Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Contribua com o Tudo Em Cima!   Para isso, basta você clicar no botão abaixo e ir para o site Padrim, onde poderá escolher a melhor forma d...

sábado, 24 de janeiro de 2009

Cine-Trash: "Highlander 2: A Ressurreição"

Depois do sucesso inesperado do primeiro “Highlander”, os produtores tiveram então a brilhante idéia de criar uma continuação com o único e exclusivo objetivo de ganhar mais dinheiro.

Conseguiram reunir novamente o diretor Russel Mulcahy e os astros Christopher Lambert e Sean Connery. Nasceu então “Highlander 2: A Ressurreição”, sem dúvida um dos filmes mais estúpidos da história do cinema, trash absoluto que vai fazer você rir o tempo todo.

Mas não tinha mesmo como funcionar um roteiro que tenta dar continuidade aos eventos descritos pelo primeiro filme, mesmo porque ele terminava de forma definitiva sem deixar portas abertas para seqüência. O jeito foi inventarem um "prólogo" que explica como os heróis tornaram-se imortais em primeiro lugar.

Assim, segundo o roteiro, vieram todos de um planeta distante aparentemente dominado por um general vilão (Michael Ironside, sempre divertido) e às voltas com uma guerra civil. Mas os mocinhos acabam presos e então são mandados (como forma de punição) para a Terra (?), onde além de tornarem-se imortais (??) vão ter que lutar entre si até que sobre apenas um (???). Quer dizer então que o terrível Kurgan, o vilão máximo do primeiro filme que corta a cabeça de todo mundo sem a menor piedade, era na verdade um ex-companheiro de revolução dos heróis?

Não satisfeitos em criarem um projeto totalmente absurdo, ainda esforçaram-se para destruir também o primeiro filme - que se torna ridículo se analisado à luz das "revelações" feitas na continuação!

A trama volta então para o presente (ou futuro?), quando o tal general alienígena resolve, assim do nada, mandar seus lacaios em busca do ex-imortal Macleod (Lambert). Eles brigam, cabeças são degoladas e, bingo, o Highlander volta a ser imortal! Por sinal, como é que o general poderia ainda estar vivo em seu planeta se seus inimigos tornaram-se imortais na Terra, onde viveram centenas de anos? Ah, quem liga para esses detalhes? Enfim, nervoso com o fracasso de seus peões, o malvado resolve ele mesmo vir a Terra matar o herói com as próprias mãos!

Sean Connery reprisa seu personagem Ramirez e, obviamente, divertiu-se muito durante as filmagens realizadas na Argentina (para cortar custos). Felizmente (para ele), seu tempo em cena é curto e, claro, totalmente sem lógica. Não estou exagerando: depois que McCleod grita (grita!) pela ajuda do amigo, Ramirez materializa-se imediatamente na Escócia (com a mesma roupa medieval do filme anterior), pega um avião (com certeza pagou a passagem com alguns dobrões espanhóis do século 14 que estavam em seu bolso) e, na cena seguinte, surge dentro da casa do McLeod, lá em Nova York!

Assim, juntam-se a uma guerrilheira loira e juntos vão lutar para destruir um escudo que envolve a Terra, que foi criado pelo próprio McCleod para proteger os humanos da destruição da camada de ozônio. O problema é que agora o escudo já não é mais necessário, porém a malvada companhia que o controla não quer desligá-lo já que fatura muito dinheiro com sua manutenção... Peraí, como é que é? Ah, deixa prá lá...

Mas, não tema! Foi lançada em DVD (aqui no Brasil vendiam nas bancas por 9 reais) a versão completa do filme (chamada de "Renegada"), que traz diversas cenas adicionais, novos efeitos visuais e uma mudança radical no roteiro que, segundo os realizadores, redimiria o filme. A desculpa é que a versão anterior era ruim porque foram obrigados pelo estúdio a terminar tudo de qualquer jeito depois que o dinheiro acabou. Ah, tá! Pobres iludidos...

