Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pingos nos Is: Rescaldo da postagem anterior

Um tal de "roberto" deixou o seguinte comentário em minha postagem "Saiba separar o joio do trigo":

"É muito engraçado o seu texto andré, pois até um tempo atrás vc estava falando muito bem de PHA, Luis Nassif e do Azenha, agora só por que eles tocaram em uma ferida importante, que é o como o presidente Lula se comporta covardemente diante de uma midia golpista, vc mete o pau nos caras, qual o problema?Não se pode criticar o Lula?Ele é algum santo?Ou vc vai negar que se o governo Lula quisesse já não tinha mandado o safado do Dantas pra cadeia, a maneira como o Dantas manipula alguns setores da esfera federal é ridicula, é obvio que ele comprou tanto politicos do PT, como tambem do PSDB e dos DEMOS. - roberto"

Comentário:
Vejam só o tipo de gente que Azenhas e Amorins da vida insuflam com suas bravatas irresponsáveis contra o governo Lula. O sujeito, que deve ser um filho da ditadura como eu era, acha que é função do Executivo "mandar gente pra cadeia". Claro, era assim na época da ditadura, né? O governo prendia, "julgava", torturava e matava a seu bél prazer.

Felizmente, hoje vivemos numa democracia (frágil, mas real) e existe algo que se chama "separação dos poderes". A Polícia Federal, subordinada ao governo Federal, investigou e realmente prendeu Dantas. Porém, Gilmar Mendes, o atual chefão do Poder Judiciário (nomeado por FHC), mandou soltá-lo duas vezes e agora caberá à Justiça julgá-lo. Se nem o Pimenta Neves, jornalista do Estadão assassino confesso de sua ex-namorada com três tiros pelas costas, está em cana, imagina então o Dantas... A Justiça nesse país é e sempre foi podre. Aqui vale "para os amigos tudos, para os indiferente a Lei e para os inimigos nada". A culpa é do Lula, por acaso?

Sobre Azenha, Amorim e Nassif, sim eu os elogio quando merecem e os critico quando agem como bebês irresponsáveis. Qual o problema? Eles não são super-heróis infalíveis, donos da verdade, muito menos meus gurus. Sem dizer que são e sempre foram funcionários do PiG. Legal que ao menos na internet estejam do lado da Justiça e de valores humanos, porém no PiG continuam agindo como meros capachos dos patrões - como sempre fizeram.

Achei muito bacana o comentário publicado pelo meu amigo Ricardo Melo, sobre a falta de coerência e de responsabilidade dos ultra-esquerdistas. Inclusive ele cita fatos históricos que acho que muita gente não conhece (eu não conhecia). Reproduzo-o abaixo na íntegra:

"Agora que temos um governo de esquerda no país fica realmente lindo posar de "ulta-esquerdista", dizer que tudo o que foi feito é "pouco".

Esse extremo-esquerdismo que você denuncia é realmente isso, esquerdismo de boutique.

Digo mais: a extrema esquerda tem um papel canalha, entreguista e manipulador na História da América Latina.

Quem tiver dúvidas precisa ainda ler "Fórmula para o Caos", de Moniz Bandeira, que mostra como o PS chileno fez de tudo para engrossar o caldo político, criticava Allende por ser "morno demais", criava milícias urbanas assustando a classe média (justificando as milícias de direita), fez Reformas Agrárias por conta própria (ao arrepio da lei).

Ou seja, o PS e outros engrossaram o caldo e colaboraram para a "Fórmula para o Caos" do Chile.

O final da História sabemos, os milicos mataram Allende e a democracia.

E o que aconteceu com o lider "radical" do PS chileno?

Esse cara simplesmente fugiu do Chile dentro do porta-malas de um carro providenciado por Erich Honnecker, o então dirigente da Alemanha Oriental.

Altamirano, o lider do PS, fugiu!

Mas o resto da militância foi morta ou bárbaramente torturada.

A extrema-esquerda no Brasil faz o mesmo papel: desdenha da esquerda no poder.

