Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Surreal: Jingle de Serra apela para o nome de... Lula!

Depois que o DataFraude e o Ibope divulgaram suas novas pesquisas mostrando Dilma do PT disparando à frente da corrida à presidência, parece que tanto José Serra quanto seus marqueteiros perderam os poucos parafusos que lhes restavam no côco!

O desespero é tanto que no novo jingle de Serra, recém divulgado no site do candidato de FHC, o primeiro nome que se ouve é o do... presidente Lula!

Sim, é isso mesmo, não estou brincando! Pela primeira vez na história da política mundial, um candidato de oposição ao governo usa o nome do atual presidente, cuja sucessora ele precisa derrotar, para tentar alavancar sua campanha!

Sinceramente, me faltam os pontos de exclamação! É o desespero total!

Confiram abaixo a análise do cineasta Jorge Furtado sobre essa verdadeira aberração da natureza política!

Crise de identidade: o jingle de Serra

- Por Jorge Furtado, no seu Blog

O jingle do candidato José Serra acumula as funções de tentativa de fraude e confissão de derrota.

Fraude porque mente (insistentemente) ao dizer que José Serra é o candidato da continuidade e não da oposição. O jingle mais do que sugere, afirma que Serra – subitamente transformado em Zé – é o cidadão de origem humilde que “foi a luta e venceu”, como o Lula, e por isso é o melhor candidato para o “Brasil seguir em frente”.

Nos últimos sete anos e meio, a oposição – e sua imprensa – referiu-se ao Lula como ignorante, analfabeto, bêbado, estuprador de meninos, mentiroso, ladrão e assassino. Hoje, faltando dois meses para a eleição, Lula ocupa o primeiro verso do jingle do candidato desta mesma oposição. “Era brincadeirinha, nós também adoramos o Lula! Apedeuta era elogio, quer dizer ‘fofinho’!”

Confissão de derrota porque nunca em toda a história deste país (ou de qualquer outro, que eu saiba) se ouviu um jingle de um candidato de oposição que incluísse o nome do titular do cargo ao qual este candidato faz oposição. É como se o hino do Flamengo incluísse o nome do Vasco.

O jingle da oposição investe na ignorância ou desatenção do (e)leitor, uma aposta que se tornou um padrão. Não tem dado muito certo. Depois de sete anos e meio de ataques coléricos ao presidente e ao seu governo, os demotucanos chegam à eleição com um jingle em que o refrão grita, com todas as letras, o nome de Lula da Silva, mas não o nome do seu próprio candidato, José Serra.

Quando Lula da Silva sair
É o Zé que eu quero lá
Com Zé Serra eu sei que anda
É o Zé que eu quero lá

José Serra é um brasileiro
Tão guerreiro quanto eu
É um Zé que batalhou
Estudou, foi à luta e venceu

Zé é bom e eu já conheço
Eu já sei quem ele é
Pro Brasil seguir em frente
Sai o Silva e entra o Zé

José Serra foi Ministro
Deputado e Senador
Esse Zé já foi Prefeito
Zé já foi Governador

Tá testado e aprovado
Por tudo que ele já fez
Sempre teve do meu lado
Eu quero Zé Serra dessa vez

(refrão)

Quando Lula da Silva sair
É o Zé que eu quero lá
Agora é Serra Presidente do Brasil


Clique aqui para ouvir o jingle de Serra no site do tucano!

7 comentários:

Anônimo disse...

é engraçado vc falando da dILMA E DO LULA COMO SE ELES FOSSEM A SALVACAO DO BRASIL E O SERRA O DEMONIO RSS ESSE GOVERNO PATROCINOU O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPCAO QUE ESSE PAIS JA VIU, O ESTADO TA TODO CHEIO DE COMPANHEIROS SE LAMBUZANDO COM DINHEIRO PUBLICO E VC AQUI COMO SE TUDO ISSO FOSSE NORMAL.PQ VC NAO FALA DISSO ? OS TUCANOS NAO GOVERNAM O PAIS E NAO GOVERNARAO.A DILMA VAI GANHAR. E AI ? DO MESMO JEITO QUE VC A MIDIA QUE VC ESCULHACHA É PARCIAL, VC TBEM É . QDO LEIO SEU BLOG CHEGO A SEGUINTE CONCLUSAO.O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO.

Mack disse...

Quando o Lula da Silva sair, é a Dilma quem vai assumir/

Quando o Lula da Silva sair, o psdb dem vai é SUMIR/

André Lux disse...

