Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sábado, 8 de novembro de 2008

Faça o eu que falo, não o que eu faço... Carta Aberta aos bravateiros virtuais

Se tem uma coisa que me irrita profundamente é ver gente cobrando do Lula ações em relação ao circo de horrores que estamos vendo diariamente no caso que envolve a prisão de Daniel Dantas.

Jornalistas como Paulo Henrique Amorim, Luis Carlos Azenha e outros, que construiram suas famas trabalhando anos para a asquerosa rede Globo e viraram críticos DEPOIS que foram cuspidos por ela, e alguns blogueiros nervosinhos agora de uma hora para outra querem que todos os problemas seculares de corrupção e coronelismo do Brasil sejam resolvidos na base da bravata e da porrada... pelo Lula!

O que querem que o Lula faça, meus caros? Entre em confronto direto com Darth Gilmar Mendes? Com a PF? Claro que eu também iria adorar ver o Lula enfrentando e botando pra correr toda aquela corja que infecta o STF, o Congresso, o Senado, a PF hoje! Mas qual a chance disso acontecer e, mais importante, que resultados reais traria ao país?

No fundo, o que os bravateiros querem é ver Lula jogando querosene na fogueira e puxando a corda que está enrolada em volta do seu pescoço desde o dia que tomou posse, para alegria de Folha de S. Serra, Globo e Veja. Isso é coragem? Não, isso tem outros nomes: burrice, infantilidade, irresponsabilidade. Ainda mais numa hora de grave crise mundial como essa! Tudo que precisamos mesmo é ver os Poderes do país entrando em guerra... sem dizer que qualquer idiota sabe qual é o lado mais fraco dessa corda, certo?

O que os bravateiros de plantão não percebem (ou fingem que não percebem) é que um problema gravíssimo como esse que envolve o Dantas primeiro primeiro precisa vir à tona, para depois começar a ser combatido. E isso só começou a acontecer agora.

Foi NO governo Lula que essa corrupção sistêmica que existe no Brasil desde que Cabral invadiu essas terras começou a ser combatida. O que era feito antes? Vocês podem me dizer?

Quem é Daniel Dantas, senão um dos monstros criados e alimentados pela privataria feita no governo FHC e idolatrados até ontem pela mídia neoliberal golpista? Quem é esse grotesco Gilmar Mendes e quem o nomeou ministro do STF? Foi o Lula, amigos? Respondam, se tiverem coragem.

Os principais cânceres que destróem o Brasil há séculos - a corrupção, os desmandos do poder e podridão da "justiça"- estão finalmente sendo expostos! Cânceres esse que corróem todos os sistemas "democráticos" do país, que contaminam a tudo e a todos - inclusive jornalistas, juízes, policiais e supostos aliados!

Cânceres esses que, após serem expostos, começam finalmente a ser diagnosticados e tratados às claras para toda a sociedade. Mas os "machões" apressados não estão satisfeitos! Que nada, eles querem que o Lula saia berrando igual um ninja, pegue um facão, abra o corpo e simplesmente corte fora o câncer!

Se isso fosse assim tão fácil, veríamos também um monte de jornalistas entrando no ar ao vivo nos jornais que pagam seus salários para denunciar o próprio PiG, igualzinho fazem em seus blogues, não? E o Lula tem muito mais a perder do que um simples ganha pão...

Sinceramente, uma coisa é criticar erros e cobrar posturas de maneira sensata e racional. Outra coisa é exigir que os outros façam tudo aquilo que a gente mesmo não tem coragem de fazer.

Deixem de ser ridículos, senhores. E tenho dito!

18 comentários:

Carlinhos Medeiros disse...

Boa, André! Gostei do "Cuspidos".

Mário disse...

Foi certeiro no tiro hein. Que beleza de visão. Conseguiu botar no papel o que penso. Parabéns.

Almirante disse...