Mas se algo der errado no final, fogem do pau ou noticiam o golpe.

Aí o lindo "radicalismo" vira um mio de gato.

Esse povo precisa ler e aprender alguma coisa."

- Ricardo Melo


E duas fotos só para lembrar quem faz isso aqui no Brasil:



23 comentários:

Patrick disse...

Essa cena de "A vida de Brian" é hilária e eternamente atual.

Stella disse...

"Vejam só o tipo de gente que Azenhas e Amorins da vida insuflam com suas bravatas irresponsáveis contra o governo Lula." Com outras palavras, foi exatamente isso que comentei em vários blogs diante dos posts indignados dos "cyber_revolucionários"; que esse tipo de crítica, na verdade acusação, desagrega, desmobiliza, e serve aos interesses do "inimigo". Está longe de ser crítica construtiva, ao contrário, é destrutiva, desalentadora, é o "MAS" que sempre acompanha as boas notícias que a grande me(r)dia não consegue esconder e tem que publicar, com um poder de destruição ampliado. Comportamento lamentável vindo de quem tem credibilidade e portanto deveria ser mais responsável. Seu trabalho tem sido impecável André! Abraços!!

Hudson Luiz Vilas Boas disse...

O PMDB é um partido de centro então!!! Pra mim não passa duma federação de interesses e e oligarquias sem nenhuma ideologia. Será que o PR e o PRB não fazem mais parte da base do governo? E o PP e o PTB? Esses dois podem até estarem divididos, isso é fato, mas também é fato que controlam importantes ministérios como a Coordenação Política e o das Cidades -- inclusive Olívio Dutra, um dos maiores homens públicos que o Brasil teve nas últimas décadas, foi expurgado desse ministério, diga-se de passagem um dos melhores projetos que Lula tinha no primeiro mandato, para ceder o lugar ao PP, irmão siamês do finado PFL. E quanto a Igreja Universal do Reino de Deus, é direitona ou é uma instituição "progressista" da base popular do governo? Gostaria também de saber a diferença substancial entre Crivella ou Magno Malta diante de Her Bornhausen, a não ser o fato dos dois primeiros ainda não serem notórios a época da Ditadura. E qual a diferença entre ACMinho e os Sarney? Entre Serra e Barbalho? Me desculpe André, gosto muito de seus textos, mas não adianta criar sofismas para explicar o inexplicável.
P.S. Na primeira foto, tirada do plenário do Senado, dá pra reconhecer Cesar Borges (ex-governador da Bahia e atualmente no PR), Garibaldi Alves (presidente do senado, parlamentar pelo PMDB) e Renan Calheiros(ex-ministro de Collor e FFHH), hoje todos aliados do Planalto. Portanto, bela esquerda essa não?

André Lux disse...

Hudson, no planeta em que você vive, Utopias Inalcançáveis, deve ser lindo ver os amigos purinhos e angelicais da super-esquerda governarem só com quem é da turminha, sem serem obrigados a fazer alianças com partidos de centro (em cima do muro) ou de aluguel como o PMDB e outros que citou.

Pena que, aqui na Terra (principalmente no Brasil), só é possível governar assim.

Você é quem cria sofismas bisonhos para justificar sua suposta pureza e santidade moral.

Heloísa Helena e seus seguidores pra mim não passam de ferramentas de otário. Não é a toa que não elegem ninguém. Por sinal, o PSOL existe ainda ou já brigaram entre eles e fundaram dois novos partidos da ultra-esquerda fundamentalista?

Vera disse...

Estou muito assustada com os últimos artigos do Bob Fernandes no Terra Magazine. Inclusive o de hoje que trata de uma carta do general Félix ao ministro Tarso Genro e as "bombas" que o pessoal da Abin está acumulando contra a PF. A crise é grave, diz o Bob Fernandes, há três dias. Lula não poderia tomar uma iniciativa nisso? Desde que não seja substituir o Tarso Genro pelo Jobim, como dizem os boatos. Claro que o Lula está envolvido com a crise financeira, mas não dá para prestar atenção no que está acontecendo aqui no Brasil na área da PF, Abin e a tentativa de destruição do serviço secreto brasileiro e desmoralização da Polícia?

