Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Eduardo Guimarães: Campanha tucana desmascarou elite paulista

Esse preconceito extremamente arraigado entre a elite paulista sempre esteve lá e sempre ficou fora da imprensa, que jamais denunciou fenômeno que data de décadas e décadas e décadas. A campanha de José Serra à Presidência, porém, teve o “mérito” de expor à luz do dia essas perversões de classe, de etnia e geográficas.

- por Eduardo Guimarães, no blog Cidadania

São auspiciosas as notícias de que a estudante de Direito paulista Mayara Petruso (foto acima) pode ser processada criminalmente por racismo, crime que cometeu recentemente no Twitter. E de que outros que se juntaram a ela naquele crime estão sendo identificados para sofrerem o mesmo tipo de processo.

Os crimes de racismo e de discriminação na internet datam de há muito tempo sem que jamais tenham ocorrido punições exemplares, de forma a pelo menos fazerem com que os racistas e discriminadores por orientação sexual, região do país etc. contenham as suas personalidades degeneradas.

No domingo à noite, usuários de redes sociais começaram a postar mensagens ofensivas ao Nordeste, relacionando o resultado da eleição presidencial à boa votação de Dilma na região. As mensagens foram desencadeadas após Mayara postar no Twitter a seguinte sentença:

@mayarapetruso: “Nordestisto não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado. #nordestisto”

Não satisfeita, Mayara terminou de expor suas perversões morais:

@mayarapetruso: “Brasileiros, agora fodam-se! Isso que da, dar direito de voto pra nordestino. #nordestisto”.

Essas postagens da moça no microblog foram o que bastou para desencadear uma onda surpreendente de mensagens furiosas contra negros e nordestinos que engolfou as redes sociais. Todavia, foram poucas dessas mensagens que se igualaram às da jovem paulista estudante de Direito em termos de perfil criminoso, pois ela pregou até assassinato.

Por chocante que seja, é preciso rever algumas dessas mensagens:

@dilma_Bebada: “Infelizmente quem decide eleição não é quem lê jornal, e sim quem limpa a bunda com ele. Quem perdeu foi o Brasil! #euquero45”

@emerlinlipe: “tem gente que fala que todos os brasileiros são iguais discordo… Não quero e não sou igual ao povo do Norte/nordeste”

@ClaytonAmerico: “Bem vou trabalhar porque não ganho bolsa família dos nordestinos. Nem faço 2 filhos por ano pra ter mais bolsa família #nordestisto

@Ju_Balog: “Enfie seu OXENTE no cu, vagabundos q vivem de bolsa miseria, vc’s não trabalham 1/3 do q a gente em SP #nordestisto

@carolsalgueiro: “Rindo muito da tag #nordestisto. Já vi nordestino dizendo que é educado e inteligente, AVÁ!”

@FerLeoni: “Para eleitores de merda, uma presidente de merda! #nordestisto”

@suhelen1: “80% do amazonas vota na Dilma… cambada de índio burrooooooooooooo”

@andrebittarello: “Me tornei RACISTA HOJE POR CAUSA DE VOCÊS PRETOS FEDIDOS QUE SÓ QUEREM TER FILHOS E ENCHER A BARRIGA COM O DINHEIRO DOS QUE TRABALHAM!!!”

@edujunior: “Sou bem a favor de um muro separando sul/sudeste do norte/nordeste”

@DeehSativa: “No Sul/Sudeste tem muito mais gente bonita do que no Norte/Nordeste”

@LorenzoC_: “ADOREI O QUE A MAYARA PETRUSO DISSE. E XENOFOBIA É O CARALHO, ISSO QUE ELA DISSE É SIMPLESMENTE A VERDADE!”

@Pedroo_MG: “A cmo eu Queria Q o sul/sudeste se separasse do Norte/Nordeste. Pra até Q enfim Governo ñ ganhar eleição por dar esmola, e sim por projetos.”

@tayane_monteiro: “só nordestinos fdp pra vota na Dilma! Nordestino num serve pra NADA DE UTIL vem pra SP ENCHE O SACO e vota na merDilma”

@Mikafrauzola: “Bando de nordestinos FDP …..são tão burros, que qlqr idiota faz a cabeça dles….por isso q eu odeio nordestino…..”

@Mikafrauzola: “Tbm esse país é cheio de baiano morte de fome… por isso q ela ganhou….”


