Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Nós Vencemos! Tributo aos militantes

Muito me orgulha ter sido citado pelo ilustre Lula Miranda em seu emocionante texto, que reproduzo abaixo.

- André

Tributo aos militantes

Esse texto é para louvar e agradecer à militância. Para tanto, escolhi um dos nossos “paradigmáticos”. Um militante que nessa luta foi extraordinário: José de Abreu. O cidadão, não o ator. Foi estimulante, comovente testemunhar a dedicação, a entrega desse homem à nossa causa.

- por Lula Miranda, na Agência Carta Maior

Nós vencemos. Eles perderam. Simples assim. Aproveitemos à exaustão o deleite e as delícias dessa sagrada vitória. Não lhes daremos “o gosto” de um suposto e extemporâneo “terceiro turno”. Não tripudiaremos, decerto, pois não é da nossa índole. Porém tampouco aceitaremos ou permitiremos que tentem macular nossa alegria, nossa folia, novamente, com suas infâmias, com esse abjeto racismo e separatismo que agora nos oferecem em sua bandeja de misérias. Não. Esse lixo não nos serve. Esse lixo não serve ao Brasil que ora, com muito zelo, construímos. Vivemos num Estado de Direto. As instituições darão conta desses infames.

Para que fique bem claro, de uma vez por todas: quem somos “nós”, quem são “eles”. Nós somos os “militantes da utopia”, os “justos”, generosos, fraternos, humanistas; somos os guardiões e militantes de uma causa que preconiza mais distribuição de renda, mais Bolsa Família, mais empregos, Luz para Todos, mais Minha Casa Minha Vida,uma maior presença do Estado na economia, mais investimentos em infra-estrutura e saneamento básico, saúde, educação e segurança, mais cidadania.

Repito, mais uma vez, para que fique cristalino: nós vencemos. O nosso projeto foi aprovado pela maioria esmagadora dos brasileiros, de Norte a Sul; do Nordeste ao Sudeste. Dilma Vana Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente da República do Brasil. Dará continuidade e, mais que isso, aperfeiçoará o legado de Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente-operário.

Já eles, os perdedores, em sua esmagadora maioria, são/representam a “vanguarda do atraso”, o fundamentalismo religioso, o ódio, todo tipo de preconceito, o separatismo, a privatização, ou seja, a entrega do Estado a interesses privados, o cruel “higienismo” contra os desassistidos. Representam, pois, o destampatório de todo mal, a Pandora inesgotável – como bem registrou em artigo o meu valoroso conterrâneo Leandro Fortes. Eles simbolizam os “bichos escrotos” que solertes saíram dos esgotos, das sombras com a pretensão de arruinar a nossa festa e, por conseguinte, o nosso projeto de um país para todos os brasileiros.

Mas não conseguiram. A esperança venceu o medo, novamente; a verdade venceu a mentira, com altivez e galhardia. A catequese amorosa, que é inerente a nossa natureza, e que aperfeiçoamos com Leonardo Boff, Frei Betto e tantos outros, venceu sobejamente a pregação odienta dos nossos antagonistas. Nós vencemos – nunca é demais reiterar. Nós vencemos!

Vencemos [palavra saborosa], sobretudo, graças a nossa militância: fraterna, valente, aguerrida, desinteressada, pois idealista, amorosa. Foi emocionante rever/reconhecer os companheiros nas ruas de todo o país, panfletando, agitando as bandeiras da Dilma com fervor cívico, como há muito não se via. Como - ou melhor, por quê?! - não chorar diante daquela histórica manifestação de apoio dos artistas e intelectuais no Teatro Casagrande no RJ? Ou na manifestação dos juristas e professores na PUC-SP ou dos intelectuais e professores no campus da USP, por exemplo? E os cem mil com Lula em Pernambuco?! Como segurar as lágrimas ao ouvir a declaração de apoio de Marilena Chauí? Como não vibrar com o discurso flamejante de Luiza Erundina? Não tenho dúvida: os melhores estavam (e sempre estarão) do nosso lado. Caminharemos juntos, sempre em frente, buscando um auspicioso/generoso porvir.

Mas esse texto é para louvar e agradecer à militância. Para tanto, escolhi um dos nossos “paradigmáticos”. Um militante que nessa luta foi extraordinário: José de Abreu. O cidadão, não o ator. Foi estimulante, comovente testemunhar a dedicação, a entrega desse homem à nossa causa. Vê-lo nas ruas, em sua pregação afetuosa no twitter ou mesmo no 1º Encontro dos Blogueiros Progressistas. Não à toa esteve no palco na noite da vitória em Brasília – chorava copiosamente –, não simplesmente na condição de “papagaio de pirata” da presidente eleita, mas nos representando, militantes que fomos/somos . O Zé ali era “nós na fita”. Ah, o Zé Bigorna foi sensacional, singular.

