Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sugestão de leitura: "Como Mudar o Mundo", de Eric Hobsbawm

Comprei, estou lendo e recomendo!

Sinopse: O livro consiste numa espécie de tributo à influência de Marx sobre Hobsbawm, algo visível ao longo de toda sua trajetória acadêmica e política. Firmemente estabelecidas desde 1931, quando ingressou ainda adolescente numa liga de jovens comunistas em Berlim, as simpatias ideológicas do historiador não comprometem, contudo, a lucidez da sua interpretação dos trágicos erros cometidos ao longo do século XX em nome das ideias do autor de “O Capital”. A primeira parte de “Como mudar o mundo” é dedicada ao estudo das condições de produção e recepção dos textos fundadores do marxismo, como “O Manifesto do partido comunista”, os “Grundrisse” e “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra”.

Hobsbawm aponta os antecedentes históricos do pensamento marxista em diversos autores, destacando, contudo, sua originalidade na interpretação global da sociedade capitalista e de suas contradições atuais. Na segunda parte, o autor analisa a história do marxismo a partir da década de 1890 (depois da morte de Engels), destacando sua trajetória inicial entre os sindicatos operários, o crescimento dos partidos social-democratas europeus, a luta antifascista entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, e a influência do marxismo na obra de intelectuais do pós-guerra e nos regimes comunistas da Europa e da Ásia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...