? Fiquei na dúvida de como funciona essa técnica de tortura fantástica.

Sem dizer que ao escrever "tornou-se uma pessoa que a blogosfera achou melhor ignorar" ele comprova minha teoria sobre os "medalhões", já que existem milhares de blogueiros, então quem seriam esses que resolveram me ignorar? Os "medalhões, é claro...

Enfim, quem lê a reação do blogueiro-oráculo tem uma clara noção de que existe mesmo uma divisão de "castas" na blogosfera, onde esses "medalhões" realmente acreditam que devem ditar o que deve ou não ser postado nos blogs.

No fundo, além de querer mamar nas tetas do governo (vivem reclamando que não recebem verbas publicitárias!), eles querem é fundar um PiG da esquerda, onde só eles falam e o resto ouve, como bons seguidores e adoradores.

Aí refaço a minha pergunta: será mesmo que essas pessoas autoritárias, mentirosas e intolerantes são mesmo qualificadas para se auto-proclamarem os porta vozes da luta pela democracia e pela liberdade de expressão. Leiam e reflitam...

12 comentários:

Jonathan disse...

Dessa vez achei a crítica do André Lux pertinente e, provavelmente (e infelizmente), visionária do que ainda pode vir por aí. O pessoal do Lula juntava alimentos pra pressionar os patrões nas greves do ABC e boa parte do alcance que conseguiam vinha dessa tática. Mas no caso desse post dele, o mais grave foi ter apontado (e provou) que o Eduardo Guimarães realmente mentiu. Se não mentiu, cadê o tal post do Lux no qual ele "simula uma conversa entre blogueiros medalhões pra não convidá-lo ao Palácio do Planalto". Cadê?! Acusou, tem que provar - do contrário, é imitar a Veja, que é dada a essas ilações sem provas e depois o "reú" que se vire pra provar sua inocência. Eu já acompanhava o blog do Lux no final de 2010 e lembro que ele apoiou veementemente os tais "medalhões" que foram pra entrevista, nunca vi um sinal sequer de que ele ficou magoado ou coisa do gênero. Pelo contrário, se bem me lembro chegou até a criticar justamente quem parecia ressentido com o time que foi "escalado" pra entrevista, ao invés de louvar o tremendo passo que foi dado com a entrevista de um presidente em fim de mandato para blogueiros sujos e não para o PiG.

ditochromiun disse...

Esta é a maldição das esquerdas,incapacidade de unificar na luta,na verdade divergir para não lutar,pequena muito pequena-burguesia.

Anônimo disse...

Acompanho essa briga de longe, por isso não tenho muitos elementos para a análise, daí que minhas impressões são as seguintes:
1. Existem sim blogueiros "medalhões", aqueles que construíram uma sólida carreira jornalistica com base na credibilidade e que os leitores comuns, como eu, acompanham todo dia pela internet;
2. É óbvio que por terem mais prestígio esses caras podem dizer mais coisas, mas por isso mesmo são mais visados pela grande imprensa;
3. Concordo com tua idéia de que a grande imprensa vai fazer de tudo para calá-los;
4. O exemplo da "Falha de São Paulo" e do "Viomundo" comprovam tua idéia de que a censura passa pelo bombardeiro judiciário, que em último caso se traduz em altíssimas indenizações monetárias que podem destruir os blogs;
5. Pelo visto você acerta quando prevê que esta tendência judiciária vai se acentuar;
E por aí vai. Só acho que a coisa fica mais grave quando vocês mesmos que tanto tem contribuído para a discussão política do país começam a trocar farpas, desviando o foco do verdadeiro inimigo.

Anônimo disse...

Vou fugir um pouco do tema principal, mas queria deixar registrado que o Edu é um tirano sim. Certa vez fiz uma pergunta nada retórica, queria realmente que ele me desse uma boa resposta, superestimei sua capacidade analítica e, talvez por não ter uma resposta coerente ao seu discurso, vomitou jargões totalmente fora de contexto, tentando me calar no choro de sempre. Nem sei se você é "melhor", André, já que a turma de um petista xiita como o Edu tenta taxá-lo como um tipo de "sabujo governista". Não sei. Mas que o Edu não é nada democrático, devo concordar.

