Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Edgar Borges Júnior: A "Democracia" do PSDB em Jundiaí

Por que o PSDB local tem tanto medo da voz do cidadão? Por que tanto medo do diálogo aberto e franco? Os coronéis locais dizem que a cidade vai tão bem, por que esse receio em dar voz aos cidadãos nesses eventos abertos?

- por Edgar Borges Júnior, no blog Pitacos Genéricos

O PSDB governa Jundiaí desde 1993. Há muito tempo, portanto. O que parece é que, nesse tempo, esse pessoal ainda não aprendeu ou se acostumou com a palavra democracia.

Escrevo isso baseado em algumas experiências. A primeira foi ao final de 2009, quando ocorreu em Jundiaí a Conferência Municipal de Cultura, etapa municipal da Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília em março. Como cidadão, me inscrevi no evento, esperando participar de um evento aberto as discussões e debates sobre esse importante tema. O que tivemos, contudo, foi uma grande empulhação.

Pra começo de conversa, convocaram a Conferência para duas noites, em dias de semana. Ou seja, se reservou umas 8 horas para que todos os interessados "discutissem" cultura, o que claramente é insuficiente. Mas o impressionante é como foram feitas essas discussões.

Quando se vai a uma Conferência Pública, o que se espera são debates, discussões, contrapontos de idéias. Aqui, formaram uma mesa com a secretária municipal de cultura, um representante do governo federal da área da cultura e também um representante estadual. Fizeram suas considerações iniciais e depois se abriu o "debate", no qual os participantes podiam contribuir enviando suas perguntas à mesa de forma escrita, numa filipeta de papel. Ou seja, se matou todo o espírito de uma Conferência Pública, que seria a oportunidade dos participantes falarem a vontade sobre o tema e serem rebatidos/questionados por outros participantes ou pela mesa. Ficou algo muito frio e distante: reuniram os papéis com as perguntas, levaram pra mesa e dividiram entre seus integrantes, pra cada um responder o que lhe cabia. Apenas isso. Pro PSDB local, esse é o limite da democracia participativa.

Ainda tem mais: por falta de tempo (já que programaram muitas e muitas horas de Conferência)nem todas as perguntas foram respondidas. Eu mesmo enviei duas perguntas e apenas uma delas foi respondida no evento. A resposta da outra pergunta me foi enviada por email, alguns dias depois, de forma puramente protocolar, como a dar uma resposta a uma pergunta inconveniente. Ou seja, os participantes da Conferência não tiveram oportunidade de saber o que a secretária de cultura pensa a respeito da minha pergunta. Brilhante, não?

Este ano, fizeram a mesma coisa em uma "audiência pública" sobre algumas mudanças do plano diretor da cidade. Convocam uma audiência pública dessa natureza para as 10 horas da manhã de uma terça-feira, quando ninguém precisa ir pro trabalho, pra escola, pra faculdade, cuidar dos filhos, em um local bem acessível, o auditório do DAE (Departamento de Água e Esgoto), lá na Vila Hortolândia. O recado era claro: cidadãos, venham e participem! Facilitamos tudo pra você!!

De novo, após exposição do Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, os participantes tiveram voz ativa... através de filipetas de papel!! É pra rir ou pra chorar?

O Condema local (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente)em sua reunião, discutiu o assunto e montou uma nota de repúdio contra tanta democracia na audiência pública do plano diretor. Na reunião em que foram aprovar o teor dessa nota, o mesmo secretário estava presente e protestou contra a nota de repúdio! Engraçado, não? Contudo, os membros daquele conselho foram firmes e não se curvaram ante essa pressão e aprovaram essa nota de repúdio.

Fica a pergunta: por que o PSDB local tem tanto medo da voz do cidadão? Por que tanto medo do diálogo aberto e franco? Os coronéis locais dizem que a cidade vai tão bem, por que esse receio em dar voz aos cidadãos nesses eventos abertos?

Pra finalizar: por que Jundiaí realiza tão poucas Conferências Municipais? Não tivemos Conferência de Juventude, nem de Comunicação, nem de Educação. Que eu me lembre, tivemos apenas de Segurança Pública e essa de Cultura (talvez tenha ocorrido alguma outra, mas não me recordo). Será que Jundiaí vai tão bem em todas as áreas que essas Conferências Públicas não se fazem necessárias?

Um comentário:

Valdirio Guerra disse...

QUEM VOCÊ ESCOLHERIA PARA SER SEU AMIGO PARTICULAR?

a) FHC “(Farol de Alexandria) “O destruidor do Brasil e a favor do trafico da maconha”.
b) JOSÉ PEDÁGIO DO ALAGÃO, “O destruidor do Estado de São Paulo e o maior inimigo dos nordestinos”.
c) JEREISSATI, “O Coronel fracassado e dono de um jatinho que só ele pode ter”.
d) ALCKMIN, (Picolé de chuchu), “O Campeão em licitações fraudulentas”.
e) ARRUDA, “O Chefe do mensalão do DEM e único Governador preso na historia do Brasil”.
F) KATIA ABREU, “Aquela que se candidatar à vice do Serra, ele morre do coração, depois de cortar os pulsos”.
g) SERGIO GUERRA “O Babaca ou Ofélia II, só abre a boca para falar besteira”. Também conhecido por: jagunço da política.
h) ÁLVARO DIAS “O maior criador de factoides do mundo”
i) ARTHUR VIRGÍLIO, “O Fracassado, não consegue ganhar nem como Síndico no seu estado AM”.
j) EDUARDO AZEREDO “O pai e precursor dos mensalões no Brasil e esta sendo indiciado por isso”.
k) GILBERTO TAXAB, “O prefeito Incompetente que esta sendo cassado”.
l) “YEDA CRUSIUS, ‘A do escândalo do Detram RS, com desvio de verbas para construção da casa própria”.
m) CÁSSIO CUNHA LIMA (PSDB), ex-governador da Paraíba que consegui a proeza de SER CASSADO DUAS VEZES no mesmo mandato.
n) DANIEL DANTAS, o banqueiro condenado a dez anos por passar bola, montou uma
complexa operação na Itália para se livrar, aqui no Brasil, dos processos da Kroll. Chefe de um bando internacional de espiões.
o) BETO RICHA (PSDB), é o novo prefeito da capital paranaense, vem a público uma nova versão do esquema. Dessa vez, na reeleição do prefeito.
p) LEONEL PAVAN, Governador de SC, (TUCANO). Sua história está mais para prontuário de polícia do que para biografia. Investigado pela PF foi denunciado pelo Ministério Público e responde a processo por tráfico de influência e advocacia administrativa,
q) QUERCIA de inimigo do Serra a amigo escudeiro - Quem não lembra do caso Banestado?
r) GILMAR MENDES “ O Purgante, solta tudo” Da uma tremenda dor de barriga só no ouvir ele falar.
s) ALBERTO GOLDMAN (PSDB) “corrupção na Idelt, criado por ele para lesar cofre público”.
t) BONNER e seu jornalismo marrom sonham apresentar o JORNAL NACIONAL em inglês, com legendas em português para os nativos.

PERIGO! VOCÊ NÃO QUER ESSA TURMA DE VOLTA, QUER?

u) Ou você prefere escolher melhor as suas amizades?

Essa turma mente, distorce, exploram a dor do povo, forjam dossiês, toda a sorte de canalhices possíveis porque são apenas isso, canalhas.
PSDB (Partido Superado do Brasil)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...