Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Enquanto isso, na Jundiaí do PSDB... Prefeitura deixa cidade fora do "Minha Casa, Minha Vida"!

O texto abaixo é do meu amigo petista Douglas Yamagata. Vale a pena ler para entender o que significa ter o PSDB no governo...

- André

Moradia em Jundiaí: pobre não tem vez

Se a linha de financiamento fosse “Minha Mansão Minha Vida”, talvez houvesse interesse por parte da prefeitura em firmar parceira junto à Caixa Econômica Federal.

- Por Douglas Yamagata

Através do Programa “Minha Casa Minha Vida”, o Governo Federal está investindo mais de R$30 bilhões para que milhões de brasileiros tenham acesso à casa própria.

O Programa viabiliza a construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada.

Segundo informações obtidas junto aos funcionários da Caixa Econômica Federal, na cidade de Jundiaí não é possível financiar casas à partir do “Minha Casa Minha Vida”.

Perguntado qual o motivo, os funcionários disseram que a prefeitura de Jundiaí não realizou parceria para este programa. Ou seja, não houve interesse por parte do prefeito Miguel Haddad em realizar a parceria.

Desta forma, é bom levarmos em conta algumas considerações:

Oras, sabemos que a especulação imobiliária tem sido intensa na cidade, fazendo com que praticamente não encontremos imóveis abaixo de R$80.000 reais. Ou seja, o pobre praticamente está excluído de poder comprar uma casa em Jundiaí devido ao alto custo dos imóveis. Inclusive uma determinada vez, um ex-secretário de Meio Ambiente disse que “naturalmente” os pobres estavam migrando de Jundiaí para Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Visto a “vocação especulativa imobiliária” de Jundiaí fez com que a prefeitura simplesmente ignorasse o programa, pois existem alguns compromissos que o município podem assumir ao aderir ao “Minha Casa Minha Vida - dar aporte financeiro, doar terrenos, dar infra-estrutura ao empreendimento, desoneração fiscal, etc... Você acha que a atual administração tem interesse em “dar aporte financeiro”, “doar terrenos”, ou ainda, “dar infra-estrutura” a moradias de pessoas de baixa renda?

No contraponto de tudo, vemos vários terrenos serem aprovados para transformarem-se em condomínios... Muitas vezes são transformadas de área rural para urbana da noite para o dia – ou seja, valorizando-se da noite para o dia – isto sim é um verdadeiro “aporte financeiro”, uma quase “doação de terrenos”. Na porta dos condomínios, benfeitorias antecipadas no asfalto, na malha viária, uma grande “infra-estrutura” a favor do privado.

Se a linha de financiamento fosse “Minha Mansão Minha Vida”, talvez houvesse interesse por parte da prefeitura em firmar parceira junto à Caixa Econômica Federal. Podíamos mudar a frase daquela música famosa para: “Tá vendo aquele condomínio moço. Eu ajudei a levantar”. Tudo indica, que pobre não tem vez em Jundiaí...

4 comentários:

x da questão disse...

Será que nesta Cidade não tem Camara de Vereadores, Se a Camara tambem for deste amargo Partido, esperem pela proxima eleições, sinto muito.

DANIEL PEARL disse...

ANDRÉ,
Solicitamos o teu apoio na votação e na divulgação:
A Singular Digital, em parceria com a HP, Grupo Ediouro e o Best Blogs Brazil, promove o primeiro Prêmio BlogBooks que transformará os melhores blogs do Brasil em livro. O BlogBooks terá a participação de 120 blogs, divididos em 12 categorias (humor, quadrinhos, entretenimento, artes e cultura, comunicação e negócios, universo feminino, universo masculino, sexo, gastronomia, religião, política e tecnologia). A votação termina em 18 de setembro.
O BLOG DA DILMA é o único blog de Esquerda Petista que concorre ao melhor blog na categoria POLÍTICA no Concurso da BIENAL DO LIVRO 2009. Solicitamos teu apoio na divulgação e na votação. Se Blog da Dilma for o vencedor além de tornar um Livro, terá uma grande divulgação na mídia nacional, e será excelente para a candidatura da Ministra Dilma Rousseff. Divulgue para os internautas do teu blog. Um grande abraço, Daniel Pearl e Jussara Seixas – editores do blog.
Endereços para você votar: http://dilma13.blogspot.com/
ou http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/

Anônimo disse...

André,
Está é a primeira vez que escrevo para voce, mas te acompanho um bocado de tempo, por isto tomo a liberdade de te escrever; se puder,acompanhe o caso de Diadema, é minha cidade, governada pelo PT, e estamos fazendo uma pequena revoluçao, no programa, aqui NÃO TEMOS TERRA, a cidade é super adensada,região do ABC.
Portanto a Prefeitura mandou para a câmara de vereadores uma lista de 42 terrenos vazios particulares, transformando em áreas de interrese social, Isto criou um monte de poblemas com empresários, e especuladores de terra que não aceitam pois os maiores e melhores terrenos estão de certa forma localizados proximo ao centro da cidade.
Com apoio dos Movimento de moradia da cidade,ainda reduzio o projeto para atender de zero até seis salarios minimos,e que todo que pasasse deste indice deveria atender 30% da faicha de 0 á
6 sm.
A cidade desde que pertecia á SBC, teve problemas no zoneamento, é uma mistura de áreas residenciais,com industriais, por mais que a Prefeitura tente mudar, é muito dificil, as área estão encravadas nesta bagunça,
Agorra a CIESP dos empresarios da cidade, alegam não pode que vão sair da cidade, e o jogo está muito debatido na cidade.
O movimento de moradia da cidade, está neste embate,com muito vigor e unido.
Se voce puder acompanhe, as votações pelo www. camâra municipal de diadema
ACHO QUE É ISTO AI... um abraço, continue,brilhante com sempre..
Roberto

Anônimo disse...

Escreve aí que o partido de Miguel Haddad é PSDB.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...