Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

terça-feira, 10 de março de 2009

Folha si fú: Estupidez do Otavinho já espantou 2 mil assinantes!

Vejam só que boa notícia: parece que o panfleto neoconservador da direita brasileira "Folha de S.Paulo" já perdeu mais de 2 mil assinaturas desde que o seu dono, o Otavinho Frias, chamou a Ditadura Militar no Brasil de "ditabranda".

Leiam o texto abaixo, do jornalista Rodrigo Viana, que tem mais informações, lavem a alma e comprovem o poder que a blogosfera está conquistando dia a dia!

- André Lux

-----------------------------------------------------------------

Ditabranda doeu no bolso:
"Folha" teria perdido 2 mil assinantes, diz o blog do Sakamoto

Otavinho provou o poder da guerrilha na rede. Acostumado às estruturas hierarquizadas das velhas redações, achou que podia insultar a memória dos brasileiros e a honra de dois professores, sem provocar qualquer reação. Arrogância ou ignorância?

- por Rodrigo Viana, jornalista (http://www.rodrigovianna.com.br/)

Passados três dias do histórico ato em frente à "Folha", restam algumas reflexões a fazer.

A manifestação (precedida de intensa mobilização de internautas, e de um abaixo-assinado eletrônico contra o jornal) ocorreu no sábado. No dia seguinte, o Diretor de Redação da "Folha" reconhceu - em nota oficial publicada no jornal - que chamar a ditadura de "ditabranda" foi um erro.

Otavinho não o fez por bondade, nem por temer os trezentos cidadãos que se plantaram à porta do jornal, para protestar num sábado abafado e calorento. Ele o fez por temer a intensa repercussão negativa do fato.

Por trás dos trezentos cidadãos, havia centenas, milhares de outros mobilizados na internet.

Otavinho provou o poder da guerrilha na rede. Acostumado às estruturas hierarquizadas das velhas redações, achou que podia insultar a memória dos brasileiros e a honra de dois professores, sem provocar qualquer reação.

Arrogância ou ignorância?

A "Folha" nunca apanhou tanto como nessas duas semanas. Marcelo Coelho tentou defender o patrão http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/ditabranda-marcelo-coelho-quer-justificar-o-patrao, mas a verdade é que o moral da tropa baixou.

Isso me foi dito por um jornalista que trabalha na "Folha": o editorial infame, a defender a "ditabranda", e a resposta grosseira a Benevides e Comparato geraram "mal-estar" interno, disse-me em off o jornalista que trabalha para os Frias.

Ainda assim, seria pouco para obrigar Otavinho a reconhecer o erro. Ele está se lixando para o mal-estar dos funcionários. Um jornal que demitiu uma repórter que estava sob tortura no DEOPS http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/folha-demitiu-jornalista-que-estava-presa-pela-ditadura não se importaria com essas perfumarias.

As notícias que começam a circular dão conta de que o problema foi outro.

Assinaturas foram canceladas em bloco nos últimos dias. A notícia me chega desde a Barão de Limeira.

O leitor Russo Salvatore também me envia um texto do blog do Sakamoto http://colunistas.ig.com.br/sakamoto - com informação parecida. Leiam um trecho:

"Leitores chiaram (fontes de dentro do jornal dizem que uma onda de cancelamento de assinaturas teria acendido uma luz amarela – fala-se em perdas de até 2 mil assinantes) e até profissionais da casa lamentaram o uso do termo".

Isso teria enfraquecido anda mais a posição interna de Otavinho. Ele e o irmão Luis Frias travam uma guerra pelo comando do grupo, desde a morte do pai.

Luís cuida da parte administrativa e do UOL (que é mais rentável que o jornal). Otavinho fica com a "Folha".

O editorial e a arrogância na resposta aos professores teriam deixado Otavinho em posição mais frágil, justamente por ter provocado o cancelamento de centenas de assinaturas. Era preciso conter a sangria.

2 comentários:

Carlinhos Medeiros disse...

kkkkkkkkkk! Adorei o "sifu"!
Escrevi um post sobre o "neologismo" criado como marketing, mas nesse caso o tiro saiu pela culatra. Aliás, sugeri uma retratação pública dos imbecis.

Ludmila disse...

Em protesto cancelei minha assinatura da Uol.Nao posso campacturar nem financiar abusrods da ditabranda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...