Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Blindagem da impugnação do tucano: Justificativas do editor-chefe do "Jornal de Jundiaí" não condizem com os fatos!

Não se tratam de "choramingos", "rancores" ou "baixarias" da oposição. Apenas queremos saber por que o "Jornal de Jundiaí", que se vende como imparcial e apartidário, dá tratamento diferenciado aos políticos do PSDB.

- por André Lux, jornalista socialista

O editor-chefe do Jornal de Jundiaí tentou explicar a um indignado membro da comunidade "Jundiaí" do orkut os motivos que levaram o seu jornal a não publicar a notícia da impugnação da candidatura de Luis Fernando Machado, do PSDB, a deputado federal, ao contrário do que fez com os outros candidatos que sofreram o mesmo processo e foram noticiados com manchetes garrafais na capa do jornal.

A explicação dada pelo suposto jornalista simplesmente não bate com os fatos. Leiam abaixo primeiro a resposta do editor-chefe do "JJ" ao leitor indignado (com grifos meus)...

---------------------------------------------------------

Caríssimo senhor Lucas:

Grato pelo envio do seu e-mail. É importante saber que temos leitores interessados e cuidadosos como o senhor. Sobre o contexto de sua mensagem, devo dizer, como editor-chefe do Grupo JJ de Comunicações, o seguinte:

1) No caso das impugnações de candidaturas, nos baseamos em fontes oficiais: TRE, TSE e Procuradoria. Esta é uma determinação minha, endossada pela diretoria da empresa. E foi baseando-se nas informações oficiais dos sites destes órgãos que demos as informações, com a relevância devida, das impugnações dos candidatos Bigardi, Palhares, Silvana, João Henrique, Zé Dias e Val (este já com a candidatura validada). E também sobre a cassação do agora ex-deputado Pedro Bigardi. E continuaremos agindo assim.

2) No que se refere ao candidato Luiz Fernando Machado, o que houve foi um PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO. Pedido este feito por um partido de oposição, cujo presidente não merece, pelo menos por parte desta organização, NENHUMA CREDIBILIDADE. Repito: NENHUMA. No mesmo pedido ele incluiu a 'impugnação' do ex-prefeito Ary Fossen que, ontem, também teve sua candidatura liberada. (A 'impugnação' de Fossen era dada como manchete pelo tal blog). O fato novo e real, este ele, certamente, não mencionará em seu blog, onde só há uma verdade - a dele e a de seus camaradas 'anônimos'. Caso haja impugnação de candidatura do senhor Luiz Fernando ou de quem quer que seja por órgão competente - e não um pedido movido por interesses eleitoreiros e baixos, como fica claríssimo neste caso - o JJ publicará com o devido destaque. Aí o senhor poderá nos cobrar.

3) Para finalizar: já que o senhor citou o nosso saudoso doutor Tobias Muzaiel, me permita convidá-lo a visitar o site do desprezível presidente do PPS local. Leia os posts que ele edita sobre a memória do nosso finado fundador. Atitude pela qual está sendo processado judicialmente, inclusive. Fazer ironia e chacota em cima da memória de um homem que acabou de falecer e só trabalhou e fez o bem durante sua vida inteira é sórdido demais. Depois me informe se um energúmeno deste calibre, que me recuso a escrever o nome, merece algum tipo de credibilidade.

4) Cópia de seu e-mail e minha resposta são copiadas para meus dois diretores, Sueli e Tobias Muzaiel Jr.

Abrs.

Sidney Mazzoni
Editor-Chefe do Grupo JJ de Comunicações


---------------------------------------------------------

Agora vamos ao fatos.

1) O site do TSE mostra claramente, a partir do dia 28/07/10, que a candidatura de Luis Fernando Machado, do PSDB, está impugnada até segunda ordem. É só clicar neste link e ver por si mesmo!

2) Consultando o site, no campo "situação do processo", lê-se a seguinte sentença do dia 28/07/2010: "Certidão de que nesta data, foi transmitida notificação via fax ao(à) candidato(a), para que conteste a impugnação, no prazo de 7 (sete) dias, cujo recebimento foi confirmado por Angela Balbina".

