Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ibope: 62% dos brasileiros estão otimistas com o governo Dilma; Lula tem 87% de aprovação

- por Chico de Góis, em Globo OnLine

BRASÍLIA – A expectativa com o governo de Dilma Rousseff, que toma posse em 1º de janeiro, é otimista para 62% dos brasileiros, segundo dados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada na manhã desta quinta-feira. Para esses eleitores, ela fará um governo ótimo ou bom. Comparativamente ao governo do presidente Lula, 18% acreditam que Dilma será melhor, 58% acreditam que será igual e 14% acham que será pior.

Já a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a bater recorde em seu último mês de mandato. Lula, que em outubro tinha 85% de aprovação pessoal, agora tem 87%.

O percentual de eleitores que confiam no presidente também é recorde: 81%. O governo do petista, que em outubro era considerado bom e ótimo por 77%, agora tem 80% de aprovação.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 4 e 7 de dezembro, em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nordeste é a região que mais aprova Lula; Sul é a mais crítica

A região Nordeste é a que mais aprova o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 95% dos entrevistados na área, Lula é aprovado. Já no Sul, esse percentual cai para 80%. É também nessa região onde a avaliação do governo é mais crítica. Do total, 20% responderam que consideram a gestão do petista regular e 13% disseram que é ótima. No Nordeste, 37% acham que o governo é ótimo e somente 11% o avaliaram como regular. No Sudeste, os índices foram de 25% ótimo e 18% regular. O Sudeste é também a região que menos confia no presidente. Foram 19% os que responderam negativamente. No Nordeste, 91% afirmaram que confiam em Lula.

Quando a análise é feita levando-se em conta o grau de instrução, 19% dos que têm nível superior avaliaram como ótimo e 54% como bom. Outros 22% disseram que o governo é regular. Ruim e péssimo, nesse extrato, somaram 5%. Entre os que estudaram até a quarta série do ensino fundamental, 28% o consideram ótimo, 52% como regular, 15% como regular e 3% ruim ou péssimo.

A aprovação do governo é maior entre os que têm mais de 50 anos. Nesse segmento, 30% avaliam o governo como ótimo. Os mais críticos estão na faixa etária entre 40 e 49 anos, onde 19% o consideram regular.

Saúde e educação são prioridades para população

A pesquisa CNI/Ibope mostra ainda quais são as principais expectativas da população sobre o futuro governo de Dilma Roussef. Na ordem, são saúde, educação, segurança pública, combate à fome e à pobreza, combate às drogas, geração de empregos e combate à corrupção.

Sobre o futuro governo, 51% dos entrevistados disseram que a saúde deve ser a área prioritária a ser tratada por Dilma. Para 11%, deve ser a Educação, 7% responderam que é a segurança pública, 6% o combate às drogas e igual percentual o combate à fome e à pobreza.

De acordo com o instituto, de nove áreas avaliadas, sete tiveram variação positiva no governo Lula. Pela primeira vez, a segurança pública destacou-se com aprovação: 49% dos entrevistados disseram que aprovam as políticas adotadas na área, contra 46% que desaprovam. Em relação à pesquisa anterior, a aprovação subiu nove pontos percentuais nessa área.

O combate ao desemprego, com 66%, e o combate à fome e à pobreza, com 71%, são as áreas com maior aprovação. Os pontos negativos estão na saúde e em impostos. Noprimeiro caso, 54% desaprovam a condução do governo e, com relação aos impostos, 51% os consideram altos.

Quando questionados sobre quais os assuntos mais lembrados pelos eleitores sobre o governo Lula, 32% relataram a ação das Forças Armadas no Rio no combate ao tráfico e 11% disseram que a formação do novo governo da presidente eleita teve mais destaque.

3 comentários:

Anônimo disse...

Otimismo?! A minha vida está degringolando; a ascensão dessa corja ao poder coincide com a minha desgraça pessoal.

André Lux disse...

Taí mais uma motivo para comemorarmos o sucesso do governo Lula...

Anônimo disse...

Sádico!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...