Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mais do mesmo no caso Battisti: Direita e sua mídia fazem jogo de cena

Reluto em opinar sobre o caso Battisti porque se trata de um assunto muito complexo e delicado.

Porém, uma coisa é certa: a reação da direita, sua mídia e seus papagaios em relação ao asilo político dado ao sujeito é puro jogo de cena. Como sempre, estão interessados apenas em tentar desgastar o governo do PT e criar "crises institucionais" para poderem ganhar os holofotes midáticos novamente.

A imensa maioria dos que se arvoroçam como "defensores dos valores morais e dos bons costumes" e posam de verdadeiros bastiões da legalidade e do respeito aos valores democráticos são os mesmos que apoiaram a Ditadura Cívico-Militar que detonou o Brasil por 21 anos, assim como são os mesmos que hoje são contra a punição aos torturadores e assassinos que deitaram em rolaram quando os milicos golpistas estavam no poder.

Se não acredita em mim, então pense no seguinte cenário. Ao invés de dar asilo ao Battisti, o Ministro Tarso Genro resolve extraditar o sujeito. Você tem alguma dúvida que os mesmos "vomitadores de opinião" que vociferam contra ele por "acolher um terrorista bandido", iriam inverter o jogo e afirmar, com a mesma violência e uma grande dose de sarcamos, que o PT no poder trai seus "colegas" de ideologia e defenderiam o italiano, que seria mostrado como uma pobre vítima jogada na boca dos lobos por quem, no passado, "lutava pelos mesmo ideais"?

Ou seja, é a mesma hipocrisia, cinismo e falso moralismo de sempre que essa gente vomita todos os dias sobre os incautos.

Isso, meus caros, é a única coisa que importa nessa história toda. O resto é balela...

27 comentários:

bodegacultural disse...

Fico feliz que tenha se convencido da inocência do Cesare Battisti. A charge ao lado é o verdadeiro raio x da nossa mídia. :))

Abs!

André Lux disse...

Carlinhos, não afirmei que acho Battisti inocente. Nem culpado. Pelo contrário. Acho o caso complexo demais para tirar qualquer conclusão. O que tentei expor no meu texto foi apenas a velha hipocrisa e falso moralismo de sempre da direita e seus papagaios...

Miguel do Rosário disse...

com certeza iam acusar o PT e o governo Lula de traidores. Iriam escrever longos editoriais sobre isso. Por muito tempo iriam destilar sarcasmos. E quando Dilma se candidatasse oficialmente, iriam dizer: vejam só, de um lado querem eleger uma ex-terrorista, de outro entregam um companheiro para a extrema direita italiana. Iriam lembrar de Olga Prestes, etc. Bem lembrado, André. Abraço

Fernando Romano Menezes disse...

De acordo, André. A mídia é assim, e nesse caso específico do Battisti mais uma vez ela assume o seu papel: atiçadora da pequena burguesia. Abs.

emanuel lima disse...

Não entendo como o autor pode ser tão critico da postura da imprensa no caso do Battisti quando reconhece ser muito complexo, o caso, a ponto de não poder tirar conclusão.
Não tem opinião sobre o caso, mas sobre a posição da Imprensa em relação ao caso tem. Esquisto, né?

( claro que tem opinião, né?)

De minha parte - e como já deve ter sido intuido - tenho opinião formada desde o inicio e não a escondo: Se a italia não é uma ditadura. Se lá vigora o Estado de Direito, não nos compete julgar suas decisões judiciais. A única ressalva que eu consideraria razoável de ser feita pelo governo brasileiro seria quanto à Pena de prisão perpétua, que aqui não temos.
Acho que o Ministro Genro extrapolou, tanto na decisão quanto ( e principalmente...( nas "motivações" de seu ato.
Uma lastima.
Por outro lado, entendo que agora está feito e que o STF não deve se intrometer em decisão LEGALMENTE tomada pelo executivo.
E quanto mais a italia protestar, mais e mais se firmará a versão ( que não acredito...) de que o battisti seja um perseguido politico...

André Lux disse...

Não entende? Então explico: a imprensa grande (ou PiG) faz julgamentos e dá vereditos o tempo todo. Por sinal, é só isso que faz - quando o assunto é relacionado a qualquer governo de esquerda, é lógico. Quando fala sobre alguém da direita, respeita ao máximo as leis e manuais do "bom jornalismo"...

Por sinal, onde estava a sua indignação contra a França, que deu asilo político à mesma figura por tantos anos? É a velha "indignação seletiva" de sempre, não é?

Basta o PiG bater palminhas e vocês pulam na hora...

emanuel lima disse...