Vejam abaixo reprodução do site do TSE que comprova a impugnação do candidato do PSDB (clique na figura para vê-la em tamanho real):



O fato tanto é verdadeiro que o jornal "Bom Dia" o publicou, em duas notinhas, em sua coluna Bastidores na página 2, nos dias 29 e 30/07, assinadas pelo jornalista José Arnaldo de Oliveira.

Agora, sobra a pergunta:

Por que o "Jornal de Jundiaí" publicou em manchetes de capa as impugnações de outros candidatos (principalmente os da esquerda progressista) e optou por NÃO PUBLICAR a mesma notícia quando ela atingia um candidato do PSDB, cuja denúncia que gerou a impugnação é muito mais séria e comprometedora que a que gerou a dos outros candidatos?

Não se tratam, portanto, de "choramingos", "rancores" ou "baixarias" da oposição. Apenas queremos saber por que o "Jornal de Jundiaí", que se vende como imparcial, apartidário e isento, dá tratamento diferenciado e blindagem aos políticos do PSDB.

Os detalhes dos motivos que leveram o PPS de Jundiaí a pedir a impugnação do tucano você encontra neste link.

Veja aqui as notícias sobre a impugnação de outros candidatos que o "Jornal de Jundiaí" publicou com destaque em suas edições impressas:

- Procuradoria pede impugnação de Bigardi
- Val e Zé Dias também estão impugnados
- PRE-SP pede a impugnação de Eliseu

3 comentários:

douglas yamagata disse...

Que coisa. Tudo bem, pode ser que Luiz Fernando se livre da impugnação. No entanto, o Eliseu se encontra na mesma situação e eles publicaram. O que gerou a cassação de Luiz Fernando? Foi tráfico de drogas em 2002? Gostaria de saber só de curiosidade. Se alguém souber post aqui no Tudo em Cima.

André Lux disse...

Acho que esse é o maior medo dos assessores de imprensa do PSDB que atuam na mídia local travestidos de "jornalistas": ter que explicar os motivos que levaram à impugnação do candidato deles. É por isso que optaram por não divulgar nada e fingir que não sabem de nada...

alex disse...

GLOBO COMEÇA A LIMAR O LULA DE SEUS NOTICIÁRIOS

Em ano eleitoral, Jornal Nacional retira Lula do noticiário

03/08/2010 - Blog Nas retinas
http://emerluis.wordpress.com/

É evidente o esforço do Jornal Nacional para evitar que a candidata Dilma Roussef seja reconhecida pelo público como a candidata do presidente Lula. A medida que Lula aparece ao lado de Dilma, sua popularidade se cola a candidata. Um presidente com mais de 80% de aprovação popular pode sim impulsionar seu sucessor, apesar da mídia brasileira não querer e agora cobrar do presidente imparcialidade nas eleições. Para atacar o presidente, espalhando preconceitos, a mídia não o trata como o titular do mais alto cargo público do país. Basta lembrar o bando de cachorros loucos que o entrevistou no Roda Viva em 2005, durante a mais grave crise de seu governo.

Recebi de profissionais de mídia, especializados em clipping e acompanhamento de telejornais, tabelas comparativas que mostram como o Jornal Nacional está limando Lula do notíciário em 2010 enquanto em outros jornais, a média de aparições do presidente muda pouco. Isso não é falta de pauta relevante, pois os outros jornais continuam com cobertura frequente dos atos da Presidência.

Em junho de 2010 Lula teve 4 citações no JN Nacional contra 9 em 2009. Em julho foram 3 em 2010 contra 13 em 2009. Aqui você pode baixar a Planilhas de visibilidade do PR nos telejornais. E aqui baixe a tabela padrão de discordância do JN. Veja explicação mais detalhada dos dois arquivos:

De janeiro a julho de 2009, o presidente Lula apareceu falando no JN 57 vezes. No mesmo período deste ano, foram 44. Uma redução acima de 20%. No entanto, se descontarmos as sonoras relacionadas ao Irã, que foram 12 no período, aqueda seria de 44%, perto da metade. Na comparação apenas dos dois meses mais recentes, a diferença é impressionante:

junho de 2009, 9 sonoras do Lula no JN (mais de 2 por semana);

junho de 2010, 4 sonoras (uma por semana);

julho de 2009, 13 sonoras (mais de 3 por semana);

julho de 2010, apenas 3 sonoras (menos de uma por semana

(CONTINUA: http://emerluis.wordpress.com/)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...