Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sábado, 9 de janeiro de 2010

O óbvio que ninguém diz O que está por trás dessa suposta "crise militar"

Estou acompanhado de longe mais esse factóide inventado pelo Partido da imprensa Golpista (PiG), desta vez sobre uma suposta "crise militar" envolvendo a compra dos tais caças de combate. O Lula parece que quer que sejam oriundos da França. E vocês acham que a máquina de guerra dos EUA vai deixar isso acontecer? Claro que não.

A indústria bélica estadunidense é a mais rentável do mundo e, por causa disso, tem tentáculos em todas as áreas, inclusive na mídia. Portanto, se você ver um milico espumando contra a compra dos caças franceses ou algum jagunço do PiG inventando factóides para "provar" que os caças frances são piores que um Fusca 66 batido, podem ter certeza que é o "big stick" do Tio Sam (na forma de muitos dólare$) que está por trás de tudo isso.

Por sinal, estou lendo o espetacular livro "Formação do Império Americano - da guerra contra a Espanha à guerra no Iraque", do mestre Luiz Alberto Moniz Bandeira, num capítulo que fala justamente do lobby (legal e ilegal) que a indústria bélica estadunidense faz para garantir que todo mundo compre somente as suas armas.
Vejam abaixo o comentário que meu amigo Ricardo Melo fez sobre esse livro imperdível.

"Formação do Império Americano - da guerra contra a Espanha à guerra no Iraque" vai responder a todas "as dúvidas que você tinha a respeito do imperialismo estadunidense e tinha medo de perguntar". É porrada mesmo, cara (disso, eles entendem). O livro também é uma porrada, são 851 páginas com um pouco de quase tudo sobre os EUA e as suas conseqüências para o mundo: colonização, independência, guerra da secessão, expansão desde o século XIX até hoje.

É um material super atual, chegando até as Torres Gêmeas e a Guerra do Iraque. Tudo está lá: Destino Manifesto, Doutrina Monroe, Big Stick ("carregue um grande porrete, fale macio e irá longe"), todas as "operações encobertas" que desestabilizaram e manipularam os governos do mundo, principalmente da coitada da América Latina, as operações "abertas" de invasões, etc.

Quer mais? Tentativa de golpe contra o Chavez da Venezuela, tudo sobre a ALCA, o cercamento da América do Sul e da Amazônia com bases militares e aeroportos, o escambau... Grande destaque também para o chamado complexo industrial-militar, que, vide Bush, dá as cartas das Relações Internacionais da atualidade.

O autor é brasileiro, um monstro intelectual cuja família teve um grande destaque na diplomacia brasileira. Ele mesmo, Luiz Alberto Moniz Bandeira,tem títulos mundo afora (governo da Alemanha, da Argentina). Washington não quer saber dele, não sei porquê.

Se achar que é muita coisa, não se impressione. O livro é cronológico, então, se você preferir ler os períodos e fatos que mais interessar, no final vai acabar tomando gosto pela coisa e assimilando todo o resto, pode acreditar.

Bom, aí vão os dados do livro: "Formação do Império Americano - da guerra contra a Espanha à guerra no Iraque", Luiz Alberto Muniz Bandeira, Civilização Brasileira.


Leia mais dicas de leitura do Ricardo Melo na seção Leitura Recomendada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...