Roberto disse...

Caro andré, realmente meu comentário, sobre o governo punir Dantas foi irresponsavél,é que dá uma revolta muito grande ver um canalha daquele cometer tantos crimes é não ser punido. Eu fiquei mais fã ainda do Azenha e do PHA, pois eles demonstram uma certa independencia que muitos blogueiros de esquerda não tem, inclusive vc, pois seu blog é muito legal, mais só levanta a bola do Lula e do PT, vc não mostra sua incoerência, como por exemplo o fato do PP(do maldito Maluf)está na base aliada do governo, ou vc vai negar? e ver vc ironizando o PSOL, é muito engraçado, pois parece alguém de elite falando, quer dizer então que para o PSOL ser importante ele tem de eleger muita gente?Vc sabe muito bem que para se vencer eleições é necessário muito dinheiro e apoio da imprenssa.Heloisa Helena é uma das mulheres mais dignas do Brasil, ela acabou de ser eleita a vereadora mais votada de Maceió, talvez vc não conheça Maceió, pois vc

André Lux disse...

Vera, pelo que dá para perceber dessa história toda uma coisa está clara: existem duas alas na PF hoje. Uma nova, formada a partir da chega do PT ao poder, que está fazendo uma devassa em todos os esquemas e denúncias de corrupção no alto escalão da sociedade. E outra, comandada pelos aliados do PSDB, que quer desmoralizar essas investigações e fazer a PF voltar a ser o que era. Ou seja, nada. Realmente é uma bomba. Não dá pra saber o que vai acontecer. Ainda bem que o Lula é sensato e negociador.

Roberto, já tinha percebido que você era do PSOL. Pode falar o que quiser de mim, mas ao menos eu assumo minhas preferências em público e as defendo, ao invés de ficar só falando mal da preferência dos outros e me escondendo. Fico feliz que ao menos alguém do PSOL conseguiu ser eleito, nem que seja a fundamentalista raivosa Heloísa Helena - se bem que que de Senadora virar Vereadora... Que bela queda! Quem sabe ela veste as sandálias da humildade, né?

Benedito disse...

Por falar em Psol... Ao se candidatar à presidência da República e obter uma votação medíocre, Heloisa Helena prestou dois serviços à direita brasileira: 1) serviu de instrumento para críticas ao governo Lula e ao PT em favor do candidato tucano demo; 2) deixou o caminho livre pro Collor se reeleger Senador. Aliás, depois da crise do tal "mensalão" e das eleições de 2006, quantas vezes ela voltou à primeira página dos jornalões?...

Anônimo disse...

Nestas eleições HH não voltou às páginas dos jornalões porque não pode. Mas parece que nas páginas do fisco ela está bem frequentada, ou seja, teve que se auto-exilar em Maceió, protegida pelos jornalões de São Paulo.

Roberto disse...

De senadora a vereadora, que bela queda?kkkkk, vc é hilário,ela escolheu ser candidata a vereadora, qualquer cargo que ela quiser ser candidata ela vence caro André, menos os marjoritários, como governadora e presidente, por que ela não se curva ao PIG, como infelizmente o Lula fez, pode não parecer André, mas nós temos opiniões parecidas, somos de esquerda, odiamos o PIG(veja,globo, folha etc.), mas ver o presidente Lula abaixar a cabeça aos ataques diarios e covardes do PIG, é demais pra mim, vc pode achar que isso é radicalismo meu caro, mas eu chamo de ombridade, o presidente Lula não precisava fazer igual ao Chavez, bastava tomar unas atitudes mais energéticas, como exirgir que o PIG provasse as mentiras que publica, e outras coisas, um abraço caro colega, para apoiar Lula, não precisa ser um puxa saco dele, um bom exemplo disso, é o Mino Carta, que é de esquerda, mas nem por isso deixa de criticar o governo quando é necessário, e pode apostar; Quando houver eleição para o senado, com certeza Heloisa Helena ganha de novo.

