Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sábado, 6 de junho de 2009

CPI dos desesperados: PiG fica incomodado com transparência da Petrobras

Texto publicado no site Vermelho, do PCdoB:

Mídia fica incomodada com transparência da Petrobras

Alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras decidiu tornar públicos, em um blog que criou na internet, os e-mails enviados por jornalistas que procuram a assessoria de comunicação da empresa, no Rio, para obter informações e esclarecimentos para reportagens que ainda estão em andamento. A conduta não tem nenhuma ilegalidade, foi adotada para deixar mais transparente a relação da empresa com a mídia, mas os veículos da grande imprensa, que vivem cobrando transparência dos órgãos públicos, ficaram incomodados com a iniciativa.

A empresa colocou o blog no ar no último dia 2, como parte da estratégia da comunicação lançada pela estatal após a abertura da CPI (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com). Segundo a própria companhia, o blog foi criado para divulgar, de forma completa e transparente, o posicionamento da Companhia sobre as questões relativas à CPI.

Na noite de ontem, o objeto de reportagens que a Folha ainda apura --com questões endereçadas à empresa, para que possa oferecer a sua versão dos fatos-- foi publicado no blog pela Petrobras.

A Folha fez perguntas a respeito da contratação de advogados sem licitação, sobre os custos de um gasoduto no Amazonas e, por último, acerca de gastos com patrocínios de festas no Nordeste.

Questionado pela Folha, o gerente de imprensa da estatal, Lúcio Pimentel, disse que a Petrobras vai manter a decisão de divulgar e-mails de reportagens ainda em andamento. Disse que se trata de uma ''política de transparência'' adotada pela direção da empresa.

A atitude da Petrobras motivou os jornais ''O Estado de S. Paulo'' e ''O Globo'' a indagar se a empresa havia pedido autorização à Folha para divulgar seus e-mails. A Petrobras respondeu: ''Não houve divulgação do e-mail, e sim das perguntas e respostas dadas ao jornal [Folha]. No entendimento da Petrobras não há ilegalidade, pois o conteúdo divulgado é público''.

Segundo a companhia, a ''intenção é tornar públicas as respostas enviadas pela companhia, de forma completa e sem edição dos dados, sobre todos os questionamentos feitos pela imprensa''.

Segundo a Petrobras, o blog é gerido por ''profissionais da empresa''. De acordo com resposta divulgada mais cedo no blog, por conta de reportagem de ''O Globo'', a Petrobras conta com 1.050 jornalistas contratados, sendo 400 na área da comunicação institucional.

A Petrobras também tem usado o blog para comentar e criticar reportagens já publicadas pela imprensa.

Dos comentários postados no blog até a noite de ontem, a maioria era de apoio à companhia. Muitos atacavam veículos de comunicação e jornalistas. Conforme o texto sobre a política de comentários, eles precisam passar por um moderador da empresa antes de ir ao ar.

Segundo a Folha, o advogado José Paulo Cavalcanti Filho, especialista em legislação de imprensa, diz não ver ilegalidade. ''É apenas uma deselegância com os jornais. Do ponto de vista da democracia, não é ruim, pois a ideia é que a pergunta vai ao ar, de maneira que qualquer um do povo toma conhecimento.''

Com informações da Folha de S. Paulo

2 comentários:

Ruy Barbosa Maciel (GV MG) disse...

Até que enfim uma instituição estatal trata o PIG da forma que merecem. A atitude da Petrobras vai invibializar qualquer atitude de ilação, manipulação e destruição de reputação. Toma PIG!!!!

Ruy Barbosa Maciel- Governador valadares MG

Anônimo disse...

Enviei o texto abaixo ao PIG e nada. Estou aguardando resposta à denúncia enviada ao Ministério Público e não obtenho retorno. Peço me ajudar:

Fui atropelado por carro de placa fria: A razão do atropelamento encomendado foi para que não viesse à tona a verdade que o vice-presidente do governo FHC foi favorecido (o cargo) por conta de um trabalho que eu trouxe dos EUA e enviei ao senhor Fernando Henrique Cardoso.

A oposição deveria antes de votar para uma CPI na Petrobras, provar sua legitimidade, pois evidente que o fato de ter enviado meu estudo ao senhor Fernando Henrique Cardoso (protocolado) promoveu-os, gerando-se a oposição que aí está. Evidente porque o mensageiro que levou meu trabalho à Brasília pediu à outrem "fazer o favor" de levar, popularmente expressando: "Entregou o ouro ao bandido". O que quero dizer é que nossa moeda é consequência do meu estudo. Curioso porque fui atropelado alguns dias depois! Estudei e pesquisei sobre como combater a inflação no Brasil o qual foi o "start" da nossa moeda que promoveu seu governo. O resultado desse intento é que fiz um projeto que além de acabar com a inflação, na continuidade transformaria o Brasil, e falta conclusão (interrompido por causa do atropelamento).

Proponho neste caso anular essa oposição (juridicamente possível nesse caso), antes de qualquer outra ação devem provar primeiro sua legitimidade, antes disso nenhuma CPI será válida. Nada tem haver uma comissão nula na raiz.

Proponho anular esta CPI e salvaguardar a Petrobras de um vexame eleitoreiro e por fim concluir meu projeto interrompido.

No meu entender existe interferência de capital americano através do PSDB para transformar nossa Petrobras em Petrobrax.

Caso haja interesse meu e-mail é modelobrasil@ibest.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...