André, meus parabéns! Você matou a pau a questão! Eu costumo ler os artigos do CONVERSA AFIADA e, embora concorde com algumas coisas, já andava com o pé atrás, com relação a essa postura em relação ao presidente, que ele chama de "..o presidente que tem medo..". Quem conhece bem a história do Brasil sabe muito bem que as coisas não são assim tão fáceis. É só dar uma olhada no governo de Getúlio Vargas, Juscelino e João Goulart. Vargas aguentou até onde foi possível e, no final, só consegui ganhar por que se suicidou e com isso estrgou os planos do "clube da lanterna", mas foi uma vitória triste. Juscelino só conseguiu se manter no governo graças à honestidade e patriotismo do General Lott e porque fez agrados à industria paulista. Jango, quando resolveu dar ouvidos aos incendiários de plantão, acabou sendo deposto. Portanto, até agora, estou surpreso com a habilidade que o Lula tem manifestado, em todas as questões, sejam elas internas ou externas. Ele não é nenhum super-herói, com super-poderes. Toda a corrupção plantada na máquina pública já estava lá, funcionando muito bem, até que ele entrou e começou a cutucar a onça, mas com vara longa que ele não é besta.

Nana disse...

André

Concordo de cabo a rabo.

Antonio Luiz Teixeira disse...

Muito bem André. Assino em baixo. Tem muito "abestalhado" travestido por aí que, na verdade, morrem de inveja do Abestalhado mor, vestindo a capa frágil de neo-socialistas. Alimentam essa "classe mérdia" com idéias e raciocínios simplistas e reducionistas, que é o que ela consome, para se promoverem. Quem tem consciência histórica e caráter, como você, não embarca nessa.
Parabéns.

Anônimo disse...

parabéns André! pois disseste o que sinto há muito, num curto e grosso resumo da "ópera"!
como bem resume o Hélio Fernandes: "que república!"
ontem fiz uma confissão no blog do Azenha, pois estou "derrubado" pelo monte porrada que leio nos jornais e nos blogs..., pois sou de '57 e fui 'criado' durante a ditadura militar e, ainda hoje, tento exorcisar todos os demônios que ainda me assombram, quando tento fazer de meus filhos seres mais livres e preparados para enfrentar a 'guerra' da sobrevivência cotidiana; buscar seus talentos inatos e serem livres para criar o mundo em que viverão e criarão seus filhos...
te agradeço pelo grito de basta! e pelo soco na mesa!! ato digno de quem está fazendo a leitura correta, no seu exato instante deste 'jogo de cartas marcadas' em que fomos metidos (acho que desde sempre!).
Márccio Campos

Anônimo disse...

parte II
penso mesmo que somos um 'país' cujo povo está (desde sempre!) seqüestrado de seus direitos por aventureiros exploradores, que não estão (e nunca estiveram!) nem aí pra cobrar o 'resgate', já que se locupletam diariamente (em parcelas) do grande 'carnê' das "casas brasil" - agora na promoção do "grande-mercado-globalizado-economicamente-dependente-e-depenado-mundial".
realmente os "muros" estão caindo e os 'tumores' estão cada vez mais expostos! não há mais 'tapete' pra tanta sujeira! e o cheiro de 'coisa estragada' ficando insuportável!!...
boa sorte e bom trabalho!
sds,
Márccio Campos

Briguilino do Blog disse...

André, você esta coberto de razão no que escreveu nesta postagem, eu assinaria este texto com orgulho.
Vou adicionar o blog no meu.
Parabéns.

Vera Pereira disse...

Parabéns, André. É de blogueiros com posições lúcidas, firmes e serenas como as suas que nós que nos preocupamos com os destinos das instituições nacionais, não com nossas eventuais perdas financeiras ou com o eventual aumento da legião de bajuladores que acessam nossos blogs quando malhamos o presidente da República, estamos precisando.

Stella disse...

Parabéns André! Perfeito, racional. Infelizmente, até gente que eu achava sensata está entrando nessa. Momento totalmente errado para "cobrar resultados". Estão armando o inimigo e o Presidente Lula que é o culpado! Francamente chego a duvidar das intenções daqueles que defenderam o governo e agora vêm com essa cobrança idiota, ridícula e fora de hora!!! Abraços!!!!!!!

Cloaca News disse...

