Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

segunda-feira, 7 de março de 2011

O podre "latifúndio" blogosférico (em apoio ao André Lux)

Blogosfera não tem dono. Pioneirismo, número de seguidores, organização de atos públicos, entrevista com Lula... não são credenciais pra ninguém se colocar em torre de marfim, em altar, como semideus. E exigir dos demais coluna vergada, incensamento.

- por Sonia Amorim, no blog Abra a Boca, Cidadão!


Bom saber que não estou sozinho neste luta
contra o nascimento do PiG blogosférico
 
Desde a histórica entrevista do presidente Lula a um grupo de blogueiros autodenominados "progressistas", em 24.11.2010, vimos alertando a blogosfera sobre as atitudes autoritárias, preconceituosas e antidemocráticas de alguns destes blogueiros em relação aos demais editores/redatores de blogs independentes.

Começamos a manifestar preocupação com o comportamento destes "colegas de ciberespaço" no post Fogueira de vaidades e demos continuidade nos posts O "grito dos excluídos", Sabujice blogosférica, Em nome da verdade, Alerta geral: risco à blogosfera e Rebelião blogosférica, todos publicados aqui no final de novembro do ano passado.

O Abra a Boca, Cidadão! é um blog novo, completará 5 meses na próxima semana. Estes posts alertando sobre os riscos de um "pig blogosférico" tiveram pequena repercussão. A questão não foi amplamente debatida, esta reles blogueira foi desautorizada por gracejos e insinuações de alguns blogueiros "medalhões" e o problema continua.

Felizmente, há "vida inteligente" na blogosfera. Gente que pensa com a própria cabeça, que não precisa de "mentores", que rechaça e denuncia intolerância, autoritarismo, vaidade doentia, arrogância, prepotência e outras atitudes típicas da velha mídia reproduzidas em alguns setores da blogosfera.

É o caso do jornalista e blogueiro André Lux, que lucidamente vem postando em seu blog Tudo Em Cima artigos sobre esse grupelho de blogueiros "tubarões", que se dizem "progressistas", mas se comportam ridiculamente como proprietários do ciberespaço, transformando-o numa espécie de feudo, onde eles são os senhores e os demais (nós todos), reles vassalos, relegados ao papel de elogiá-los, aplaudi-los, incensá-los.

Adeptos do pensamento único, não admitindo opiniões divergentes nem vozes dissonantes, costumam falar em nome da blogosfera, sem que tenhamos dado qualquer procuração a eles. E é aí que está o problema.

E quando criticados, denunciados, se colocam como vítimas, ridicularizam, menosprezam, diminuem, fazem pouco. Mas nunca descem do pedestal onde se colocaram.

Se não nos posicionarmos e denunciarmos tais atitudes, se permitirmos, podem vir a criar oligarquicamente alguma regulamentação, "carteira/registro de blogueiro", crachá, anuidades e outras espertezas mais...

Blogosfera não tem dono. Pioneirismo, número de seguidores, organização de atos públicos, entrevista com Lula... não são credenciais pra ninguém se colocar em torre de marfim, em altar, como semideus. E exigir dos demais coluna vergada, incensamento.

O ABC! não aceita e não faz idolatria de quem quer que seja. Muito menos de reles, imperfeitos e falíveis mortais.

7 comentários:

Geopolêmica disse...

Com certeza não estás sozinho André. Sou novo na blogosfera mas leitor assíduo des melhores blogs progressistas que conheço e o seu está entre eles. Sem puxa-saquismo, é o que realmente defendo, uma esquerda sintonizada com o nosso tempo, uma esquerda que se não pode mais desenvolver um processo revolucionário, que faça conquistas ao longo de muitos anos seguidos (de preferência...), que consiga dar continuidade a algo que NUNCA TIVEMOS neste país, mais justiça social. A blogosfera tem papel fundamental neste processo, onde não deveria haver lugar para pseudo-progressistas.
Forte abraço.

Ricardo Melo disse...

Apoiado. Não vamos reproduzir na blogosfera de esquerda os mesmos erros da mídia grande. Vamos retomar o tema do combate ao pensamento único.

Airton Jacques disse...

Concordo inteiramente com o texto. A intenção de escrever um blog não é exatamente a liberdade de poder se expressar sem prestar contas a ninguém? Já indiquei o blog para várias pessoas e todas gostaram da sua visão. Críticas sempre existirão. Como a própria presidenta dizia na campanha eleitoral "é melhor o barulho da imprensa livre que o silêncio da ditadura".

josue disse...

http://www.funverde.org.br/blog/archives/8186

sugestão de leitura :-)

Marcos Doniseti disse...

Alguns críticos do governo Dilma, supostamente 'esquerdistas, estão afirmando que ela teria se rendido a uma 'ortodoxia neoliberal' em função do corte de gastos públicos que anunciou.

Porém, andei pesquisando dados relativos aos investimentos públicos válidos para o período de 1995 a 2009 e também a respeito do Orçamento da União para 2011 e constatei que tal afirmação não passa de um conto da carochinha.

Para maiores informações, sugiro a leitura do texto que publiquei no meu blog a respeito do assunto (não irei publicá-lo neste espaço pois ele ficou muito extenso):

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com/2011/03/o-governo-dilma-e-o-suposto-corte-dos.html

Gessy disse...

Aquele episódio do Idelber AVelar, sobre o Monteiro Lobato, achei exagerada a reação da blogueira histérica em relação ao Monteiro lobato e em relação ao blogueiro. Foi uma celeuma total com as Caçadas de Pedrinho. Celso Lugaretti se posicionou muito bem a respeito : é fã de Monteiro Lobato, elu muitas obras do escritor e nem por isso se tornou racista!!

Jonas de Carvalho disse...

Meu caro Andre, mui modestamente manifestei o que penso a respeito de tudo isso que é muito semelhante, senão identico ao que voce pensa.

Me sentirei honrado se voce me visitar e ler:

http://jotagebece.blogspot.com/2011/03/vozes-no-deserto-andre-lux-e-sonia.html

Grandes abraços

Jonas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...