Então, nessa nova versão, os imortais não vieram de outro planeta, mas sim da própria Terra, mas do passado distante, onde lutavam contra um tirano com armas de raio laser e naves! Capturados, foram então enviados para o futuro como punição e indo parar mais ou menos na Idade Média, onde se vestiam com peles de animais e lutavam com espadas e lanças! Será que a Terra “involuiu”? Então era isso que faltava para tornar o filme bom? Certo... Pelo menos eles explicam melhor como é que o coitado do Sean Connery consegue trocar de roupa e pegar um avião para Nova York.



Como se vê, é tanta besteira junta que acaba transformando ambas as versões em ótimas comédias, se você souber levar tudo na esportiva. Mas, por incrível que pareça, conseguiram fazer mais duas continuações e uma série de TV ainda mais ridículas e abomináveis!

6 comentários:

Anônimo disse...

Este é o PSDB que você não vê na TV…

http://video.google.com/videoplay?docid=-4282345827147197000&ei=s1p8SdbDMIH6qgLW-L2pBQ&q=o+psdb+que+voce+n%C3%A3o+ve+na+tv

Lingua de Trapo disse...

Olá André, é bem tosquinho mesmo este filme, mas vou te contar uma coisa, desenvolvi nos últimos 10 anos um estranho hábito de assistir tudo o quanto há de filme trash e digo uma coisa, este Highlander II quase não entra na minha lista.

Unknown disse...

Sobre a versão do diretor, eles não usavam armas laser e naves coisa nenhuma! As METRALHADORAS foram cortadas nessa versão, e aquela nave espacial foi cortada na Special Edition - com auxílio de CGI foi construído um local em ruínas no lugar. E sobre a alta tecnologia deles, alguns livros de História falam que civilizações antigas teriam desenvolvido uma tecnologia semelhante a nossa, mas que foi apagada com o tempo. O diretor deve ter se inspirado nisso para mudar o filme. Se você ler o roteiro original de Highlander 2, você verá que os dois heróis são enviados e renascidos na Terra e tens suas memórias apagadas 'até o momento da Assembléia'.

Marcus Valerio XR disse...

Só discordo de duas coisas:

1 - Não consegui rir de jeito nenhum com essa desgraça de filme;

2 - As outras sequências, por pior que sejam, tem o mérito de ignorá-lo.

Aliás há uma grande vantagem em fazer sequência desta franquia, porque você tem a garantia de, por pior que seja o resultado, não será o pior da série.

É impossível fazer um filme pior que Highlander 2. É o recorde absoluto de filme mais podre em todos os tempos.

E eu, que sou extremamente tolerante com filmes, só faço essa crítica dura porque sei que não existe quem tenha gostado deste lixo.

Marcus Valerio XR
www.xr.pro.br

Tito disse...

The original script explained very clearly why Connor and Ramirez were immortal on Earth when they were sentenced.

JUDGE : "I sentence you to exile from Zeist. You will be transported to the planet Earth. Each of you to a different time and place. There to be reborn. Once you have grown to the age you are now, time itself will take on a new meaning for you. One year on Earth is like one day on our planet. So on Earth you will be immortal. Furthermore, your memory of this planet and your lives here will be gone. Until the time of the Gathering.

For years, we have sent men to Earth, scattered throughout their history.
Men like you who have no place here in Zeist. They will find you. And
Try to kill you. You will fight each other down through the centuries. In
Our traditional way with this (he holds up a sword).

The only realize from your Earthly immortality will come if your head
is cut off from your body. And when one of you is finally the last of us
on Earth, he will claim the Prize. He will have the choice to growing old
and dying on Earth, or returning to Zeist."

ruann disse...

É UM FILME BELO DO PONTO DE VISTA ESTETICO, MAS O ROTEIRO É TOTALMENTE SEM SENTIDO. VERSAO RENEGADE MELHORA UM POUCO SEM DUVIDAS, MAS TBM DEIXA DESEJAR.