Caro André: o recém criado CLOACA NEWS informa que este seu blog está sendo adicionado à nossa lista de indicações. Visite-nos e saiba o que isso significa para nós. E mais: tomamos a liberdade de reproduzir um comentário seu feito no Vi o Mundo, do Azenha. Agora, visitando o Tudo em Cima, estamos vendo que este post é quase o mesmo texto.
Estamos no ar há menos de 10 dias. Ainda tateamos, aprendendo a usar as ferramentas disponíveis. Quando tiver um tempinho, dê uma passada lá. E, se achar que deve, deixe seu comentário.
Grande abraço!

http://cloacanews.blogspot.com/

Roberto Locatelli disse...

O que ocorre, André é que Lula, ou melhor, o Partido dos Trabalhadores, deveria ter mantido seus vínculos organizacionais com a população. E fez exatamente o contrário: desde a década de 80, extinguiu os núcleos de base, afastou-se das sociedades amigos de bairro, dos sindicatos, etc.
Coisa bem diferente do que Evo Morales e Chávez fizeram. Os dois governos fortemente alicerçados pelas organizações populares.
Por outro lado, Daniel Dantas e seus dois prepostos, Serra e Gilmar Mendes, contam com os serviços e o poder da mídia podre. E com o apoio da elite branca.
Por isso você tem razão: não adianta agora querer que Lula chame Gilmar Mendes "às falas". Este é que o chama, e Lula vem correndo, de cabeça baixa, para levar um belo sermão.

André Lux disse...

Roberto, tenho certeza absoluta que se você vivesse na Venezuela ou na Bolívia também estaria "decepcionado" e atacaria Chávez e Morales da mesma forma que faz com Lula. A grama do vizinho é sempre mais verde, não?

A turminha da ultra-esquerda de lá também vive metendo o pau neles. Todo mundo sabe disso.

E tenho certeza que se Lula decide abaixar a cabeça para fascínoras como Gilmar Mendes e afins é porque ele está pensando em algo maior: no Brasil, que precisa que mantenha a serenidade e o bom senso em nome de quem mais precisa.

Essas bravatas que gente como você gosta de escrever não te manteriam no poder nem como síndico de um prédio. Falo isso por experiência própria. Pelo menos eu aprendi que política não se faz assim... Ainda bem que o Lula é bem mais esperto do que eu era.

PT saudações!

Anônimo disse...

Andre, a tua informação com relação ao Azenha e a saída da Globo, não está correta. O Azenha ainda tinha dois anos de contrato, quando solicitou desligamento.E para rescindir o contrato exigiram do Azenha a não ida para um cncorrente. Em relação ao PHA, não sei.
Defendo o Lula e o PT hà 25 anos.
Agora a indicação de seis juízes, até agora não entendi o critério, e Você?
Onde estava a assessoria política do presidente nessas horas?
Fernando Augusto

André Lux disse...

O Azenha foi cuspido sim. Por não concordar com a postura da emissora, ele foi colocado na geladeira e então decidiu sair. Acho bacana a posição dele, mas não vamos esquecer que ele trabalhou na Globo por anos, ajudando a construir o que ele hoje critica. Não sejamos ingênuos.

E o Lula, ao contrário de seus antecessores, nomeia os ministros na base do mérito e não por questões políticas. O que faz dele um grande estadista. Se não enxerga isso e quer que Lula aja igual aos FHCs da vida, então não posso fazer nada...

Jonas disse...