O que chama a atenção nessas barbaridades é que foram proferidas todas por jovens brancos, ao menos de acordo com as fotos deles nos perfis no Twitter em que foram publicados os textos acima. E, pelo que escreveram, fica claro que são paulistas.

O fato de jovens terem posições políticas e preconceitos tão formatados sugere que essa mentalidade decorre da criação que receberam dos pais, até mesmo quando as posições políticas deles não sejam do mesmo jaez das dos filhos.

Ninguém que pertença às classes média alta e alta de São Paulo terá sido surpreendido pelo nível de xenofobia, de racismo e de intolerância – e mesmo de ignorância – de jovens que se julgam “inteligentes e estudados”, mas que escreveram textos compatíveis com os mais baixos níveis de instrução ou de civilidade.

Desde que me conheço por gente – e tendo nascido e crescido na classe média alta paulistana, entre a qual vivo até hoje – que ouço preconceitos contra os nordestinos, os quais, em meu Estado e na minha cidade – e, sobretudo, no bairro paulistano em que resido –, sempre foram chamados de “baianos”, sendo-lhes atribuído tudo que há de ruim por aqui.

Esse preconceito extremamente arraigado entre a elite paulista sempre esteve lá e sempre ficou fora da imprensa, que jamais denunciou fenômeno que data de décadas e décadas e décadas. A campanha de José Serra à Presidência, porém, teve o “mérito” de expor à luz do dia essas perversões de classe, de etnia e geográficas.

Só uma punição exemplar dos que cometeram esses crimes, portanto, pode começar a inibir, se não o preconceito deles, a difusão aberta de suas “idéias” odiosas e repugnantes, vertidas por jovens que têm tudo na vida e que consideram natural externar os preconceitos que lhes foram incutidos no ambiente familiar enquanto cresciam.

6 comentários:

Anônimo disse...

É triste. E acredito que se não houver nenhuma punição, o Brasil poderá estar caminhando para uma Xenofobia ainda maior. E um perigo para um País do tamanho do Brasil. Mudar a cabeça de alguém é complicado, mas inibir é o mínimo. Senão a intenção ganha força e parte para ação. Que situação...

Ricardo Melo disse...

Esses eleitores são tucanos.

Ódio, ignorância e falta de conhecimento de Brasil.

E quem desconhece tem medo.

A elite brasileira tem medo do Brasil, tem medo do que é o Brasil, tem medo do que pode vir a ser o Brasil.

Esses são os primeiros a se jogarem no colo do Império em caso de dúvida.

Em vez de querer separar o Nordeste, seria melhor se esses preconceituosos se mudassem todos para os EUA.

Karla disse...

Isso é que dá fazer uma campanha irresponsável, sem ética, com um único objetivo de satisfazer uma ambição pessoal. Veja que cenário foi criado para o Brasil. O objetivo do Brasil não é esse: "criar um país cheio de preconceitos, sem união e fraternidade". Um presidente de verdade tem que lutar contra isso tudo e não fazer o oposto.

André Lux disse...

Acho que a "elite" não vai querer ir para os EUA, agora que o país é governado por um "terrorista", "muçulmano", "comunista", "ateu", "a favor dos gays e do aborto" e ainda por cima negro!

A melhor opção para eles é mesmo a Itália, governada pelo megafascista Berluscony...

Helinho de Barros disse...

O antônimo de “rico” é “pobre”, não é classe média! A classe média foi inventada pela mídia corrupta para fortalecer a idéia de que essas pessoas são diferentes dos pobres. Criou-se uma categoria especial de pobres para dar sustentação as idéias vendidas por essa mídia. Para diferenciar juízes, promotores, generais, servidores públicos em geral, do resto dos pobres, inventaram essa aberração hierárquica, que pensa ser “quase rico”. A pergunta que eles não conseguem responder é: se você ficar sem salários continuaria rico?

Carlos disse...

Mais uma vez fico envergonhado diante da juventude brasileira da qual faço parte, sou do RS, curso escola técnica e universidade ao mesmo tempo, alem de trabalhar, chego em casa e tenho que ler uma coisa dessas na net, é dificil ter que aturar essas pessoas que se consideram gênios mais nunca pegaram um livro pra ler, que mal conhecem a história brasileira. Votei na Dilma assim como a maioria dos meus amigos da universidade, quem fala assim dos nordestinos não conhece a história da região.

-Remember, remember, the 5th of November!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...