ôba!!!
Uma coisa já consegui com meu comentario: O andre já não se mostra tão "neutro" em relação ao caso battisti. Já não teme expor sua posição ( que não tem porque ser escondida, omitida. Deve ser declarada e respeitada).
Então fiquemos assim: O Andre é a favor da Decisão do Ministro Genro e contra a forma como o PIG trata a questão, bem como a maneira como retrata os governos de esquerda.
Mas me assalta ( que lingua a nossa, hein?) uma dúvida: Quem é o PIG? "a grande imprensa"...? Não é muito vago não?
Carta Capital faz parte do PIG? Passou a fazer a partir desta semana, né?
Mas, pensando bem, pra quem ainda imagina ver o atual como um "governo de esquerda", é compreensivel que tenha pesadelos todas as noites com o "PIG", a "turma da direita" e "as elites".
Cada um se diverte com os fantasmas que tem à mão ( ou na mente, sei lá...)

André Lux disse...

Os consumidores do PiG, como o "emanuel", sempre nos divertem com suas bravatas, sofismas e evasivas...

Sem dizer que o cara (ou a cara?) se julga telepata! Uau! Impressionante.

Anônimo disse...

Francamente, andode saco cheio de tudo o q se refere a PIG, ou aos neo-PIGs:

PHT + Na$$if + Noblatblabla + Josinhas 25 + Azenhénhénhém + Rodrigo Who? + ...

Fica complicado. Os caras sao expelidos da Der Göbbels, abrem freguesia em cyber botecos, fazem "fama" e tiram a máscar.

Mas aí, é tarde. Salivaram os incáutos da crasse mérdia e deitam o cacete em Lula, no PT, na Dilma, no ZD, no Tarso, no Gushiuken, nao Carvalho, no Franklin ...

Misturam seus nomes c/ o da ratazana toda.

Dantas, Jereissaco, Berlusconi, Gilmar ... tudo é motivo prá eles venderem suas disfarsadas crises.

E criticam o mesmo PIG, q usa dos mesmos métoos e termos deles.

Será q essa cambada se esqece de Lula qeria e qer uma super tele brasileira, e q desde antes de tomar posse já falava sobre isso, já q reaver as ditas ficou impossível?

Será q nao percebem q cada tustao q "vai" prá Br + Oi, como qerem eles prá Dantas, volta via PF?

Tá foda ... sinto muito.

Tá dando vomito e eu nao me seguro.

Inté,
Murilo

Ricardo Melo disse...

Olha André, o caso Battisti é complicadíssimo. E, como você, eu ainda não consegui tirar uma conclusão. Tem muitas coisas nebulosas aí.
A primeira é a organização de extrema-esquerda de Battisti. Existem fortíssimas evidências que esses grupos extremistas foram INCENTIVADOS PELA CIA no sentido de evitar uma coligação ente o PCI e a conservadora Democracia Cristã, que poderia levar os comunistas ao poder pela primeira vez no país.
E olha, já imaginou uma Itália, filiada à OTAN, num governo com comunistas em plena Guerra Fria?
Outra coisa: Battisti fez parte de uma organização que atuou em um país democrático. Mas já há quem denuncie que nos "anos de chumbo" da Itália, o Estado italiano preparou um serviço paralelo de torturas e outras ações ilegais.
Essa versão propõe que o processo de Batisti foi "viciado", que ele foi incriminado em depoimento de "delação premiada" por um outro lider da facção em que ele operava.
Para mim, um ponto é pacífico: o Tarso ERROU ao justificar oficialmente que o Judiciário italiano não é confiável.
É isso, o assunto é cheio de meandros, atalhos e vicinais.
Fica uma certeza, o PIG não veio para esclarecer nada. Ainda bem que tem a Internet e blogs como o seu para que possamos ler e debater.
Abraço.

zejustino disse...

Prezado André,

Copiei a charge deste post e colei em nosso blog (http://www.blogoleone.com) sem o antecipado pedido de licença. Esperando que me perdoe pela ousadia, aguardo aqui neste espaço ou nos comentários de nosso blog mais informações a respeito do autor que, infelizmente, não consegui identificar para apontar os merecidos créditos. Após sua resposta farei a justa reparação.

Um abraço.

Márciuo Costa disse...

André,

muito bom e pertinente sua observação sobre este caso.

Basta prestar atenção no bastião mor do PIG, a Veja. Em uma semana ela defendia a concessão do asilo. Na outra mudou totalmente de posição quando viu a oportunidade de atacar o governo.

Este post é um exemplo que vc comete um erro estatégico, no seu blog, ao se assentar por tanto tempo dos debates diários do cenário político nacional.

Sei que gosta de filmes e artes, mas procure intercalar mais os posts artísticos com os políticos e em menor espaço de tempo.

Creio eu que será bom para o seu blog, e para nós também que teremos a contribuição de sua inteligência e astúcia com mais frequência.

Um abraço,

André Lux disse...

zéjustino, a charge é minha mesmo. Mas pode usar a vontade!

