Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Marcelo Salles: Onde estão os aliados da vida?

.
- por Marcelo Salles, do Fazendo Media

Lá está o diretor com sua touca laranja a comemorar o prêmio.

Lá está o ator principal a dizer que o prêmio cala a boca dos críticos.

Lá está a atriz a beijar o troféu, conquistado em cima do sangue daqueles que tombam pelas mãos das tropas das elites.

Lá estão os principais responsáveis pela obra que deixou extasiados os comandantes das tropas das elites mundo afora.

Lá está o deputado que tenta elevar o símbolo da morte à patrimônio cultural.

Lá estão as corporações de mídia a aplaudir o enredo macabro, seja nas páginas policiais ou segundos cadernos, internacional, economia ou política.

E onde estão os aliados da vida? Quando vão começar a articular uma rede de comunicação suficientemente grande para construir um novo discurso e, assim, enfrentar a barbárie?

A esses dirijo esta breve mensagem. Caso ela os alcance, por gentileza respondam: que avanços conseguimos na luta pela vida nas últimas décadas? A vida tem sido mais respeitada hoje?

E os milhões de seres humanos que são vitimados pelo sistema neoliberal? E os 14 milhões de brasileiros que passam fome, segundo o IBGE, num país rico e repleto de terras férteis? Não amigos, não estamos avançando. E estou convencido de que o inimigo se impõe justamente porque não dispomos dos meios de comunicação de massa que eles possuem.

Vocês, defensores dos direitos humanos, que estão nessa luta há mais tempo que eu, expliquem: como é que a direita pode estar no poder desde que eu me entendo por gente? Como, se é a direita quem mantém essa situação de exploração; se é ela quem sucateia os serviços públicos de qualidade; se é ela quem entrega a saúde, a educação, a própria vida dos seres humanos à cobiça das empresas privadas? Vocês podem me explicar como isso é possível? Sim, a direita tem dinheiro. E dinheiro compra belos slogans e propagandas publicitárias, cabos eleitorais e panfletos. Mas será que o dinheiro também não compra mídia?

Pra quem acha que estou falando de matéria paga, permita-me elevar o debate. Embora as reportagens encomendadas existam – e aos píncaros – a esquerda precisa atentar para algo maior: o sentido político da mensagem transmitida. Como as empresas que oligopolizam a mídia no Brasil defendem os interesses da direita, a subjetividade veiculada estará a serviço desses interesses.

Em outras palavras, o que chegará à população são estímulos a formas conservadoras/reacionárias de agir, pensar e sentir. De modo que a esquerda não pode se limitar à crítica do consumismo irrefletido; ela terá que buscar suas causas. Também a esquerda não poderá restringir-se à crítica das políticas fascistas de segurança pública; é sua obrigação denunciar os veículos de comunicação que sustentam este discurso. E assim por diante.

(continua)

Marcelo Salles escreve no blog Fazendo Media.
.

8 comentários:

Ricardo disse...

O que esse esqueceu de dizer que o governo brasileiro é de esquerda, e mesmo assim a violencia está descontrolada.

André Lux disse...

Só o governo Federal está nas mãos. E a Polícia Federal nunca prendeu tanto bandido do colarinho branco na história do país. Já os governos Estaduais continuam, na maioria, sob governos da direita. Vide São Paulo, por exemplo, onde o PSDB reina há décadas e a violência só aumenta...

RICARDO disse...

É ANDRÉ MAS, NOS ESTADOS ONDE O PT GOVERNA A VIOLÊNCIA TAMBÉM É MASSACRANTE, PT E PSDB ANDAM DE MÃOS DADAS NA INCOMPETENCIA ADMINISTRATIVA, VC ACHA?

André Lux disse...

Pelo contrário. Nas cidades e governos onde o PT chegou ao poder e já teve tempo de aplicar suas políticas, os números da violência diminuiram.

ricardo disse...

e porque o presidente não faz uma reforma no codigo penal brasileiro para que os criminosos paguem os crimes, e marginais menores de idades nã fiquem soltos?

André Lux disse...

Reformar o código penal é função do poder Judiciário, não do presidente da república.

E o Lula não é louco de propor redução da maioridade penal, que é coisa de fascistas...

ricardo disse...

então, bandidos menores de idade, são jovens vitimas? é isso que vc quer dizer?

miguel disse...

Porque o presidente Lula, não propõem uma reforma no código penal brasileiro, afim de acabar com a inpunidade neste paiz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...