Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Diga-me com quem tu andas... Editor da Fórum desmascara o infame "Gravataí Merengue"

.
O editor da revista Fórum "espinafrou" o infame Gravataí Merengue, que gosta de detonar o trabalho dos outros e fazer ameaças pessoais a quem discorda de suas opiniões, mas não tem coragem de assinar o próprio nome.

O sujeito é na verdade um tal de Fernando Gouveia, assessor da vereadora Soninha - aquela que abandonou o PT e seus eleitores para se filiar ao PPS e virar mais uma ponta de lança dos tucanos em São Paulo.

Diga-me com quem tu andas, que direi quem tu és...

Ele adora me atacar e trabalha para a Soninha

Acho que ao atacar os “independentes”, como tem feito com tanta virilidade, Fernando Gouveia, está trabalhando para fazer currículo. Cada um na sua.

- por Renato Rovai, editor da Fórum

Não sou filiado ao partido da teoria da conspiração e nem a nenhum outro partido político, mas fiquei de fato surpreso quando me disseram que o personagem Gravataí Merengue, que tem um blogue cujo título é imprensa marrom, chama-se Fernando Gouveia e é o atual chefe de gabinete da vereadora Soninha (PPS).

Tenho respeito e carinho por Soninha, com quem me encontrei poucas vezes pessoalmente, mas cujo trabalho jornalístico sempre me pareceu responsável.

Quando ela começou a “namorar” o PPS fui um dos primeiros a anunciar isto no meu blogue. E tentei entrevistá-la por algumas vezes. Ela não me atendeu. Reclamei por aqui e depois a vi passando a notícia em “primeira mão” para outros veículos. Na ocasião, comentei que ela procedeu como uma política tradicional ao mudar de partido. E fiz uma ou outra crítica. Mas só. Nada de chute na canela. Achava que Soninha deveria ter consultado seus eleitores, aqueles que a elegeram. Ter chamado uma plenária etc. e tal. Ela decidiu tudo sozinha, ali no seu gabinete e muito provavelmente aconselhada por Gravataí Merenge, o Fernando Gouveia.

Vejam o que o senhor Gravataí que me cobra coerência e seriedade escreveu sobre o assunto da mudança do partido:

Recentemente, a imprensa divulgou - como notícia! - que a Soninha estava a caminho do PPS. Ela também ficou sabendo pelo jornal, e pensou em ligar para alguém para confirmar. Sabe como é jornal, a gente sempre lê desconfiando.

Tudo começou com uma suposta declaração de um "vereador com trânsito pela câmara paulistana". Daí pra frente, um veículo foi pegando a nota do outro. Quando se viu, parecia 'verdade'. Mas não era, claro.

Pois é, quem age assim com os leitores não pode querer ser observatório da mídia independente, ficar tentando esfrinagrar a Fórum, a mim, ao Eduardo Guimarães ou ao professor Emir Sader que além de ele chamar de “idiota”, pasmem, ainda "acusa" de ser namorado da editora da Boitempo, a Ivana. Quem fica "idiota" sou eu com a seriedade de certos tipos.

Mas não tenho problema nenhum com o fato de ser “espinafrado”. Leitores deste blogue questionam minhas opiniões e sempre tiveram seus comentários publicados. Agora, devagar com o andor, senhor Gravataí. Como jornalista sempre assinei minhas matérias. E faço jornalismo com boa-fé. Não para ficar famoso ou para tentar arrumar emprego como pit-bull da mídia merengue, se é que o senhor me entende.

Acho que ao atacar os “independentes”, como tem feito com tanta virilidade, Fernando Gouveia, está trabalhando para fazer currículo. Cada um na sua. Mas ele diz que escrevi um post à 1h da manhã para defender o PHA. É verdade. E ele, a que horas escreve seus posts? Faz isso como uma de suas atribuições na chefia de gabinete da Soninha? Faz isso para atacar aqueles que por um momento questionaram alguma atitude da vereadora? Usa o computador da Câmara Municipal ou anda com seu laptop para cá e para lá?

Sei que esse post vai lhe render alguns muitos acessos, mas faz parte. Ele já me deu um direito de resposta uma vez. Usei-o. Desta vez preferi falar com mais leitores.

Democraticamente, como sempre, à disposição dele e da vereadora.

PS: Gravataí Merengue cobra minha opinião a respeito do caso Luiz Lobo, que foi demitido da TV Pública. Então tá: acho que o Conselho da TV Pública deve discutir o assunto. Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do órgão, diz que vai fazê-lo. Confio muito em Belluzzo. A Soninha, até onde eu saiba, também. Aliás, se não me engano Belluzzo é filiado ao PPS, o que não muda nada, mas só para registrar.