Caro André, concordo inteiramente com o que você disse. Considero as suas análises e posicionamentos, assim como as análises e posicionamentos do Miguel do Rosário sobre essa questão envolvendo PF/Delegado Protógenes/Gilmar Mendes/STF/Daniel Dantas muito mais lúcidas, justas do que as colocações e posicionamentos do Azenha, por exemplo, embora quero deixar claro que também gosto do Azenha. Está faltando lucidez, senso de realidade a essas pessoas que querem que o Presidente Lula saia por aí batendo boca com Gilmar Mendes, com o STF, xingando ou retaliando o PIG/PIC, etc., pois parecem não perceber que as forças reacionárias de direita, com ramificações em todos os poderes e na mídia mercantil, são mais poderosas que o Poder Executivo Federal. Parecem não perceber que é a primeira vez que a corrupção há séculos instalada no país está sendo realmente combatida (várias quadrilhas já foram descobertas e desbaratadas) e que esse combate está levando a uma reação feroz por parte da elite branca de direita, que sempre foi a grande corruptora e corrupta deste país, apenas preocupada com os seus interesses particulares, colocando no poder os seus representantes e prepostos, razão pela qual este país nunca avançava econômica e socialmente o quanto podia avançar e sempre apresentava um dos piores índices de distribuição de renda do mundo. As palavras mencionadas pelo Mestre Jesus - "Por seus frutos vós os conhecereis" - podem ser aplicadas em todos os ramos ou áreas da atividade humana. Na política, por exemplo, quais são os frutos do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso? Altos índices de desemprego; salário-mínimo nunca chegando aos 100 dólares (quando FHC terminou o seu governo o salário-mínimo não chegava a 60 dólares); os salários dos funcionários públicos federais sem reajuste durante os seus oito anos de governo; privatizações mal-feitas e que mais pareceram doações criminosas do patrimônio público aos amigos e sócios do "rei"; a Petrobrás estava sendo intencionalmente mal administrada e largada às traças, para demonstrar à população a tese dos neoliberais de que as estatais eram ineficientes, além de serem cabides de empregos, com funcionários despreparados ou ineficientes; assim, ficaria plenamente justificada a privatização da Petrobrás, da Vale do Rio Doce, e das demais estatais que valessem a pena para os amigos do "rei"; a relação entre a dívida pública e o PIB chegou próxima de 60% quando FHC terminou o seu último governo, mesmo após ter vendido (ou doado) as estatais; não vou estender-me mais, apenas quis dar alguns exemplos do que foi o governo FHC e o que o Presidente Lula herdou daquele governo. Agora, comparem esses números com os números do governo Lula. Há uma diferença gigantesca! Aonde estou querendo chegar: que é pelos frutos que reconhecemos se a árvore é boa ou má. E é esse princípio que deveria fundamentar a nossa confiança ou desconfiança neste ou naquela governo, nesta ou naquela instituição, nesta ou naquela pessoa. Por isso, deposito a minha confiança no Presidente Lula, o que não quer dizer de modo algum um adesismo cego. Só gostaria de acrescentar que, diferentemente do que alguns blogueiros e leitores/comentaristas às vezes dizem, os avanços que o país vêm alcançando durante o governo Lula são maravilhosos!; não têm nada de tímidos! Mas também é claro que sem que o próximo governo dê continuidade ao que o governo Lula vem fazendo esse avanços podem ser perdidos, pelo menos parte deles. Mais uma vez quero cumprimentar você, André, pela justa, digna defesa que fez do Presidente Lula. Espero que as pessoas que realmente desejam uma país melhor, mais justo, mais fraterno, mais desenvolvido econômica e socialmente percebam quais são realmente as árvores boas e as árvores más e não sejam mais vítimas de propagandas enganosas e de discursos superficiais, acalorados e quase sempre hipócritas.

Anônimo disse...

Bom André,

Se você e os outros ainda não perceberam que Lula é o PRESIDENTE DA REPUBLICA! e para tanto deveria mandar nesse país significa que Venezuela, Bolívia, etc. e agora até os Estados Unidos são apenas miragem.
Infelizmente é porque o PT e nossa esquerda é frouxa.
Deixem o Lula ficar co Nelson Jobim, e curvar-se ao golpista Gilmar Mendes. Afinal está tudo ótimo. O bolsa familia continua e o salario minimo quem sabe subirá acima dos 500 reais!
Viva Meirelles e os bancos, que façam o que quiser!!!!

André Lux disse...

Você disse bem "anônimo": Lula é o Presidente da República. Tente aprender agora o que isso significa num pais como o nosso, que tem uma democracia mais frouxa do que ultra-esquerdistas que chegam ao poder.

Miragem é achar que os países que citou são iguais ao Brasil e que tudo pode ser feito da mesma forma...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...