segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Teste: Esquerda ou direita? Libertário ou autoritário?

O amigo Ricardo Melo enviou link para um teste interessante, que no final vai definir se a pessoa é de esquerda ou direita, autoritário ou libertário. Apesar de ser em espanhol, é de fácil entendimento (e dá para fazer em inglês também).

Vejam meus resultados:
Derecha/Izquierda Economicista: -8.50
Anarquismo/Autoritarismo Social: -6.87


Eu no gráfico (clique na figura para vê-la em tamanho real):



Abaixo, alguns exemplos de personagens históricos famosos e o espectro ideológico no qual se encaixam, segundo o site (clique nas figuras para vê-las em tamanho real):




Alinhamento ideológico dos governos da União Européia em 2006:



Alinhamento ideológico de compositores:



Fico feliz de estar em tão boas companhias... Se você também tiver coragem de passar pelo teste e descobrir se está mais para Hitler, para Gandhi ou para Stalin, clique neste link. Dá para fazer o teste em inglês também - clique aqui.
.

28 comentários:

Rodrigo Leme disse...

Fiquei no mesmo quadrante que você, só que bem mais próximo do centro, o que até chega a ser preciso no meu caso.

Mas achei algumas das perguntas meio óbvias demais, faltou um pouco de sutileza na forma de perguntar, para o teste ganhar mais confiabilidade.

De qqer maneira, achei interessante a iniciativa, pois não se trata de um teste banal de internet; tem uma métrica por trás, que pode ser aprimorada.

Anônimo disse...

Bacana demais este teste! E olha só, André: fiquei exatamente no mesmo ponto que vc!
Abr.
Maria

celio penteado disse...

Ótimo teste. As perguntas são óbvias, é claro. Mas as respostas não, cada um acha as suas próprias respostas óbvias.

Fiquei mais à esquerda, quase na borda, mas um tanto mais para cima.

Rodrigo Cardia disse...

Muito interessante esse teste - assim como o blog, que encontrei via Blog do Kayser.
Meus resultados foram:
Derecha/Izquierda Economicista=-8.25
Anarquismo/Autoritarismo Social=-7.28

Tenho um amigo que se diz "realista" (ao ler tuas "memórias de alienado", percebi que felizmente seguiste o caminho oposto ao do meu amigo, que se enquadra exatamente naquele perfil do direitoso padrão). Vou mandar o teste pra ele e insistir que ele faça, só pra ver que resultado vai dar...

Abraços

Rodrigo Cardia disse...

Percebi que eu havia trocado o significado de algumas palavras em espanhol, e por isso refiz o teste. Agora os resultados "definitivos":

Derecha/Izquierda Economicista=-8.62
Anarquismo/Autoritarismo Social=-8.31

Joel Bueno disse...

Bati marromeno -7.7 nas duas dimensões.
O teste é divertido, mas inconsequente. O Dalai Lama, de esquerda???? É ruim, hein...

Cybershark disse...

Derecha/Izquierda Economicista: -9.75

Anarquismo/Autoritarismo Social: -7.54

Tio Drakul disse...

OMFG, esse negócio deve estar de gozação comigo... Porquê o meu "pontinho" no gráfico foi parar exatamente encima de onde fica Gandhi no gráfico de exemplo!


Nota: Não existe pergunta "óbvia" neste teste, as "óbvias" são as que você concorda ou discorda absolutamente. E têm algumas perguntas complicadas como por exemplo "você acha que algumas pessoas são naturalmente azaradas?". Ela é difícil porquê é fácil ver tanto exemplos de que essa premissa é falsa quanto do exato oposto, portanto fica difícil escolher um lado.

A442 disse...

Fiquei na mesma linha econômica que Ghdandi, porém um pouco mais abaixo na social.

Elton disse...

Os critérios são bem tontos e simplistas. Achar que direita e esquerda é uma questão de "tamanho" do Estado, e não "a quem" o Estado deve servir, cria absurdos como este de o Hitler e o Saddam não estarem na extrema-direita. Confunde mais do que explica.

Anônimo disse...