Anti-Direitista disse...

O Hudson tem toda razão: O Lula sendo apoiado por Renan Calheiros, Paulo Maluf, e outras peças bizarras da politica brasileira, mancha a imagem da esquerda no Brasil.

André Lux disse...

Engraçado, os ultra-esquerdistas delirantes me acusam de "idolatrar" o Lula, ao mesmo tempo que idolatram a fundamentalista Heloísa Helena.

Bom, cada um na sua. Eu prefiro o Lula, que ao menos está realmente fazendo coisas boas para o Brasil. Se recebeu o apoio de gente como Maluf e Calheiros, melhor para o país. Prefiro esses caras apoiando o Lula (nem que seja por puro interesse) do que apoiando a direita contra Lula, como tem feito a maluca da Heloísa Helena e seus seguidores movidos apenas por sentimentos igualmente podres de vingança e retaliação...

Benedito disse...

Gostaria de saber do Roberto se ele, a exemplo da líder máxima do Psol, também é fundamentalista cristão, contra o aborto e homofóbico. Quanto às críticas do Psol ao governo Lula, é puro oportunismo. Se criticarem o Serra, por exemplo, ninguém vai lhes dar atenção. Então, fazem esse servicinho pra direita pra poder aparecer no PIG. A história agradece...

Roberto disse...

Qual foi o candidato de direita de Heloisa Helena apoiou?Não seja covarde e dê nome aos bois, por outro ado o seu queridinho Lula, apoiou o direitista que ganhou a eleição no Rio de Janeiro, que durante o escandalo do mensalão exigiu que Lula renunciasse, e é como disse o Hudson mesmo, qual a diferença entre Jose Serra e José Sarney, ou Paulo Maluf?São todos direitistas que estiveram do lado da Ditadura Militar.O governo Lula nunca foi de esquerda, ele só usa a alcunha de esquerda em epoca de eleição, na verdade é um governo de centro, que dialoga com os dois lados da politica. É como eu disse, para apoiar Lula, não precisa puxar o saco dele. Ele faz um bom governo, mas tem suas incoerencias, isso é fato.

André Lux disse...

Roberto, já que falou de incoerências, deixa eu fazer uma pergunta a você. O que achou de ver a cripto-comunista Luciana Genro recebendo R$ 100 mil da multinacional Gerdau para sua campanha derrotada? Sabe se ela já foi expulsa do partido da homofóbica fundamentalista cristã Heloísa Helena?

Luís Henrique disse...

A triste conclusão dessa discussão toda: parece mesmo que é impossível fazer política (ou politicagem? Bem...) sem uma boa dose de hipocrisia!

Roberto disse...

André, vc quer falar em receber dinheiro?Eu pessoalmente fiquei muito triste em ela ter aceitado o dinheiro, mas quanto os candidatos petistas receberam?Vc tem coragem de dizer?E as milinionárias campanhas presidenciais do Lula?De onde veio dinheiro?Vc sabe ?Pelo que eu sei o vice presidente é um mega empresário, e apoio que Antônio Erminio de Moraes dá publicamente ao Lula, disso vc não fala, pois o fato é que o governo do presindente Lula é tão elitista quanto os outros, eu fico p da vida quando vejo alguém de classe média alta reclamando do governo, pois esse governo é muito pra eles também, os mais pobres é que deviam reclamar mais, apesar de eu admitir que o Presidente Lula realmente fez muita coisa, mas o que vc acha do lucro dos bancos serem os mais alto da história?vc acha isso justo?

André Lux disse...

Ficou tristinho, Roberto? Só isso? E o discurso da homofóbica fundamentalista católica Heloísa Helena afirmando que as multinacionais são o diabo na Terra e que o PSOL, partido dos imaculados, jamais iria usar recursos delas para fazer política? Tá vendo como a hipocrisia e o "dois pesos e duas medidas" dominam os ultra-esquerdistas utópicos?

