Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tem dedo de tucano aí! Eletrobrás: por que SP não acionou sistema anti-blecaute?

Parece que o verdadeiro culpado pelo blecaute foi o governo de São Paulo... comandado por quem mesmo? Ah, é: o imperador José Serra! Não se impressionem se a notícia do "apagão do Lula" sumir do PiG de repente...

Eletrobrás questiona por que SP não acionou sistema anti-blecaute

O presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, disse à Agência Brasil que deveria ter ocorrido o "ilhamento" do problema que originou a falta de luz em 18 estados do país. Segundo ele, houve falha e é preciso investigar o motivo que levou o sistema de segurança a não ser ativado.

“Nós tivemos um problema meteorológico em Itaberá, estado de S.Paulo, que levou à queda das três linhas de 750 Kilovolt (kV), o que significa dizer que perdemos a capacidade de transmitir metade da energia gerada por Itaipu. Deveria ter acontecido o ilhamento do problema para possibilitar o religamento do sistema. Mas como isto não aconteceu, aí o problema se estendeu para as duas linhas de corrente contínua que liga Itaipu a São Paulo. O que é preciso levantar é porque não entrou em operação o sistema chamado ERAT que existe exatamente para levar ao ilhamento”.

O presidente da holding que controla as empresas de energia do governo disse que não houve problema de falta de energia, mas sim uma interrupção temporária nas linhas de transmissão. Para ele, o sistema elétrico está bem dimensionado e os investimentos foram feitos.

Muniz lembrou o fato de que, dentro do planejamento energético elaborado para o país, várias novas usinas, principalmente hidroelétricas de grande capacidade de geração, estão em fase de construção ou de licitação - citando as usinas do Rio Madeira e de Belo Monte, no Pará, que entrá prevista para entrar em operação em 2014 interligando as regiões Norte e Sul e, consequentemente, fortalecendo o sistema elétrico brasileiro. “Com as obras que estão planejadas e sendo executas, nós não temos dúvidas de que vamos atender ao aumento da demanda. O sistema não só está apto a atender ao crescimento, como a população pode ficar tranquila, porque acidentes como este dificilmente voltarão a se repetir”.

“Eu não tenho dúvidas de que o sistema elétrico brasileiro está preparado para atender à demanda de energia por parte da população, como também está preparado para atender ao crescimento econômico do país esperado para os próximos anos. O que houve foi um problema no sistema de transmissão, tanto que restabelecida a operação, o país está funcionando dentro da normalidade do ponto de vista energético desde às 4h da manhã desta terça-feira”.

Link da matéria.

3 comentários:

Adhemar Santos disse...

Acreditar que um problema meteorológico em Itaberá, estado de S.Paulo, causou a queda das três linhas de 750 Kilovolt é muita ingenuidade. É imaginar que um raio atingiu as 3 linhas ao mesmo tempo ou 3 raios atingiram as 3 linhas ao mesmo tempo. O governo tem que vir e explicar os verdadeiros motivos da queda das linhas.

Douglas Yamagata disse...

Como já disse nos comentários em meu blog, acho que o apagão pode ser uma sabotagem dos oposicionistas ao governo Lula.

Além da imprensa golpista que está explorando um simples fato, ainda tem essa questão de SP que está muito mal explicada

Ricardo Melo disse...

O governo não vai culpar ninguém a princípio, mas está na cara que houve algo "estranho".

O sistema interligado é melhor, ele evita racionamentos como ocorreu na triste Era FHC.

A desvantagem é isso de um problema repercutir em uma grande área.

Contudo, existem todo um aparato para reter esses problemas. E foi isso justamente o que não aconteceu, o aparato para ilhar a falta de energia não funcionou a contento.

E isso aconteceu onde? No estado "bandeirante" governado pelo Serra.

Muito suspeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...