Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mais um estupro na rede Globo. Qual a novidade?

Gente, sinceramente, alguém aí fica chocado de saber que ocorreu um estupro ao vivo durante o Big Brother Brasil? O que vocês esperam desse programa, que deve ser a coisa mais grotesca, nojenta e ofensiva que existe na TV aberta atualmente?

Para a rede Globo o estupro foi ótimo, pois certamente ajudou a elevar ainda mais o IBOPE do programa! Ou alguém aí duvida? Isso aí é o mundo cão, e bota cão nisso! Mas tem gente que assiste, viu? Não perde um capítulo e ainda vê mais na TV a cabo, onde as coisas são mais "explícitas"!

Ou seja, quem assiste a esse lixo intolerável é responsável direto pelo estupro e por todo resto do show de horrores que acontece nesse programa escroto.

Mas o que é um estupro a mais em uma rede de televisão que opera em concessão pública e estupra a mente de milhões de brasileiros todos os dias há décadas?

Rede Bobo e você, tudo a ver? Pelo jeito, sim.


Luís Nassif: Por que o BBB tem que ser proibido

Intimidade e privacidade são bens indisponíveis. Isto é, não é dado a outras pessoas invadirem esse tipo de bem jurídico. É um direito individual, inalienável e intransferível. Somente a própria pessoa – por ela própria (não por meio de outro) - pode abrir mão desse direito.

Exemplificando. A legislação não pune a autolesão. Mas pune quem induz ou pratica a lesão em terceiros, mesmo com sua autorização. Não pune a tentativa de suicídio, mas quem induz. Não proíbe a prática de prostituição, mas pune quem explora.

Esses princípios derrubam a ideia de que basta a pessoa autorizar para que sua intimidade possa ser exposta por terceiros de forma degradante.

Tem um caso clássico na França do lançamento de anões. Um bar tinha uma atração que consistia em lançamento de anões. A prática passou a ser questionada nos tribunais. O depoimento de um dos anões foi de que dignidade era ter dinheiro para sustentar a família. A corte decidiu que a dignidade humana deveria prevalecer e proibiu a prática explorada pelo estabelecimento.

A análise do BBB deve ser feita a partir desses pressupostos.

Não poderia ser questionado juridicamente alguém que coloque em sua própria casa uma webcam e explore sua intimidade.

No caso do BBB, no entanto, a exploração é feita por terceiros de forma degradante. É como (com o perdão da comparação) o papel da prostituta e do cafetão. E não é qualquer terceiro, mas o titular de uma concessão pública obrigado a seguir os preceitos éticos previstos na Constituição - que não contemplam o estímulo ao voyeurismo.

Fonte: Blog do Nassif

9 comentários:

Xad Camomila disse...

Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) abre procedimento para apurar violação aos direitos da mulher no BBB12.
Objetivo do procedimento é exigir esclarecimento da emissora ao público sobre os fatos ocorridos:

http://www.prsp.mpf.gov.br/prdc/sala-de-imprensa/noticias_prdc/17-01-12-2013-mpf-sp-abre-procedimento-para-apurar-violacao-aos-direitos-da-mulher-no-bbb12

VIDA LONGA AO MPF ! !

Blonde disse...

Qual a novidade de um estupro na TV né? ele já foi retratado tantas vezes no cinema, lembro bem da cena do "Irreversível" de Gaspar Noé- acredito que você não viu, porque sua cinemateca parece que se limita a filmes hollywoodianos- onde a mulher é estuprada por longos minutos. A incoerência é a seguinte: Cansei de ver pessoas retratando o BBB como se fosse uma ficção, se é ficção o "estupro" foi armado (como vocês adoram dizer, que "tudo é armado".

André Lux disse...

Eu me divirto com os argumentos que os que assistem ao BBB usam para defender seu programa favorito. A única coisa que estranho é: por que será que não tem coragem de assinar seus nomes verdadeiros? Freud explica...

Um coração bate aqui do outro lado. disse...

Você não entendeu o que eu disse, acho que Freud não explicaria sua dificuldade de comentar sobre as ideias das pessoas...

André Lux disse...

Risos!

Anônimo disse...

Nossa eu me divirto aqui vendo os fãs do bbbosta se debatendo para defender o lixo que gostam!

victor disse...

é uma boa oportunidade para a dilma cassar a concessão dessa inimiga do povo brasileiro que é a globo.

Rodrigo Vicente disse...

Meu Deus, é de assustar e chocar que essa emissora tenha conseguido mais uma vez concessão para fazer o que faz. Indigna e e muito.

Guilherme disse...

Se você acha que esse programa é ruim, devia ver Mulheres Ricas na band.
2 programas dispensáveis.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...