Anônimo disse...

Vou fugir um pouco do tema principal, mas queria deixar registrado que o Edu é mesmo um tirano. Certa vez fiz uma pergunta nada retórica, queria realmente que ele me desse uma boa resposta, superestimei sua capacidade analítica e, talvez por não ter uma resposta coerente ao seu discurso, vomitou jargões totalmente fora de contexto, tentando me calar no choro de sempre. Nem sei se você é "melhor", André, já que a turma de um petista xiita como o Edu tenta taxá-lo como um tipo de "sabujo governista". Não sei. Mas que o Edu não é nada democrático, devo concordar.

agostinho aimore disse...

Olá...meu caro André....sabe eu acompanho o "blog do saraiva"...e agora,.. após este "quiprocó" de vc detonar a "coisa"...acampanharei voce..Então meu caro...eu repostei muitas coisas que vc ja colocou na blosgfera...muitas sobre o que era ser um "imbecilizado" da direita...toda aquela bem refletida estória tua, sobre tua pregrressa juventude e alienação do passado e teu up-grade de pensamento e postyura..Caro André ...fico muito triste com tudo isto que voce com certeza pode até possuir razões argumentativas sobre a postura equeivocada dos "ditos"pensadores medalhões..que deveriam ter tido as estratégias de se precaver pelo que poderia vir do 'impéiro" que com certeza contra-atacaria....mais saiba amigo...com certeza ....resolver este 'imbroglios"..pela via de jogar "merda no ventilador" não e o melhor caminho para nenum de nós todos...que com certeza som os a "vidraça"...para o estilingue do adversarios e do *pig....Caro André...com certeza espero que voce não venha ter uma recaída..pra bandas do passado de direitista e dê ,meia volta...vc é muito bom para cometer um suicídio destes...te admiro..mais nãoa forma de agir...mesmo que até possas estar com razão...Com certeza..num momento como o que a gente vive na luta contra a direita e contra o *PIG..o que fazes ..não ajuda nossa legião de "mosqueterios" contra os moinhos de ventos" da direita...menos meu amigo..procure a via da conversação direta...vamos rasgar e lavar as roupas sujas dentro do barraco...pois a "casa grande" adora nos ver fazer estas merdas !!!vou aqui me despedino e "orando" para que a paz ..a racionalidade e bom senso seja o "norte' de nossas "cucas ""!!! abraços

Unknown disse...

Olá...meu caro André....sabe eu acompanho o "blog do saraiva"...e agora,.. após este "quiprocó" de vc detonar a "coisa"...acampanharei voce..Então meu caro...eu repostei muitas coisas que vc ja colocou na blosgfera...muitas sobre o que era ser um "imbecilizado" da direita...toda aquela bem refletida estória tua, sobre tua pregrressa juventude e alienação do passado e teu up-grade de pensamento e postyura..Caro André ...fico muito triste com tudo isto que voce com certeza pode até possuir razões argumentativas sobre a postura equeivocada dos "ditos"pensadores medalhões..que deveriam ter tido as estratégias de se precaver pelo que poderia vir do 'impéiro" que com certeza contra-atacaria....mais saiba amigo...com certeza ....resolver este 'imbroglios"..pela via de jogar "merda no ventilador" não e o melhor caminho para nenum de nós todos...que com certeza som os a "vidraça"...para o estilingue do adversarios e do *pig....Caro André...com certeza espero que voce não venha ter uma recaída..pra bandas do passado de direitista e dê ,meia volta...vc é muito bom para cometer um suicídio destes...te admiro..mais nãoa forma de agir...mesmo que até possas estar com razão...Com certeza..num momento como o que a gente vive na luta contra a direita e contra o *PIG..o que fazes ..não ajuda nossa legião de "mosqueterios" contra os moinhos de ventos" da direita...menos meu amigo..procure a via da conversação direta...vamos rasgar e lavar as roupas sujas dentro do barraco...pois a "casa grande" adora nos ver fazer estas merdas !!!vou aqui me despedino e "orando" para que a paz ..a racionalidade e bom senso seja o "norte' de nossas "cucas ""!!! abraços

André Lux disse...

