Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

(Atualizado) Justiça é só para os pobres: Daniel Dantas já está solto...

Como era de se esperar, Daniel Dantas já foi solto graças ao presidente do STF, Gilmar Mendes.

E o PiG, obviamente como não pode manter silêncio frente a uma operação enorme como essa, está agora fingindo que sempre cobriu os processos e os escândalos ligados ao assunto, mas dá nó em pingo de água para esconder as ligações do banqueiro com o PSDB e o PFL.

Ontem assisti um pedaço do Band News e lá estava a matéria sobre Dantas ligando ele ao "escândalo do mensalão" do PT. Nenhuma palavra sobre as ações dele antes do Lula chegar ao poder. Nenhuma...

Fiquei sabendo por meio de uma leitora que a Folha, jornal que só falava do Dantas em notinhas perdidas no meio de seus cadernos, dedicou 8 páginas aos esquemas de Dantas e sua turma!

Patético, simplesmente... Isso é o que se chama de "jornalismo de resultados", tí­pico do PiG.

Ainda bem que não perco meu tempo nem minha sanidade lendo esse lixo.

Vejam o que o blogueiro Eduardo Guimarães diz sobre o assunto:
"Apesar de a grande mídia, como era previsível, ter tentado jogar Daniel Dantas no colo do PT, conforme se vê no vídeo acima, a coluna de Nelson de Sá, na Folha de São Paulo (outro veículo que tenta vincular o “gênio do mal” das privatizações ao partido do governo Lula), relata que jornalistas da Globo discordam da emissora e do resto da mesma grande mídia."

Leiam o que o jornalista Paulo Henrique Amorim diz sobre o caso:
- DANTAS: POR QUE MIRIAM QUER QUE A ORIGEM SEJA O MENSALÃO?
- DANTAS TINHA MEDO DA POLÍCIA FEDERAL: NÃO TEM MAIS
- CUIDADO, PRESIDENTE MENDES, A GLOBO JOGOU DANTAS ÀS FERAS

Bob Fernandes, que atualmente comanda o Terra Magazine, afirma que os esquemas de Dantas incluem também jornalistas e publicações:

Para o jornalista Bob Fernandes (foto), primeiro a noticiar a Operação Satiagraha, no Terra Magazine, Daniel Dantas é um dos personagens centrais na “mais feroz e encarniçada batalha da história do capitalismo brasileiro”.

Seu papel como protagonista, assinala, cresceu no governo Fernando Henrique Cardoso, especialmente na montagem do processo de privatizações no setor das telecomunicações. Essa batalha feroz e encarniçada, diz ainda o jornalista, não deixará de incluir também a jornalistas e publicações.

Bob Fernandes fala com conhecimento de causa. Como redator-chefe da revista Carta Capital, acompanhou o que chama de “outras manilhas de esgotos da história verde-amarela” por meio de reportagens especiais. Ele relaciona algumas delas:

- O caso Banestado. "O Brasil, a maior lavagem de dinheiro do mundo". Datada de 30 de maio de 1998, objeto da única - até hoje - edição extra na já longa história da revista Carta Capital. Caso este que freqüenta a investigação da PF agora em curso.

- A privatização do Sistema Telebrás e a queda de Mendonça de Barros, ministro das Comunicações do governo Fernando Henrique. "Fitas Sujam o Governo", em 25/11/98. Reportagem esta que levou à queda de "Mendonção". Ali, uma das gêneses de tudo isso, assegura.

- A queda do delegado-geral da Polícia Federal, Vicente Chellotti. "Os Porões do Brasil", em 3 de março de 1999.

- As operações ilegais da CIA, DEA e FBI no Brasil, no mais das vezes, naqueles tempos, em vistoso pas-de-deux com aquela mesma Polícia Federal. (Uma dezena de reportagens de capa em Carta Capital, edições entre 12 de maio de 1999 e 21 de abril de 2004.) Alguns dos rapazes daquela mesma polícia estão de volta e operaram com denodo no caso agora em questão, e ao lado de Daniel et caterva.

7 comentários:

Cristina disse...

Como fui citada aí em cima, sugiro que leia meu último comentário no post de baixo. Bjs.

Cristina disse...

E aproveito para indicar leitura de entrevista dada por Daniel Dantas à jornalista Consuelo Dieguez, da revista Piauí. Serve para entender a mentalidade do banqueiro, num tipo de reportagem que não cabe em jornais diários, infelizmente. Para nós, leitores, muito frutífera: http://www.revistapiaui.com.br/artigo.aspx?id=63&pag=1

André Lux disse...

Taí a dica da Cristina. Quem tiver estômago forte, que leia a revista Piauí (não é meu caso).

Cristina disse...

E já que você já divulgou o excelente trabalho de Bob Fernandes, complemento com outra dica: a visita ao blog de Nassif, que está traçando belos paralelos entre Dantas e Paulo Maluf e José Serra. Sem contar que sua novela sobre a Veja já tocou em Dantas várias vezes: http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=8094 . Abraço.

André Lux disse...

Tanto as investigações do Bob quanto do Nassif já foram divulgadas no meu post anterior "PF prende Daniel Dantas, o banqueiro das privatizações".

Cristina Castro disse...

Desculpe pela minha redundância, então. Eu me lembrava de você indicando a série de Bob, mas não o último capítulo da saga de Nassif. De qualquer forma, é melhor que boas sugestões sejam repetidas do que ignoradas ;)

Cris disse...

Acabou de ser preso de novo =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...