Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A força do PiG: Braço direito da elite predadora

Meu amigo Eduardo Guimarães escreveu um texto em seu blog Cidadania em que afirma que a mídia corporativa continua poderosa, ao contrário do que muitos andavam falando por aí.

Bem, quem disse que essa mídia não tem nem nunca teve tanto poder de influência foi o atual relações públi... digo, ombudsman da Folha de S.Paulo e meia dúzia de ingênuos ou mal intencionados. Sim, pois só quem é muito bobinho ou canalha pode proferir tamanha besteira sem ficar vermelho de vergonha.

A mídia corporativa é poderosa e vai continuar assim pois ela nada mais é do que um braço dessa elite predadora que domina o país (e o mundo) há séculos. No outro braço (ou bolso, se preferirem) dessa elite estão políticos, juízes e advogados que agem em conluio com essa mídia na defesa dos privilégios da minoria podre de rica.

A prisão do mega-mafioso Daniel Dantas, que vinha sendo investigado pela PF há mais de quatro anos, expôs de maneira cabal essa realidade. Acho que ninguém que tenha pleno controle de suas faculdades mentais pode ter gostado da atuação do presidente do STF, Gilmar Mendes, que deu nó em pingo d`água para soltar o banqueiro, muito menos da cobertura que o Pig (Partido da imprensa Golpista) vem dando ao caso, na qual o mafioso e seus comparsas são quase elevados à categoria de santos imaculados, enquanto os investigadores e juízes que os investigam e perseguem são tratados como malvados e loucos...

Só não vou afirmar que o PiG chegou ao fundo do poço agora porque acredito que ainda serão capazes de coisa muito pior. Quem viver, verá!

Quem (ainda) acreditava nas ridículas campanhas de marketing desses grandes veículos de comunicação de massa, que pregavam isenção, imparcialidade, respeito, "rabo preso com o leitor" e luta contra a impunidade, deve ter acordado para a triste realidade que dita o dia-a-dia das redações.

Mas não há mistério nisso. É tudo muito nojento e dificilmente vamos vencê-los. Mas não é por isso que vamos desistir, certo?

Felizmente, temos aí Carta Capital, Fórum, Caros Amigos, Le Monde, sem falar nos blogs e sites independentes para buscar informações mais precisas. O que é um grande avanço, não? Se não concorda, pare para pensar em como as coisas eram antes, quando não tínhamos nenhuma opção para nos "informarmos" exceto na mídia corporativa...

O problema é que a mídia independente não tem o poder de provocar crises como o PiG simplesmente porque suas denúncias são ignoradas pelos políticos e magistrados a serviço da elite. Sem dizer que o PiG também mantém seu poder porque continua sendo consumido e sustentado por muita gente - inclusive por muitos que o criticam!

Enfim, é tudo muito triste e nojento. E vai ser muito difícil vencê-los. Mas não é por isso que vamos desistir ou mudar de lado como muitos ex-pseudo-esquerdistas fazem, certo?

A luta continua. E o inimigo é poderoso... infelizmente!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...