agostinho aimore não estou cometendo suicídio. Pelo contrário. Estou denunciando um grupo de pessoas que nem blogueiros são, pois são funcionários do PiG (a Record pode não ser tão alinhado ao resto, mas não deixa de ser PiG). Esses medalhões tomaram de assalto a blogosfera com objetivos vingativos contra a Globo por tê-los demitidos. Claro, a gente gosta, pois o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Mas não se engane de achar que eles tem algum outro objetivo do que se autopromover. E o Eduardo Guimarães é um déspota. Se você duvida, experimenta fazer uma crítica a ele. Desculpe, mas não posso mais me alinhar com gente que posa de democrata e defensor das liberdades de expressão quando agem como verdadeiros ditadores e passam o tempo todo se fazendo de vítima. Se for pra eu ficar sozinho, fico. Não tem problema. Eu não comecei a blogar para agradar ninguém e sim para expressar minhas opiniões.

Prof.Joaquim Pio disse...

André, digo que acompanho diariamente o blog do Eduardo Guimarães, desde a sua criação. Discordo da qualificação de que o seja um DÉSPOTA. Ele tem muita qualidade e defeito. Acompanhei o teu blog por um longo tempo, expressou coerência e profundidade nas análises. Tens qualidade e acredito que também defeitos. O Eduardo tem um limite, e o assume, TEM PAVIL CURTO. ODEIA IRONIA E SARCASMO. Mas as suas qualidade de dedicação, solidariedade, intuição, feeling, quanto as causas populares, dos direitos da maioria da população é intocável. A construção de uma nova sociedade - novos homens é mulheres se faz na compreensão dos companheiros com seus limites. A soma no campo das classes dominadas é mais importante que a divisão. Não acredito que você está indo para o campo de guerra da Direita, mas fico triste ao perceber que dá energia para o inimigo. Que o Eduardo precisa melhorar sua postagem em alguns momentos em que provocado atira irracionalmente. Mas joga-lo a bacia e água juntas é uma sandice. Somos humanos e não santos. O diálogo e a comunicação liberta. O medo de dialogar leva a escuridão e a uma vida sem sentido. A direita usa dos aliados da esquerda e depois os vomitam ao lixo junto ao ratos.

André Lux disse...

Prof.Joaquim Pio, o Guimarães é sim um déspota, um desequilibrado e agora descobri que é também um mentiroso. A luta dele pode ser nobre, mas suas motivações não são. Já senti na pela a fúria dessa gente quando são contrariados. O uso constante de dramas pessoais e familiares realmente tem um grande apelo junto às pessoas mais carentes e isso é algo maquiavélico. Não é à toa que o blog dele não tem mais leitores, mas sim adoradores que o defendem de maneira irracional e violenta. Pessoas assim não podem se chamar de progressistas muito menos de esquerda. Eu prefiro ficar sozinho do que alinhado com esse tipo de gente.

Anônimo disse...

Sou o outro anônimo duplamente """anti-Edu""" (pode apagar um dos meus comentários porque burramente o enviei duas vezes). Se o blogueiro em questão tem pavio curto e não suporta sarcasmo e ironia, então ele CONFUNDIU minha pergunta com algo de tal teor, pois eu realmente queria que ele me EXPLICASSE algo. Perguntei exatamente por tê-lo em alta cota, por considerar que ele era capaz de desatar o nó que me dava a lógica por ele apresentada. Bastava que DESENHASSE já que era tão simples. De fato não é exclusividade dele. Muitos "sábios" possuem esse aura inatingível. À "esquerda" pode ser resumido como: não entende/aprova algo, "é tucano/psolista, não reconhece o que o Lula fez pelo Brasil". Reconheço muito bem, tanto que não mudo minha posição por birra de seus defensores arrogantes. Mas tenho inquietações pontuais e parece que ninguém está disposto a me tirar as dúvidas. O pedestal é muito alto, se o leitor não entende ou não aprova todos os pontos, é taxado de burro ou mau-caráter.

Luís disse...

Eu tenho percebido isso desde que Dilma assumiu a presidência.

Depois que Dilma assumiu a presidência, a "blogosfera progressista" acabou se transformando numa umbigosfera (ou egosfera) governista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...