PS2: O Gravatai me respondeu, taí no comentários. Vou pensar se escrevo algo mais tarde ou amanhã. Por enquanto, antes de sair para uma entrevista, registro que fui olhar a audiência do Imprensa Marrom, na média dá uns 900 por dia. Ele acha isso extraordinário. E diz que é muito maior do que a nossa. Então tá, né? Melhor não contrariar. Se vou abrir nossos números para para ele ver. Não. Mas posso mostrá-los para a Soninha, que é quem de fato é responde pelo gabinete, de onde, suponho, ele me respondeu o post às 13h59. Era hora de um chefe de gabinete estar trabalhando. Ou não era?
.

8 comentários:

Carlinhos Medeiros disse...

Dias atrás, o Cido me enviou (como costuma fazer todos os dias) um e-mail se dirigindo a ele como sendo assessor da Soninha Barrabás. NA ocasião Cido passou-lhe um pito por causa de mais uma infâmia sua na internet.

Até que enfim desmascararam o seu Merengue. Há quem escape da blogosfera?

orson disse...

Então o nome dele é Fernando Gouvea? Comentei uma vez no blog dele, desisti. Ele se acha acima do bem e do mal. Faz parte do partido de vestais, o PPS. Ele está fazendo um esforço enorme para desconstruir a candidatura da ex-vereadora Soninha à Prefeitura. É só um adversário indagar a ela se possui um Chefe de Gabinete que se utiliza de equipamento e salário pagos pelo contribuinte para manter atualizado um blog. É só ver os dias e horários que ele atualiza o Imprensa Marrom. Tenho simpatia pela Soninha, já fui seu eleitor, mas ela devia ser mais exigente na escolha de seus assessores.

Ricardo Melo disse...

O tal do "merengue" é apenas a confirmação do fenômeno do "jornalismo pitbull" como tendência de mercado.

É um tema que também tem sido abordado pelo Nassif.

Embora talvez não saiba, o "gravataí" é apenas o resultado de um contexto onde o jornalismo sem ética, agressivo, mercenário por opção ganhou espaço com o crescimento dos neoconservadores nos EUA.

Lógico, a moda pegou por aqui. Mainardi e Azevedo à direita e "merengue" à esquerda (???!!!sic, sic sic).

A caracterização desse personagem e a sua capacidade de deixar alguma contribuição são tão ínfimas quanto foi um desperdício gastar o meu tempo com ele nesse blog.

Simplesmente, ele não merece preocupação.

PS: falando em mercenário, porquê a Soninha foi parar no partido do Roberto Freire, esse "exemplo" de ética e defesa de princípios fundamentais?

Thiago disse...

Como Gravatai Merengue foi "desmascarado" se ele próprio escreveu que trabalha com a Soninha em seu próprio blog?
Você também diz que ele "gosta de fazer ameaças pessoais a quem discorda de suas opiniões". Você consegue demonstrar de que forma ele fez isso?

André Lux disse...

Thiago, como eu já deixei claro, não sai por aí vasculhando a vida do cara e há vários anos não leio o que escreve, por isso não tinha como saber o nome verdadeiro dele. O que fiz foi perguntar diretamente a ele em um discussão que tivemos no site NovaE (que infelizmente apagou o post). Ele se recusou a dizer.

Mas ele vasculhou a minha vida e, quando respondi a um ataque dele, veio até meu blog e postou um comentário ofensivo "revelando" saber de "podres" meus para tentar me amedrontar.

Sugiro que você leia os link que estão no meu último post sobre o caso ("Bodega Cultural encontra o post discriminatório e ofensivo do Imprensa Marrom" e "Blogueiro ameaça a revista eletrônica NovaE, por causa de comentário") para ver como o sujeito agia com quem não concordava com suas "verdades únicas".

Mas se nada disso te convencer, então fique à vontade para continuar visitando o blog do sujeito.

Thiago disse...

Li os dois posts do Bodega Cultural que você linkou e não vi nada "discriminatório" escrito por parte do Gravataí.
Naquele episódio em que Carlinhos reclama quando Gravataí diz: "Ê, laiá!", ele se engana. Carlinhos entende o "laiá" como "laia" (sem o acento).
No outro episódio Carlinhos simplesmente atribui falas descriminatórias à Gravataí, e acha que tem o direito de fazer isso sem nem ao menos ter provas.

André Lux disse...

É... "acidez violenta" nos olhos dos outros é sempre refresco.

Anônimo disse...

Cid Elias desembuchou,

Grande André, valeu! Agora...thiago, o sol é quadrado e gelado, né mesmo? Defender o indefensável, das três, uma(ou duas, ou todas): 1- trabalhas no partideco que serve aos demotucanos, aquele do não etco kapaz - o arrecadador da campanha do alckimin, lembra? Aquele partideco dos corruptos jungmãograndemann(denunciado por desviar R$ 33.000.000,00 quando estava ministro dos privateiros tucanos)O, e xcassol - este dispensa enumerar os processos, o tal pps 2- és advogado do gaiatoaí merenegue 3- tens imensa dificuldade com a Língua mater, pois não consegues interpretar meia dúzia de linhas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...