Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Uma entrevista de rachar o côco: Bautista Vidal na Caros Amigos

Meu grande amigo Ricardo Melo enviou-me por email essa fantástica entrevista com o físico e engenheiro José Walter Bautista Vidal, publicada pela revista de esquerda Caros Amigos em dezembro de 1997, no meio do segundo mandato de FHC, o boca mole.

Vejam abaixo o abre da entrevista e leiam o texto completo no link abaixo. Entre muitas coisas impressionantes, o professor Vidal prevê a atual crise econônica que começou nos EUA. Leiam tudo, pois vale a pena!

- André Lux

Você vai sair desta entrevista com a cabeça cheia de interrogações, a par de acachapado. O físico e engenheiro José Walter Bautista Vidal, conhecedor, como pouquíssimos, do chão, da gente, do poder (ele esteve lá) e dos problemas brasileiros, faz afirmações impressionantes.

Com números, mostra que o Brasil só não é uma grande potência porque não quer. Que o Brasil está cada vez mais à mercê dos especuladores internacionais porque quer. Que é dependente por escolha dos que o governam. Que a moeda que circula no mundo é falsa, não passa de papel pintado, e os países desenvolvidos estão à beira da falência. Que a era do petróleo — energia que move o mundo — está com os dias contados e eles não têm alternativa a não ser se apropriar das fontes energéticas que a natureza legou a outras nações.

E a mais rica delas todas, disparadamente, é o Brasil, "porque foi premiado com um reator a fusão nucelar particular — o sol, que é a grande fonte de todas as formas de energia usadas pelo homem até agora e dentro de bilhões de anos". E o Brasil, como "grande continente tropical do planeta", terá por isso um poder inimaginável, "desde que conte com dirigentes à altura desse papel histórico". Sim, porque o que determina os rumos da história é a política. E esse físico e professor tem a cabeça política.

Clique aqui para ler a entrevista completa.

2 comentários:

Ricardo Melo disse...

Grande André.
Muito legal ter colocado essa entrevista no blog, ela é realmente sensacional, é daqueles materiais que a gente pode chamar de estratégico.

Um grande abraço.

Christian disse...

Li essa entrevista pouco tempo antes da crise explodir, numa reedição da Caros Amigos, "Grandes Entrevistas". Até hoje uso a expressão "papel colorido" para definir dinheiro... e o engraçado é que o decantado Real é um dos mais coloridos do mundo, não? :>

Brincadeiras a parte, Vidal, que integrou a ditadura na época de Geisel, demonstrou que FHC conseguiu ser ainda pior que os militares...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...