A diferença entre meu blog e a mídia que você gosta é que eu assumo que sou parcial e deixo isso bem claro para todo mundo. Já a sua mídia faz o contrário: é parcial até o último fio de cabelo, mas se vende como imparcial e isenta.

Sobre o governo Lula ter feito o "maior esquema de corrupção que o país já viu" é puro delírio de vocês da direita hidrófoba. Pelo contrário: o governo Lula foi o que mais combateu e corrupção - pela primeira vez na história do país banqueiros do porte de um Daniel Dantas foram presos.

Contra os fatos não há delírio golpista que resista.

Felipe disse...

Sua parcialidade é tão intensa que você a utiliza também para a sua própria interpretação. Isso demonstra como sua cabeça é fechada e você procura "motivos" para ter o que criticar ao invés de olhar um fato por diferentes pontos de vista.

Na minha interpretação do jingle, por mais leigo que eu seja, acredito que tenha se referido a Lula num tom muito imparcial. Em momento algum ofende, ou muito menos dá ideia de continuidade, e sim que haverá mudança para melhor, como no trecho: "Com Zé Serra eu sei que anda". Você sendo Jornalista e notadamente não ignorante, não deixe seu radicalismo embaçar a sua capacidade intelectual, como ocorre com muitos.

Encaro até como "nobre" esta utilização, por não demonstrar haver repulsa entre os candidatos na disputa pela presidência, como ocorre nos EUA, por exemplo.

Você teria realmente a capacidade de dizer que José Serra não foi uma pessoa que Estudou, foi à luta e venceu?

Ao contrário de Lula, ele sim venceu, e não cresceu na vida como político baseado em sindicalismo e militâncias (Termo muito sugestivo e utilizado por Dilma).

Minha opinião é de que pense mais antes de seguir e difundir críticas baratas.

André Lux disse...

Felipe, é simplesmente hilariante ver um candidato de um partido que fez oposição feroz ao governo do PT (um de seus políticos chegou a ameaçar dar uma surra no presidente!) usar o nome do Lula para tentar convencer o eleitorado que ele é melhor do que a candidata da situação!

Isso aí vai entrar para os anais do marketing político, como uma das demonstrações mais gritantes e ridículas de desespero.

Ah, por sinal, aquele político machão que ameaçou bater no Lula, hoje teve que se aliar em seu Estado (o Amazonas) ao candidato ao governo estadual que está apoiando a... Dilma!

Hilário!

Ricardo Melo disse...

André, como é teressante vermos essas opiniões divergentes se manifestando no seu blog...

Sim, eles se manifestam, mas se manifestam como os "spin doctors", aqueles especialistas em inverter a lógica e formular argumentos que lhe sejam convenientes.

Do meu lado, chega a ser lisonjeiro para o seu blog a participação desses "spins", por duas razões:

1) Os caras estão desesperados pelo andar da carruagem eleitoral. Na falta de um rumo viável, eles tentam fazer de conta que não entenderam o absurdo que é ver a mesma oposição truculenta usar o nome do Presidente Lula no jingle da campanha do Serra. É isso: "eles" tem até nojo do nome "Lula", mas o povo, não. É a reedição do famoso "você me odeia, mas a sua filha não", hehehe...

2) Esses "spins" estão aparecendo por todo o lado na blogosfera. Mas a insistência e a abnegação mostrada no seu blog confirmam: o Tudo em Cima incomoda.

Vamos em frente que falta campanha ainda, mas eu ja vejo o desfecho: nós comemorando no final com boas taças de vinho. E eles, com maracujina.

Ricardo Melo disse...

Volto para falar sobre o tema do uso do nome do Lula na campanha do Zé Vampiro.

Para demonstrar uma opinião insuspeita, com muito nojo eu pesquisei o Blog do Noblat (da gROBO), onde ele cita alguas opiniões daqueles "especialistas" que a Famiglia Marinho tanto gosta.

Opinião da "cientista política e historiadora Isabel Lustosa":

"O Serra, nesse ponto, ficou sem discurso. Foi um erro o Lula no jingle; pode perder o eleitor cativo dele. Ao mesmo tempo, não cola a imagem de que é candidato do Lula."

Opinião do insuspeitíssimo (por ser direitista neocon) Roberto Romano, da Unicamp:

"Chamá-lo de Zé é forçar a barra. Do mesmo modo que mostrar a trajetória dele como um pobre que subiu na vida."

Ainda, segundo Paulo Bahia, cientista político da UFRJ:

"Quis colar o nome Lula da Silva ao dele, mas isso depõe contra (...)"

É isso, não vamos discutir mais com os "especialistas", vamos debater com esses "spin doctors" que estão surgindo no blog. É uma delícia isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...