Muito bom!
Valeu!
Os meus:
Derecha/Izquierda Economicista: -6.25
Anarquismo/Autoritarismo Social: -7.95
ABRAZOS.

Gustavo disse...

O meu foi mais parecido com o Dalai Lama. Bem interesante esse teste.

Economic Left/Right: -5.12

Social Libertarian/Authoritarian: -6.36

Abs.

Gustavo Matias

Marxismo Online disse...

Se for pra analisar o teste direito, isso vai descambar para uma interminável discussão do que é direita ou esquerda, autoritário ou libertário (aliás, esse termo é coisa de americano). Mas, o teste é divertido. Meu resultado econômico foi -9,88 ("extrema esquerda") e o social foi -7,18 ("libertário"). E dizem que comunista é autoritário!

Leonard de Assis disse...

O meu teste deu -4,81 (Esq/Dir) e 0,86

Já conheço este site a alguns anos, acredito que seja interessante aplicarmos tal teste nos políticos brasileiros.

Este tipo de conscientização é importante, até para se retirar o "medo do PT" que existe em grande parte da sociedade. Muitos odeiam simplesmente porquê aprenderam a ser assim, conheço muitos casos.

Leti Abreu disse...

Tu compás político

Derecha/Izquierda Economicista: -7.25
Anarquismo/Autoritarismo Social: -5.38

Também fiquei bem ali, perto do Gandhi, Mandela e "os caras", ehehehe

Anônimo disse...

Nossa, que máximo.... Também fiquei mais para Gandhi...ótima companhia, por sinal...

La Brújula Política™
Derecha/Izquierda Economicista: -8.12
Anarqui/Autoritarismo Social: -4.97

Os políticos bem podiam fazer este teste... Ou a gente podia aplicar nas atitudes que eles tomam... Serrágio ia ficar onde, hein ??
Abs a todos,
Lais - São Paulo

Giovani disse...

Meus resultados:

Derecha/Izquierda Economicista: -7.50

Anarquismo/Autoritarismo Social: -1.54

Achei que algumas perguntas não me pareceram muito claras.

Gostaria de ver este teste feito por alguns jornalistas e artistas "intelectuais" que vemos por aí, se bem que acho que não me surpreenderia com alguns resultados...

Mateus dos Santos disse...

Derecha/Izquierda Economicista: -6.12
Anarquismo/Autoritarismo Social: 0.05

Luiz disse...

testizinho de quinta....

Mas enfim, eu sou um libertário de direita, como sempre soube que seria... no news at all....

Dhanylo disse...

Libertário de direita = alienado level 100

Dhanylo disse...

Esqueci mostrar meu resultado

http://www.politicalcompass.org/es/printablegraph?ec=-8.88&soc=-7.64

Na mesma posição econômica sua, porém mais próximo do anarquismo social

Anônimo disse...

http://1.bp.blogspot.com/_UL5gef6g4hI/S2LifFGMvSI/AAAAAAAAEfg/cZ8zH6WsPbY/S1600-R/selo_esquerdadireita.jpg

Por quê o Chuck Norris?

Rafael disse...

Resultado do Teste

Derecha/Izquierda Economicista: -4.75
Anarquismo/Autoritarismo Social: -4.46


perto do Dalai Lama

Anônimo disse...

Onde ficariam Fidel Castro e Hugo Chaves neste quadro?
Nem preciso fazer o teste. Onde eles estiverem no quadro quero estar longe.

André Lux disse...

Ou seja, você é de direita.

Victor João Lemos disse...

Já vi esse teste em português porém não encontro mais... iria postar aqui meu inglês, não é lá essas coisas...

até

Victor João Lemos disse...

achei em portugues infelizmente no site da veja.... acho que é o mesmo ou similar, porém não pode ficar olhando muito não, pois é possivel... que certas pessoas mudem repostas.. para tender para esse ou aquele perfil.... até...

Victor João Lemos disse...

me desculpem eis o site em portugues... e infelizmentes esta no site da veja...

http://veja.abril.com.br/eleicoes/politicometro/


no meu caso sou "esquerda" e "liberal" agora esses valores que vcs disseram ambos os meus deram negativos quadrante inferior esquerdo, achei que foi coerente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...