Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sábado, 29 de outubro de 2011

Arnaldo Jabor destila racismo contra Orlando Silva e é rechaçado no Twitter

Em comentário na Rádio CBN, na última quinta (27), o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor destilou todo o seu preconceito e anticomunismo ao comemorar a saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte. "Finalmente, o Orlando Silva caiu do galho”, disse Jabor, ao iniciar sua fala na rádio. Além de associar, indiretamente, o ex-ministro a um “macaco”, o que se segue é uma saraivada de xingamentos gratuitos e raivosos contra Orlando, o PCdoB e a UNE. As declarações geraram reação nas mídias sociais.


Utilizando-se de toda a teatralidade de que é capaz, o comentarista da ultradireita esculhamba não só com a sigla comunista, mas joga todos os partidos na vala comum da corrupção, discurso muito comum entres os que tentam desacreditar a política e os políticos.

Mas é contra o PCdoB que ele centra fogo. Jabor não só reforça o coro da mídia como um todo - que tem alimentado o noticiário com denúncias a respeito das quais não há nenhuma prova sequer - como toma como verdade as acusações que nem chegaram a ser investigadas. E passa dos limites, ao agredir até o falecido líder comunista João Amazonas, classificando-lhe como um "delirante maoista".

Com sua metralhadora de adjetivos desabonadores, dispara também contra a UNE. Numa demonstração de completa neurastenia, ele chama jovens de "malandros" e "oportuinistas", depois os acusa de desviariam dinheiro.

O comentário provocou reação. Nas redes sociais, até a noite desta sexta (28), crescia o movimento em repúdio ao jornalista, que desrespeita as principais regras da profissão. Com a hastag #ArnaldoJaborRacista, os internautas defenderam o PCdoB e cobravam um processo contra Jabor por racismo.

"Espero uma atitude imediata da justiça pq no Brasil Racismo é crime inafiançável #ArnaldoJaborRacista", postou a tuiteira @Marianna_UFRN . O presidente da Ubes, Yann Evanovick, também rebateu, em sua conta no twitter @YannUbes: "Jabor no Brasil de hoje representa o que tem de pior na sociedade. Isso é para os que acreditam que no Brasil não tem mais racismo. #vergonha".

Até a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, criticou o comentarista no microblog. "Quero repudiar veementemente a declaração racista do Arnaldo Jabor sobre o ex-ministro Orlando Silva. Isso é inaceitável!", escreveu.

A entidade do movimento negro Unegro anunciou que lançará manifesto de repúdio às declarações de Arnaldo Jabor e exigindo sua imediata demissão, além de uma investigação do Ministério Público por crime de racismo.

Da Redação

16 comentários:

Luciano disse...

Se investigar a fundo, não só encontraremos esse fuleiro como também o Reinaldo Azedo como espiões dos EUA. Alguem duvida?

Pedro disse...

Onde vamos parar com todo esse patrulhamento? Afinal vivemos ou não numa democracia?

André Lux disse...

Racismo é crime, Pedro, principalmente em uma democracia de verdade. Você não sabia?

Pedro disse...

É lógico que racismo é crime. Mas nao vi racismo no comentário. O cara pegou pesado em alguns aspectos, mas nao existe racismo ali. Quando ele diz que Orlando caiu do galho, quis dizer que foi uma fruta podre que cai de uma arvore.

André Lux disse...

Deve ser duro mesmo pra vocês fascistóides ter que admitir que um dos seus maiores heróis midiáticos não passa de um canalha racista...

Pedro disse...

Meu Deus, muito barulho por nada. Mas como vivemos em uma democracia, então entre na justiça contra o cara, ficar chorando na internet não vai adiantar nada. Afinal de contas, somente macacos caem de arvores? E gatunos que tentam roubar? E frutos podres?

Ser valente na internet é fácil...

André Lux disse...

Pimenta nos olhos dos outros é refresco, né?

E de ser valente na internet você entende bem, não rapaz?

Geopolêmica disse...

É bem isso que eu espero de direitistas. Tentarem DESQUALIFICAR o racismo embutido no comentário do jabor. Acusar "patrulhamento" e cair no velho e manjado jogo do PIG de que está sendo vítima de tentativa de "censura". Todo advogado de defesa de criminosos faz isso, agora vem o senhor "pedro" atribuir a "uma fruta podre" a queda da árvore......elucubrações que beiram a exercícios de adivinhação.....

Anônimo disse...

Tarzan é o homem-macaco! E o Palocci caiu do galho também! Por que um branco pode ser comparado a um macaco, mas um negro não?

André Lux disse...

Talvez porque os brancos não foram escravizados por trocentos anos só por causa da cor da pele...

Anônimo disse...

Andre, nao da pra discutir com essa galera nao; é alienacao demais meu amigo e convenhamos, a lavagem cerebral é pesada, nao é qquer um que consegue se desvencilhar nao!

Anônimo disse...

Como cineasta era medíocre.
Como comentárista é medíocre.
Como cidadão é medíocre.
Nem sei porque alguém ainda perde tempo com esse poço de mediocridade.

André Lux disse...

É que ele dá voz ao que há de mais podre e baixo na alma de todos os medíocres...

Jandira disse...

Prestar atenção ao Jabour é bater palmas para maluco dançar. Sempre foi um sinhozinho da zona sul do Rio metido a intelectual. Não passa de um adolescente que não cresceu.

Dhanylo disse...

Da maneira que falam dos adolescentes sinto como se nunca tivesse sido um...
Pessoas idiotas são idiotas em qualquer idade.

Alexandre Figueiredo disse...

Não vou negar, até gosto do Jabor. Leio sempre suas colunas, mas racismo é crime e ele deve responder e pagar por isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...