Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ninguém pode dizer a você o que é a Matrix... Meu amigo, o policial civil

Tenho um amigo de infância chamado Hélio Pavan que é hoje policial civil, além de jornalista. Vou reproduzir mais abaixo um desabafo que ele me enviou depois que perguntei o que achava da truculência com que sua categoria vinha sendo tratada pelo governador José Serra, do PSDB, que certamente foi eleito com o voto dele também.

É importante deixar claro que esse meu amigo é anti-petista e anti-esquerdista roxo. Cheguei até a me afastar dele quando da primeira eleição do Lula, devido às mensagens agressivas que mandava contra ele e o PT. Hélio é daqueles que se declara "extremista de direita" no perfil do orkut, votaria até no Adolf Hitler se fosse para derrotar alguém da esquerda e acredita em coisas como "mensalão", "governo mais corrupto da história", "caos aéreo", "ditadura cubana" e afins. Ou seja, sempre acreditou em tudo que Veja, rede Globo, Folha, Estadão e o resto da mídia corporativa apresentam como "verdade absoluta".

Tenho certeza também que ele achava muito justo ver a PM baixando o cacete em Sem-Terras, Metalúrgicos, Bancários e outros "baderneiros" e "vagabundos"... Assim como estou seguro que Hélio morria de rir ao ver algum petista ser linchado pela midia, sem direito de resposta ou de defesa.

Se duvidam, podem entrar no blog dele http://www.heliopavan.com.br/ e ler o que escreve. Em um post, por exemplo, ele declara que sempre odiou a vereadora Soninha, mas isso mudou agora que ela passou para a direita e ataca o PT. Leiam também a opinião dele sobre o homossexualismo, típica de alguém de extrema-direita.

Mas, vejam só que curioso. Agora que Hélio ficou do outro lado - ou seja, está protestando e fazendo greve por melhores salários - ele não gostou nem um pouco de ver seus colegas levando porrada da PM, nem de assistir sua categoria ser vilipendiada pela mídia, que passou a denegri-la a fim de proteger o vampiro José Serra e justificar a violência da repressão à manifestação de seus colegas.

Será que tudo isso vai fazê-lo "enxergar a Matrix" e tomar consciência de classe, percebendo que até agora estava do lado errado e defendia ideologias que, no final das contas, só são boas para meia dúzia de bem nascidos? Quem sabe? Pelo texto abaixo, dá para perceber que existe alguma esperança... Leiam e comprovem (alguns trechos foram omitidos para não prejudicá-lo e outros grifados por mim).

"Blz André!

Jamais poderia imaginar as cenas que todos vimos ontem. Eu estava em SP mas acabei não me dirigindo ao local da manifestação porque tinha que voltar para a delegacia, em Campinas.

Faltou inteligência ao Serra no pré e no pós confusão...

O que eu imaginava é que o pessoal iria até os muros do Palácio, faria um panelaço, etc e depois voltariam todos pra casa. Nada fora do comum.

Serra errou feio ao levar ao pé da letra uma resolução que não permite manifestações nas imediações da sede do governo. Grande coisa! Como se alguém tivesse ido até lá para atentar contra a vida do governador ou coisa parecida.

Dizer que o negócio é político-partidário é uma das maiores asneiras que já ouvi em toda a minha vida. De tão absurda a declaração imaginei que ninguém a levaria a sério.

Qual não foi o meu espanto a perceber que muitas pessoas acharam que era isso mesmo! E que os policiais tinham perdido a razão ao se juntarem à CUT e ao PT! E não ouvi isso de pessoas simplórias!

Mas que PT???? Que CUT??

Escrevi sobre isso no
http://www.heliopavan.com.br

Enfim, até a reportagem da TV Globo veiculou matéria em que entrevistava umas três ou quatro pessoas que se diziam contra a greve e o que viram na TV.
Claro que ele não entrevistou ninguém que tivesse opinião contrária.

Lamento bastante a situação da polícia como um todo. Sempre disse que as reivindicações apenas por melhores salários eram incorretas. Não basta apenas um melhor salário, é preciso melhorar a polícia em todos os aspectos. Há policiais excelentes. Mas para cada um destes há outros completamente incompetentes. Mal sabem atender o telefone.

Segundo _______, há funcionários que não recebem holerite no final do mês, mas sim um bilhete premiado. Acho que ele tem razão. Não durariam meia hora na iniciativa privada antes de serem demitidos.

Muitos de meus colegas odeiam o PSDB. Mas quando pergunto se eles acham que a situação das polícias estaria significativamente melhor caso Genoino ou Mercadante tivessem vencido as últimas eleições todos balançam a cabeça negativamente, como se dissessem, "é, nesse ponto vc tem razão".

Veja bem, não estou defendendo o PSDB, nem nenhum outro P! Mas não estou meeeeesmo!!! Não estou tb criticando o PT e afins. Estou apenas mostrando ou tentando mostrar um pouco do meu sentimento de descrença e cansaço.

Grande abraço,

Do amigo,

PAVAN"

Meus comentários finais:
1) Espanta saber que existem pessoas que realmente acreditam que o PT e a CUT são culpados pela agressão aos policiais. Para vocês verem como a mídia consegue sim manipular a cabeça de muita gente inteligente.

2) Repare que meu amigo, mesmo nessa hora de revolta, continua anti-petista. Ele tem convicção que nem Genoíno nem Mercadante teriam competência para melhorar a situação da categoria dele, por isso parece achar que o melhor mesmo é continar vontando nos mesmos de sempre... Respondi que também não poderia afirmar com certeza que melhorariam algo. Mas que eu acredito que sim dada a história do PT na luta pela melhoria da dignidade dos trabalhadores. Mas, uma coisa eu tenho certeza: nunca existiu um governante do PT que mandasse a PM dar porrada em manifestantes, sejam de qualquer categoria. No mínimo seriam tratados com o respeito que merecem.

3) A denúncia dele contra a manipulação e a distorção feitas pela mídia é exatamente igual a que todos nós, de esquerda, fazemos há décadas. Meu amigo nunca deu bola para as minhas reclamações. Pelo contrário. Mas agora parece que ele mudou de opinião. É como diz o ditado popular: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco"...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...