Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Jogo sujo não fez efeito: Dilma sobe a 51% e abre 24 pontos sobre Serra, diz Datafolha

Apesar da escalada golpista da grande mídia e da oposição demo-tucana para inviabilizar a vitória da presidenciável Dilma Rousseff, a corrida presidencial entrou em fase de alta estabilidade nas taxas de intenção de voto dos principais candidatos. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16), Dilma ainda oscilou um ponto percentual para cima, chegou a 51% e venceria a disputa no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

Quando se consideram só os votos válidos, os dados apenas aos candidatos (excluindo-se os brancos e os nulos), Dilma vai a 57%. José Serra (PSDB) ficou exatamente como há uma semana, com 27%, e Marina Silva (PV) também repetiu sua taxa de 11%. Em votos válidos, o tucano tem 30%. A verde fica com 12%. Há 4% que dizem votar em branco, nulo ou nenhum. Outros 7% se declaram indecisos. Os demais seis candidatos não pontuaram, segundo o Datafolha..

O levantamento comprovou que teve impacto mínimo até agora, quase imperceptível, o uso eleitoreiro por parte do PSDB da quebra de sigilo de tucanos e da filha de Serra, Veronica. O Datafolha apurou que 57% dos eleitores tomaram conhecimento do assunto. Mas, apesar de a maioria conhecer o caso, só 12% se consideram bem informados a respeito.

As taxas de maior conhecimento estão entre os mais escolarizados (86%) e os que têm maior renda mensal (84%). Mas esses segmentos são minoritários no eleitorado e não provocaram alterações no quadro geral.

Numa estratificação apenas dos que se declaram mais bem informados, a taxa de intenção de votos de Dilma fica em 46% (contra os 51% no cômputo geral). Serra vai a 33% e Marina oscila para 14%. Ou seja, a soma do tucano com a verde daria 47%, e o cenário seria de um possível — mas ainda assim improvável — segundo turno.

No outro extremo, entretanto, quando são separados apenas os eleitores que nunca ouviram falar do caso da quebra de sigilos fiscais de tucanos, Dilma vai a 53%, Serra desce a 24% e Marina pontua apenas 8%. A estabilidade do quadro geral apurado pelo Datafolha também aparece em quase todos os segmentos pesquisados pelo instituto.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Dilma ampliou sua vantagem e venceria com 57%, contra 35% de Serra. Os percentuais eram 56% e 35% há uma semana. Do ponto de vista geográfico, as únicas variações significativas e além da margem de erro ocorreram no Paraná, no Rio Grande do Sul, em Brasília e em Belo Horizonte.

Dilma perdeu oito pontos em Curitiba (PR) e voltou a ficar atrás de Serra nessa capital. A petista tem 28%, contra 36% do tucano. No Paraná como um todo, ela recuou cinco pontos — mas ainda lidera por 41% a 35%. A petista também piorou seu desempenho em Brasília, saindo de 51% para 43%, mas continua líder porque Serra está com 21%.

No Rio Grande do Sul e em Belo Horizonte ocorreu o inverso, com Dilma melhorando seu desempenho. Entre os gaúchos, a petista foi de 43% para 45%, e Serra desceu de 38% para 34%. Na capital mineira, a petista foi de 40% para 44%. Serra oscilou de 23% para 25%.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 30014/2010, a pesquisa foi realizada sob encomenda da Folha de S.Paulo e da Rede Globo, nos dias 13 a 15 deste mês, com 11.784 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo

2 comentários:

Fernando Fabbri disse...

Isto mostra que cada vez mas, nós que trabalhamos e muito aqui na região Sudeste, temos que compactuar com este governo extremamente corrupto e que sustenta mais da metade da população com miseros R$ 120,00, por não terem um plano de educação efiacaz e muito menos de geração de empregos, e que não cumpriram nem 20% do tal do PAC, na região nordeste proporcionando mais o aumente de desempregados por lá. Vamos dar educação para a população e não esmolas, chega mentiras e todas as pesquisas de aumente de empregos no Brasil é feito em São Paulo, mostrem a verdadeira realidade em que se passa o Brasil e a região Nordeste. Postem isto.

André Lux disse...

Não tem nada mais ridículo do que ver um paulista que se julga membro da "raça superior" exalando todo o seu ódio e seu preconceito contra os nordestinos.

Em horas como essas, dá vergonha ter nascido aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...