Os blogueiros progressistas [prefiro, você bem o sabe, “de esquerda”] também tiveram um papel fundamental – assim como seus leitores e comentaristas. Alguns jornalistas também se recusaram a se associar aos infames sabujos da velha mídia e não se omitiram. Cito aqui alguns deles, jornalistas, blogueiros, leitores/comentaristas, como uma forma de registrar o nosso agradecimento e homenagem: Rodrigo Vianna (fundamental!), Altamiro Borges (grande Miro!), Luis Carlos Azenha (a sagacidade em pessoa), Eduardo Guimarães (incansável), Paulo Henrique Amorim (um guerreiro!), Luis Nassif, Brizola Neto, Renato Rovai (o que mais “furou”, digo, deu em primeira mão,resultados de pesquisas), Deputado Paulo Teixeira, Miguel do Rosário, Maringone, “Seu Cloaca”, André Lux, Jorge Furtado, Idelber Avelar, Celso Lungaretti, Conceição Oliveira, Argemiro Ferreira, Izaías Almada, Marcelo Sales, Flávio Aguiar, Palhares, Emir Sader (o nosso “emir”), Gilson Caroni Filho (um virtuose da “logopéia”), Antônio Martins (outro virtuose), Venício Lima, Laurindo Leal Filho, Mino Carta, Bob Fernandes, Marco Aurélio Mello, Luis Favre, Maurício Thuswohl, Maria Frô, “Na Maria”, Marco Weissheimer, Leonardo Sakamoto, Francisco Carlos Teixeira, Luis Carlos Lopes, Maria Inês Nassif, pessoal do blog Amigos do Presidente, Grupo Beatrice, equipe do Observatório da Imprensa, pessoal da Rede Brasil Atual, pessoal da Caros Amigos, Stanley Burburinho, Gunter Zibell, Professor Hariovaldo, Malu Marcondes Ferreira, Guimarães s v, Messias Franca (de Feira de Santana, Bahia)...

São tantos os nomes/talentos que se irmanaram nessa nossa vitória que dá um orgulho danado de estar ao lado dessa gente tão valorosa. Não dá não?

São tantos os nomes desse nosso aguerrido “exército”. Mas certamente faltou elencar o seu, estimado leitor. Portanto, caso seu nome ainda não conste dessa minha imperfeita lista [na verdade, um rascunho inicial], é só subscrever abaixo, pois, ao final, complementarei esse elenco de nomes/talentos e farei um poema-objeto (um cartaz virtual, algo assim) com o registro de todos que, de alguma maneira/forma, contribuíram para essa vitória da cidadania; seja como militante nas ruas, seja como jornalista, articulista, blogueiro (“sujo” ou “limpinho”), como leitor, comentarista etc. Qualquer maneira de entrega/dedicação valeu a pena - literalmente.

Se você é um dos nossos, um dos vitoriosos, subscreva abaixo.

Parabéns! Você ajudou a vencer a infâmia, o ódio, a maledicência. Parabéns! Você ajudou a eleger a primeira presidente do Brasil!

Receba os meus/nossos sinceros cumprimentos e agradecimentos. Celebre bastante até o dia da posse. Não se deixe incomodar pelos desmancha-prazeres [os que, insanos, clamam por um 3º turno]. Certamente nos encontraremos novamente em Brasília.

A luta, porém, sabemos, não acaba nunca. Afinal, nunca é demasiado lembrar, militamos em nome da utopia.

Viva a Dilma! Viva Lula! Viva o Brasil!

Lula Miranda é poeta e cronista. Foi um dos nomes da poesia marginal na Bahia na década de 1980. Publica artigos em veículos da chamada imprensa alternativa, tais como Carta Maior, Caros Amigos, Observatório da Imprensa, Fazendo Média e blogs de esquerda.

21 comentários:

Wilma disse...

Nossa, me arrepiei toda!!!
Todos que votaram na Dilma estão de parabéns. A esperança venceu mais uma vez!!!

cesar a giometti disse...

Um comentário curto e grosso: -É isso aí!!!!!!! VEncemos!

Anônimo disse...

Essa divisão da política entre "nós" e "eles" é de um esquematismo abominável. É incrível que a satanização do PSDB possa ser levada a um nível tão grotesco.

André Lux disse...

Não precisa ser muito inteligente para perceber que o "anônimo" aí está do lado "deles"... risos!

Anônimo disse...

André, você já viu o filme novo do Arnaldo Jabor, "A Suprema Felicidade"? O debate está pegando fogo! Hoje, o Jabor respondeu em sua coluna a uma dura crítica de Eduardo Escorel. E você, o que tem a dizer sobre o filme? E sobre a polêmica?

http://sergyovitro.blogspot.com/2010/11/arnaldo-jabor-patrulhas-ideologicas-e.html

josé lopes disse...

Agradeço a homenagem e a meiga lembrança do blog os amigos do presidente Lula do qual tenho a honra de ser leitor assíduo. Só de molecagem, parafraseando aquela música da Globo: "hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa é de quem vier quem quiser."
Ainda estou eufórico.
Valeu a luta!

José Roberto Miranda disse...

Viva o Amor! Viva a Verdade! Viva um Brasil soberano, em crescimento econômico e distribuição de renda! Viva um Brasil popular e democrático!