Abraços!

Adhemar Santos disse...

Quer dizer que o Mino Carta e a Carta Capital agora são da direita?!?!?

André Lux disse...

Claro que não, Adhemar.

Adhemar Santos disse...

Então você não pode afirmar que "a reação da direita, sua mídia e seus papagaios em relação ao asilo político dado ao sujeito é puro jogo de cena", visto que há reação também na esquerda, correto?

André Lux disse...

Claro que posso, Adhemar. Porque é exatamente isso mesmo.

Adhemar Santos disse...

Então a reação por parte da esquerda você classificaria como?

André Lux disse...

Podemos classificar de muitas coisas, exceto hipócrita, falso moralista ou cínica...

Fernando Romano disse...

Deixa eu ver se eu entendi: de acordo com nossos colegas Telepatas Sofismáticos, o Mino e a Carta Capital, antes do caso Battisti, eram "de esquerda", eram "não-PIG". Ou pelo menos, não lembro de ver aqui pelo blog os caros telepatas comentando uma notícia da Carta Capital ou um post do Mino Carta. Agora, em que a C.C. supostamente "virou parte do PIG" ao "provocar reações também por parte da esquerda", usam argumentos deles?... Agora serve, é útil, não é?

Onde estavam esses caras quando Stroessner exilou-se aqui, quando Cacciola fugiu para a Itália?...

Na Carta Capital é que não estavam, né André... sabemos onde, apesar de alguns acharem esse negócio de PIG, grande imprensa, muito vago.

Adhemar Santos disse...

André, você tem muitas idéias pré-concebidas. Há reações hipócritas, falso moralistas e cínicas tanto na direita quanto na esquerda.

André Lux disse...

Fernando, você disse tudo. Parabéns.

Adhemar, os julgamentos que você faz de mim ou da esquerda são irrelevantes.

Adhemar Santos disse...

André

"Adhemar, os julgamentos que você faz de mim ou da esquerda são irrelevantes"


Concordo. Assim como os clichês que você a toda hora apresenta sobre a direita. Enfim, você fugiu da pergunta. Como você classificaria a reação por parte da esquerda ao caso do assassino Battisti?

André Lux disse...

Adhemar, meus comentários são tão irrelevantes que te movem a vir toda hora aqui contestá-los...

E você tem razão: minha opinião sobre a direita é um clichê. Mesmo porque a direita é um clichê. O duro de ser reacionário e conservador é que você fica parado no tempo, repetindo sempre os mesmos jargões e máximas. Clichê puro...

Já disse o que penso da reação da esquerda sobre Battisti. Se não entendeu, é problema seu, certo? ;-)

Adhemar Santos disse...

"Adhemar, meus comentários são tão irrelevantes que te movem a vir toda hora aqui contestá-los..."

Eu me divirto aqui. Não é em todo blog que pode se ler um pouco de besteirol. Afinal de contas, você deixou de ser papagaio da direita, mas continua sendo papagaio, se é que me entende....

"Já disse o que penso da reação da esquerda sobre Battisti. Se não entendeu, é problema seu, certo?"

Não, meu filho, você não falou o que pensa. Você falou isso sobre a reação da esquerda: "Podemos classificar de muitas coisas, exceto hipócrita, falso moralista ou cínica". Você fugiu da pergunta.....de repente, eu acho que você não pensa nada sobre isso.

André Lux disse...

Adhemar, eu ficaria preocupado se você me elogiasse.

De resto, seja sempre bem vindo ao meu blog e continue lendo tudo que escrevo com a máxima atenção. Sabe como é, "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"...

Fique à vontade também para depositar suas "pérolas" aqui nos comentários. É sempre um incentivo extra saber que incomodo certas pessoas. Isso mostra que o meu caminho está certo.

Saudações socialistas!

Adhemar Santos disse...

"Adhemar, eu ficaria preocupado se você me elogiasse."

Mas eu te elogiei, você não percebeu? Quer que eu explique?

"De resto, seja sempre bem vindo ao meu blog e continue lendo tudo que escrevo com a máxima atenção."

Como eu falei....eu me divirto aqui...hehehe

"Fique à vontade também para depositar suas "pérolas" aqui nos comentários. É sempre um incentivo extra saber que incomodo certas pessoas. Isso mostra que o meu caminho está certo."

Já falei, você não me incomoda, eu me divirto aqui. Isso independe do seu caminho estar certo ou errado, mesmo porque, como te falei, o mundo não é só preto e branco. Isso é uma coisa que você ainda não aprendeu. Você parece um pêndulo, que estava numa extremidade e agora está em outra.

"Saudações socialistas!"

Beleza, socialistas e, de preferência, sem demagogias, clichês, etc. Antes de mais nada o velho e bom senso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...