O PT recebe doações sim e não esconde isso de ninguém, muito menos condena esta prática, até porque ela é prevista em lei.

Patrick disse...

Roberto, o que o André está querendo dizer é que, por mais moderado que o governo Lula seja, ele ainda pende para o lado esquerdo da balança. Embora muita gente na esquerda, como você, não concorde com isso, o fato é que a direita em uníssono vê isso com absoluta clareza.

Parte da burguesia (uma parte bastante minoritária, onde está José Alencar) o apóia ou - uma parcela um pouco maior, mas ainda assim pequena - admite lidar civilizadamente com esse governo (caso do Antônio Ermírio).

Mas, ainda assim, 90% deles estão dia e noite vociferando os chavões da Veja contra o governo Lula.

Fazendo o papel de inocente (?) útil, está lá o PSOL descendo a lenha da mesma forma, em sintonia com a direita.

Se Lula está fazendo pouco e poderia fazer muito mais? É uma boa crítica. No entanto, vemos que o PSOL e o PSTU - apenas para citar dois casos - criticam Hugo Chávez e a Venezuela, onde as circunstâncias de poder e capacidade de efetivação de mudanças sociais são completamente diferentes das nossas - quase com a mesma virulência que destinam a Lula no Brasil.

Na Bolívia acontece o mesmo: estão lá as vanguardas revolucionárias da esquerda descendo o pau em Evo Morales, num momento crítico em que a oposição violenta de direita trama um golpe ou a divisão do país, tudo isso feito às claras.

André Lux disse...

É isso aí, Patrick. Você disse tudo.

O extremismo de esquerda, no fundo, não passa de uma forma de covardia, pois deixa o cidadão na confortável posição de criticar e atacar a tudo e a todos, enquanto sonha com uma utopia que só seus gurus imaculados serão capazes de implantar. Esses gurus, porém, jamais terão respaldo popular para chegar ao poder (seja pelo voto ou pela revolução) e então tudo fica como está para alegria da direita.

Enfim, enquanto essas pessoas sonham e, por tabela, ajudam a elite a deitar e rolar, os mais realistas tentam fazer o que é possível (e muitas vezes, impossível).

Mas, como já sabemos, é inútil tentar debater com fundamentalistas. Eles são os donos da verdade e os guardiões da moral e dos bons costumes! Bom, isso até uma multinacional chacoalhar um chequinho de 100 mil pilas na frente deles...

Roberto disse...

Concordo com vc Patrick, vc pelo menos foi mais claro em sua opinião do que o próprio André, que usa de ironias baratas, vc Patrick parece ser um cara mais sensato que o André, pois eu aposto que o André não pensava assim antes do Lula virar presidente, ele só está falando isso porque Lula está no poder. Pois Lula teve que usar (infelizmente) das mesmas mecanismos que FHC usou para chegar ao poder duas vezes, e o que vc chama de extremismo de esquerda, eu chamo de coerencia, pois Lula sempre esteve do lado oposto de figuras grotescas da politica nacional, como ACM, José Sarney e Paulo Maluf, e agora ver ele precisando do apoio dessas malas para governar, é lamentavél, e como vc disse a maioria da elite é contra o Lula, mas eu repito, não existe motivo para isso, pois a elite foi demais benefiada com o governo Lula, eles ganham e ganharam muito com as medidas do Lula.E ao contrário do que vcs possam pensar, eu sou totalmente a favor do governo Evo Morales, e Hugo Chaves, vibrei quando ele fechou aquela rede de televisão(tomara que o Lula tenha coragem de fazer aquilo um dia).O fato é que enquanto o PHA só metia a lenha no José Serra, o André ficava muito feliz, mas foi só começa a falar do Lula, que o André começou a ficar desesperado, repito mais uma vez André, o Lula não é perfeito(ninguém é)e quando erra é preciso falar, se vc não tem coragem, pelo menos não critique quem tenha.

beto disse...

Oi,

Socializando.

