Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Vale a pena ler: Artigos de Emir Sader e Miguel do Rosário

EMIR SADER:
"O PT envelheceu internamente e precisa se renovar, se revigorar"

O impulso inicial que deu vida ao Partido dos Trabalhadores e desembocou no governo Lula, se esgotou. O dinamismo, a referência, hoje está no governo e não no PT. Este precisa revigorar-se social e ideologicamente, para voltar a desempenhar um papel importante no campo político e ideológico do país, que tem na conjuntura já aberta da sucessão presidencial de 2010 a maior das suas batalhas contemporâneas.

Leia aqui a análise completa de Emir Sader.

MIGUEL DO ROSÁRIO:
"Exercício para escrever como Santayanna n.1"

Tenho procurado ser elegante. Realizar uma crônica política culta, irônica, e, valendo-me de minha privilegiada posição de blogueiro independente, tornar-me um sereno e temido crítico da imprensa corporativa. Meu ídolo é Mauro Santayanna. Há momentos, porém, em que o sangue ferve e meu natural nervosismo tropical torna difícil manter a fleuma britânica que tenho me imposto. Hoje está sendo assim. A divulgação dos números de emprego e dívida pública para outubro comprovam que a mídia, mais uma vez, jogou contra o país. A taxa de emprego aumentou em todos os setores, em plena crise! A divida pública caiu fortemente, em função da valorização do dólar. O Brasil está crescendo na crise!

Continue lendo neste link.

3 comentários:

Diego Bevilacqua disse...

Olá André!

Desculpe pela demora em responder seu comentário no meu blog.

Retomando...

Não concordo com sua análise sobre o cenário em Campinas uma vez que, em apenas 1 ano que estou aqui, percebi que o déficit imobiliário da cidade é um dos maiores do país (quando volto da faculdade a pé para meu apto no Centro, ando apenas 5 quadras e já contei mais de 40 pessoas dormindo nas ruas e isso só no meu trajeto!). Nada foi feito em relação a isso pois nosso prefeito vive favorecendo a especulação imobiliária. Existem famílias que já estão na fila para as casas na CDHU há anos e, a cada dia, mais e mais terras de moradias são desapropriadas para benefício das empreiteiras e cada vez menos famílias são assentadas e as que são, são obrigadas a morarem muito longe de um hospital, uma escola e uma farmácia. É um problema que se estende a todo Brasil, sim. Porém não houve plano de ação para conter isso na gestão atual. O governo do Dr. Hélio não avançou em nada com os movimentos sociais, dissolveu as lideranças de bairro, absorvendo-os para cargos públicos e reprimiu como de costume o MTST. Sem contar a lista obcena de funcionários fantasmas na sua prefeitura.
A aliança com Lula é obviamente conveniente em época de eleição, mas pelo menos na minha concepção isso se chama OPORTUNISMO e está muito, mas muito longe, de se traduzir numa pendida para a esquerda, como você disse. São alianças meramente estratégicas, tanto para o PT quanto para o partido que quer se reeleger. Sendo assim, foi Dr. Helio que foi mais à esquerda, ou o PT e PCdoB mais à direita?
A a eleição atual pode ter dizimado a força do PSDB, uma vez que aqui em Campinas esse não vingou, mas trouxe em larga escala a direita para a prefeitura, coligado com o DEM, o PPS entre outros e tirando de quebra todas as cadeiras do PSOL na câmara.
OK, você pode dizer que assim como ter o DEM na aliança pode significar uma chapa de direita, ter o PCdoB na chapa pode indicar uma chapa de esquerda, o que é discutível. Não estou sendo preconceituoso e nem fanático. Esqueçamos os rótulos, então, e veremos que os pobres ainda continuam desamparados.
O governo Lula tem trabalhado em conjunto com a prefeitura e isso é ótimo, mas também sabemos que o governo federal não pode só governar para seus aliados. O próprio Lula já disse isso. Porém podemos concordar que o apoio do Dr. Helio ao Lula pode ser usufruído sim para o bem, mas também para o mal. Uma vez que ninguém iria negar uma maior abertura à verbas federais na sua prefeitura, ainda mas no bom momento econômico do Brasil. Sendo assim, esse argumento, por si só, não é válido, mas deve vir acompanhado de ações que embasem o bom uso dessa verba e atualmente fica cada vez mais difiícil uma vez que o Dr. Helio está cooptando toda a militância campineira e cada vez menos fiscalização terá seu governo.

Um abraço!

Guina disse...

Tanto o artigo do Emir Sader quanto o do Miguel do Rosário são excelentes.
Realmente são blogueiros que conseguem opinar de forma brilhante sobre a politica no nosso país.
Saudações,
Guina - Tribuna Petista

André Lux disse...

Diego, você precisa tomar conhecimento da história de Campinas. Quem destruiu de vez a cidade foi um prefeito chamado Francisco Amaral, um bebum da diretona que literalmente loteou a cidade, entre outras coisas. A coisa só começou a mudar com a eleição do Toninho, do PT. Só que ele foi assassinado pela máfia criminosa que age na cidade. Com sua morte, o PT local se desestruturou e fez um governo fraco. O Dr. Hélio ganhou com o PDT fazendo oposição ao Lula, mas depois de um tempo, percebeu que seria melhor se aliar ao petista.
Isso foi bom para a cidade e também ajudou o PT local a se reestruturar e retomar seu lugar, afastando um pouco a direita.

Estou certo que ainda existem muitos problemas em Campinas e que a atual administração tem culpa em vários deles. Porém, a realidade hoje é muito melhor do que era antes. E o fato do Dr. Hélio ter ganho com a votação esmagadora que teve comprova isso. Ou será que o povão de Campinas é burro também, igual ao que elegeu o Lula duas vezes?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...