Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

domingo, 9 de agosto de 2009

Stephen Kanitz: "Lula afirmou corretamente que crise era uma marola"



Muito boa essa análise econômica feita pelo especialista Stephen Kanitz, enviada pelo amigo Ricardo Melo. Bem diferente dos catastrofistas de plantão que puseram pânico na cabeça das pessoas no final do ano passado e que agora sumiram do PiG... Por sinal, segundo o Ricardo, Kanitz foi demitido da Veja depois que fez previsões positivas sobre a economia do Brasil. Por que será, não? Leiam e comprovem.

- André

ANÁLISE ECONÔMICA DA SEMANA*

Queda na taxa de desemprego americano de 9,5% para 9,4% põe fim as previsões dos economistas mais conceituados e citados nos Estados Unidos, como Roubini e Paul Krugman, de que o desemprego se tornaria de dois dígitos, chegando a 12%.

Desemprego, lembre-se é um indicador subseqüente, a decisão de desempregar é feita em Maio, o funcionário é despedido em Junho, e vira uma estatística em Julho. A Bolsa de Valores "não antecipa" como muitas vezes está sendo noticiado. Administradores de fundos entendem melhor de economia do que a maioria dos acadêmicos.

* Gol atinge 71% de Taxa de ocupação. No meio de uma epidemia de Gripe Suína.

Como já alertei aqui, vôos internos são um excelente indicador antecedente da economia: executivos e administradores entabulando futuros negócios e contratos. Viajam com surto de gripe ou sem.

O segundo semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010 serão melhor do que a maioria dos neo-clássicos, aqueles que não entendem o mundo empresarial, imaginam.

Num post aqui 27 de março em 10 Razões Para Dizermos que A Crise Acabou , alertava os assinantes de BQDC

4. A taxa de ocupação nos aviões americanos está subindo, indicador antecedente que já mencionei aqui que realmente funciona. De fato funcionou, bem melhor do que os modelos econométricos. Mostra "o que está sendo feito" que nenhum modêlo econométrico consegue captar rapidamente, somente no ano seguinte quando os dados são publicados.

Em Março também publiquei que a Bolsa Poderá Subir 6 Vezes em 10 anos. Agora lamento dizer que somente subirá 3,2 vezes em 10 anos. Subiu 70% desde então em reais, 100% em dolar.

* A imprensa já faz mais de um mês que não menciona a palavra Crise Financeira, o termo agora significa crise no Senado.

Com a queda da taxa de desemprego no EEUU, será dificil retomar o assunto novamente. Um jornal até deixou transparecer a tristeza com este fato.

"Estados Unidos comemora queda no desemprego". O correto seria, "Todos comemoram ...". O BQDC comemora aqui este fato, não vivemos de más noticias para sobreviver. Vivemos do bom uso das informações para tomar decisões administrativas socialmente responsáveis, sem entrar em pânico, mentendo o foco nos objetivos de longo prazo.

* "País Cresce 5% em 2010, diz Lula".

Agora aqueles economistas que precisam de holofotes, como Roubini e Paul Krugman, irão ter que mudar seu discurso para manter-se na mídia, e a forma é serem otimistas do que o anterior.

A previsão anterior era de 4%, e Lula faz bem em aumentar a previsão para 5%. Chute por chute eu prefiro a de um Presidente com 85% de credibilidade para aumentar os ânimos depois de 6 meses de catastrofismo. Afinal foi ele que afirmou corretamente que era uma marola.

"Crise" que demora menos que 7 meses para se reverter, ao contrário de 1929 que demorou 10 anos, está longe de ser uma Crise. Lula estava certo, e consultou as pessoas certas para orientá-lo.

* Agora o discurso dos catastrofistas e dos economistas da oposição é que Lula não fez todas as medidas necessárias para garantir o crescimento de 2010 e 2011. Só faltava esta.

O crescimento de 2010 e 2011 foi prejudicado pelas análises econômicas divulgadas a rodo, afirmando que 2009 estava perdido.

Quem não assina O Brasil Que Dá Certo de fato não investiu o suficiente, demitiu demais e agora vão perder 6 meses de vantagem competitiva. Além de 70% de lucro na Bolsa e 40% na queda do dolar.

- Stephen Kanitz, Agosto de 2009

5 comentários:

Carlinhos Medeiros disse...

Companheiro, o bodegueiro havia dito isso no início de maio. veja aqui

Ricardo Melo disse...

Muito correta também a análise do Carlinhos Medeiros.

Mas o caso do Kanitz foi excepcional, além de não entrar no catastrofismo midiático, ele anteviu o fim da crise bem no começo do ano.

Por essa e por outras ele tomou uma séria "gelada" da mídia, perdeu uma coluna da inVeja, perdeu espaço para os Sardenbergs e Leitões da vida.

Confesso que eu mesmo entrei em pânico com a questão do crédito no início da "crise", o André deve lembrar muito bem disso.

Mas uma coisa é importante lembrar, não apenas o Kanitz teve grande mérito ao detectar a "marola" que o Lula anteviu.

Reparem que a Bolsa de Valores teve um baque feio no início, mas logo voltou a subir constantemente até retomar atualmente os níveis pré-crise.

Porquê???

Simples, porque os bons analistas econômioc, os sérios e competentes - como o Kanitz, avisaram aos investidores que a situação era passageira, que o Brasil estava no caminho certo, que o governo estava tomando todas as medidas necessárias.

Isso aconteceu porque os gestores de investimentos que lidam com cifras que chegam aos bilhões de reais têm um grande peso de responsabilidade e, justamente por isso, não estão nem aí para a análise furada do PIG.

Gente que toma decisões de investimentos usa análises muito distintas das que o distinto público recebe da grande mídia.

Notem que até mesmo as montadoras meteram os pés pelas mãos, despedindo milhares de trabalhadores, que voltariam depois a ser recontratados,gerando prejuízo para as próprias empresas.

Na bolsa, não. os investidores, sendo que grande parte deles eram estrangeiros, internalizaram no país grandes somas em dinheiro voltado ao setor produtivo.

Mais uma vez o PIG ficou nu. Os investidores que acreditaram nele tomaram prejuízo ou perderam mercado para a concorrência.

E quem perde não esquece.

A blogosfera está mudando muita coisa, a informação mais confiável está chegando até mesmo a um humilde "bagrinho" como eu.

Dri Viaro disse...

Oi, estou conhecendo seu blog, e quero lhe desejar uma boa semana.
bjsss

aguardo sua visita :)

Dri Viaro disse...

bom dia
bjsss

Miguel Grazziotin disse...

Pois é.. oproblema todo é que a midia corporativa "esqueceu" o que disse e não quer mostrar esta verdade, pois só pensa em eleger o Zé Pedágio....
Muito bom seu site, só o descobri a uns poucos meses...
aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog
http://miguelgrazziotinonline.blogspot.com
Miguel Grazziotin
Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...