Enviei para a Rede 3setor ( http://br.groups.yahoo.com/group/3setor/)o texto André Lux, segue abaixo, o comentário do Ruda Ricci enviado para a rede 3setor.

Um abraço,

Carlos R. S. Moreira ( Beto )
----- Original Message -----
From: ruda@inet.com.br Rudá Ricci
To: 'carlos' ; '1 Rede 3setor'
Sent: Sunday, November 16, 2008 11:31 AM
Subject: Pingos nos Is e nos As


André parece que exagerou ao responder a mensagem “Saiba separar o joio do trigo”. Fez um extenso balanço de notícias de jornais e sites sem muito nexo entre si. O que me deixa mais preocupado é que críticas possam ser interpretadas como ultra-esquerdismo. Como não sou do PSOL, nem do PSTU, fico acanhando, no meu canto, se posso ou não criticar o partido que ajudei a criar (no caso, o PT), sua direção e o Presidente da República (que é, de fato, funcionário público pago com imposto de cidadãos). Caso critique, serei comparado com a imprensa golpista que derrubou João Goulart? É preocupante. Melhor seria ficar quieto, em silêncio? Esta seria a contribuição ao Brasil, à democracia e ao fim do ultra-esquerdismo?

O que garante a liberdade humana é a dúvida.

André posta uma imagem de Soninha ao lado de Marta, em campanhas eleitorais passadas. Eu poderia postar imagens de Lula com Quércia, em vários momentos, ao lado e se digladiando. André não deve conhecer os bastidores da política. Por acaso André sabe como “companheiros” de mesmo partido se tratam nos bastidores? Sabe os motivos de dois “companheiros” do naipe de Tarso Genro e Olívio Dutra quase se destruírem no Rio Grande do Sul? Para ficar no sul: sabe me dizer os motivos do “companheiro” José Dirceu denunciar, pela grande imprensa, que a sede do PT-RS ter sido construída com caixa 2 de campanha? Ou os motivos que levaram Lula a tirar da relatoria da Comissão Mista do Orçamento um petista de primeira ordem (o deputado Paulo Rubem, de Pernambuco, conhecido por sua imensa capacidade na área orçamentária) e entregar para um deputado do PP?

André parece ser ingênuo. Pode ter agido de má fé ou no desespero. Mas estaria fazendo um contra-ataque que nivelaria com o nível de argumentação que despeja na nossa lista de discussão.

Enfim, o que interessa é o espírito democrático. Que não dispensa uma boa disputa e embates de idéias. Mas que não desqualifica. Que não tenta afirmar que o justo é o linearmente regular em suas idéias e avaliações, ao longo da vida. Esta fidelidade canina é pouco inteligente. Pouco humana. Porque o mundo se altera e mesmo para mantermos nossos princípios, temos que saber ser críticos para avaliar se continuar no mesmo barco é ser realmente coerente com as crenças e princípios que nos norteiam.

Como diz a propaganda: o mundo gira e a Lusitana roda!

Rudá Ricci

www.cultiva.org.br

rudaricci.blogspot.com

Paulo Cunha disse...

Caro André,

Lamento discordar profundamente de você.

Se a extrema-esquerda ao criticar levianamente o governo se junta ao coro da direita, chamar a extrema-esquerda de 'ferramenta de otário' também ajuda, em muito, a direita.

Você provavelmente não percebeu, mas a argumentação do Patrick não tem nada de igual à sua. Na dele, ele chama essa esqueda de 'inocente útil'. Na sua, ela é 'covarde'.

Eu concordo plenamente com Patrick e espero que essa esquerda com quem tenho tanta simpatia, e leva meu voto, pare de ser inovente, e seja útil para manter e aprofundar as conquistas sociais do governo Lula.

Discodo de qualquer um que queira classificar minha bússola ética de 'fundamentalista'.

[PS: para que fique claro, votei em São Paulo, no Ivan Valente no 1º turno, e na Marta no 2º.]

[PS2: Não sei se o blogger aceitou ou não meu primeiro comentário, caso tenha, por favor, exclua esse.]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...