Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 26 de junho de 2008

A elite é que há de melhor no Brasil: Conversando com um membro da "raça superior"

Dia desses, eu estava em um evento empresarial repleto daqueles sujeitos que se consideram a fina flor da sociedade tupiniquim, desfilando em seus terninhos, gravatas e vestidos de grife e cabelos engomados com litros de Gumex. Impecáveis.

Passando pelas várias rodinhas de bate papo antes do começo do evento, pude ouvir comentários ofensivos contra o a “corrupção” e a “incompetência” do governo do presidente Lula, ironias maliciosas contra a primeira-dama Marisa (“Ela não tem classe!”) e outras imbecilidades que só mesmo quem lê Veja, Folha ou Estadão pode proferir com tanta pompa, circunstância e convicção.

Lá pelas tantas, já começando a ficar de saco cheio de tanta pavonice e soberba, escutei um sujeito de nariz arrebitado e olhar de peixe morto dizendo para um grupo de japoneses: “Sabem qual é o problema do Brasil? O brasileiro!”. Não agüentei. Cheguei perto daquela rodinha e soltei, tentando elevar minha singela retórica ao nível daquele iluminado:

- É mesmo? E você é oriundo de que país, nobre colega?
- Eu? Ora, sou do Brasil...
- Ah, então você também é culpado pelos problemas do país, não é mesmo?
O cidadão me olhou surpreso e respondeu indignado:
- Imagina! Eu trabalho, amigo! Sou empresário! Estou falando desse povinho ignorante e sem educação que vive bebendo cachaça em botecos e elegendo políticos sem preparo ou moral para ocupar cargos públicos!

Como percebi que o “representante do que há de melhor no Brasil” estava começando a ficar exaltado e, em breve, acabaria por tirar sua suástica do bolso e jogá-la na minha cabeça, resolvi contemporizar, tentando fingir altivez e soberba no mesmo nível:

- Mas, colega, o povo pobre é e sempre foi maioria no Brasil. Nosso irretocável grão-mestre Fernando Henrique Cardoso só foi eleito por duas vezes graças aos votos dessa mesma massa ignara que, agora, resolveu votar no apedeuta...
- Ora, mas isso só aconteceu por causa dessa “bolsa esmola” que o Lula dá pra esses vagabundos!
- Se é assim, como poderemos explicar a primeira eleição do sapo-barbudo-crípto-comunista, haja vista que naquela época nosso supremo mandatário, o príncipe dos sociólogos, não dava bolsa esmola a ninguém, pelo contrário, só descia a lenha na cabeça do Zé povinho?
- Ah, bom... É, olha, não é bem assim, o FDP tem muita sorte e o problema é que a conjuntura internacional não estava favorável e...
(Percebi que ele ficou nervoso por não ter decorado direito o que o Jabor e o Mainardi ensinaram). Nossa, olha a hora! Vocês me dão licença, preciso subir pois o evento já vai começar.

E vazou, sem perder a classe, sorrindo para as câmeras próximas, como se nada tivesse acontecido.

Os orientais que acompanharam o diálogo surreal acima ficaram olhando uns para os outros, com cara de pastel, constrangidos. Para cidadãos de um país como o Japão, onde termos como nação e cidadania não são apenas palavras usadas para vender jornais e produtos, presenciar comentários como o proferido pelo legítimo representante da “raça superior” acima deve ser algo que transcende a compreensão humana...

7 comentários:

Edson disse...

É, como vc disse, caro André, ele teve a classe de não jogar a suástica em vc. A grande imprensa sempre tenta se esquivar um pouquinho, a Folha (bolha), disse que a diferença entre pobre e ricos diminuiu, na sua manchete, mas, não deixou de ressaltar que o país é o que tem uma das mais gritantes diferenças de renda do mundo. Ou seja, eles não cedem mesmo.

Abraço,

Edson

Ricardo Melo disse...

HAHAHAHAH. Fala André, mandou bem, deviam ter filmado...

Abraço.

Anônimo disse...

A preocupação desta gente é que não deseja dividir a riqueza. E são altamente preconceituosos.

Coração de Sabedoria disse...

na verdade que o povo pobre e ignorante que votou no Lula quando votou em FHC, eram todos com PHD em Oxford e padrão de vida de Orange County na Califórnia.

claudia cardoso disse...

Inspriadíssima provocação! :-)
Lembrar-me-ei dela, toda a vez que ouvir sobre o "bolsa esmola"...
Abraço!

ricardo disse...

André, concordo com vc em numero e grau, só tem um detalhe, essa Marta Suplycy, também faz parte dessa elite preconceituosa, vc vai apoia-la mesmo ela sendo burguesa?

Anônimo disse...

É isso aí companheiro!
Temos que responder com classe esse bando de babacas.

abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...