José Roberto Miranda disse...

Viva um Brasil soberano e democrático!

juçânia disse...

Nossa, quero meu nome nesta seleta lista. Desde 2006 sou uma comentarista "suja" he he he!!!!!
E tive o maior prazer nesta jornada, de ncorporar meus dois filhos Ramon e Bruno. Dois jovens universitários, que
compraram a briga e foram a luta.Viva nóis!!!!! Agora é Dilma

A TROMBA NO AR disse...

Parabens pela matéria!! Que faze parte dessa lista de Blogueiros. Adcione aí por favor Jornal a Tromba!

A TROMBA NO AR disse...

Parabens amigos!!! Viva o Brasil!!! Viva o jornal a Tromba

Rogerio Godoy disse...

Faço parte dessa militância que muito lutou pela vitória da nossa Dilma.
Aproveitando este espaço:
Ouvi falar que o sertão nordestino (do Sergipe ao Ceará) está todo esburacado. O povo está procurando os canos que o zé pinóquio disse que instalou naquela região pra “dar água de beber àquele povo de meu Deus”.
Quem será punido pela fraude das imagens no caso "bolinha de papel"?

Hector disse...

O blog que mais acompanhei foi o do Valdir (o esquerdopata). Ele merece constar aí.
Quanto à minha pessoa, digo que nunca numa eleição aconteceu comigo de perder amigos e parentes ficarem contra minha pessoa por apoiar Dilma. Inconformados por eu ser de classe alta, ter ótima formação acadêmica, ser paulista e branco..kkkk. Esperavam de mim, ser um psdbesta.

DoLaDoDeLá disse...

A mim também!
Abraços,
Marco

Ary Nunes disse...

Me sinto também muito orgulhoso de ter feito parte dessa militância vitoriosa. A vitória de Dilma foi meu maior prêmio.

Um agradecimento a todos os blogs "sujos" que foram importantes trincheiras nessa guerra insana. Mas vencemos!!

E acima de tudo parabéns ao Brasil que soube escolher os rumos que o conduzirá ao progresso,à jsutiça social, à erradicação da pobreza que por ora está em andamento!!

Vlwwww

Helio Leite disse...

Sou de Santa Maqria da Vitória-Ba e quase morri de medo quando deu segundo turno e Dilma ficou com 6% de vantagen do Coiso.
Fiz o que podia fazer, coloquei um grande paienel com a popaganda de Wagner, Pinheiro, Lidice, Lula e Dilma na frende de minha casa todos os dias e retirava à noite para não ser danificada ou roubada.
Fizemos carretas e panfletagen nas feiras. Ganhamos com 69,05% dos vbotos do nosso município

Irineu Messias disse...

Prezado André,

Muita boa a matérida do Lula Miranda. Fico feliz em saber que também contribui nesta militância virtual através do meu Blog: www.irineumessias.blospot.com.

Através do meu blog repercuti a maioria das noticias a campanha da Dilma. Atuei para desmascarar todas as mentiras da campanha serrista contra Dilma.

Para minha surpresa, número de acessos aumentou quase 300%!

Para a você pelo excelente blog, de onde, com humildade ,colhi muitas notícias para meu blog.

Continuemos nesta luta constante contra a mídia golpista e manipuladora. Sou um blogueiro progressista.Meu blog também é um blog "sujo",co muito prazer.
Grande abraço,

Irineu Messias
Paulista, PE

SAROBA disse...

Faltou o Blog da Dilma Presidente, com Daniel e os seus editores, Guerrilheiros Virtu@is, Terra Brasilis do Prof. DiAfonso, Desabafo Brasil, Onça Pintada.... entre tantos "anonimos" militantes.
Saroba

Antonio Carlos disse...

É isso camarada André!

A próxima batalha é a Prefeitura de Jundiaí.

Venceremos...

paulo gaiotto disse...

André: Tomei contato com seu blog meio que por acaso. Tenho 47 anos e não milito mais de forma orgânica, partidária. Todavia, tantos pelas críticas de cinema como pelos comentários políticos e acesso a outros blogs, pude ver de perto a resistência e o papel essencial dos blogs "sujos". Meio que renasci para a politica. Obrigado.

Orgulhem-se mais e mais de serem blogueiros sujos. A "sujeira" de vocês é aquela inerente a quem trava batalhas. A "limpeza" "deles" é a que oculta o mofo das suas idéias e a podridão de seus salões vazios.

Parabens a todos. Tem sido um prazer e uma honra frequentar seus blogs.

Abraços

Anônimo disse...

Ganhamos !! Ô delícia !! Aí tem uns bobos, desmancha-prazeres, como disse o Lula Miranda, que me perguntam ( por puro despeito, eu sei ...) : "e você ganha o que com isso?? "Ah.... se o sujeito não sabe o que EU ganho com isto... e eu vou lá perder mais tempo explicando ?? Olho pro sujeito, caio na gargalhada, e continuo comemorando... Parabéns a todos nós...Nós merecemos !!
Lais - São paulo Capital

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...