Postagem em destaque

SEJA UM PADRINHO DO TUDO EM CIMA!

Ajude este humilde blogueiro a continuar seu trabalho! Sempre militei e falei sobre cinema e outros assuntos sem ganhar absolutamente nada ...

sábado, 10 de novembro de 2007

Movimento dos Sem Mídia em Ação: Cobertura da manifestação em frente à Globo SP

.
- por André Lux, jornalista sem mídia (blog Tudo em Cima)

Cerca de 40 pessoas marcaram presença em frente à rede Globo de São Paulo neste sábado chuvoso, dia 10 de novembro. Foi a segunda manifestação do Movimento dos Sem Mídia em nome de uma imprensa ética, responsável e plural.

O presidente da ONG do MSM e autor do blog Cidadania, Eduardo Guimarães, leu o manifesto intitulado "A Globo e a TV de que precisamos" e, no final do evento, tentou entregá-lo a algum responsável pela emissora que se utiliza gratuitamente de uma concessão pública. Mas o esforço foi em vão. Os funcionários da Globo, que foram instruídos a não receberem de maneira nenhuma o manifesto, nos informaram que ele deveria ser enviado diretamente ao departamento jurídico da emissora.

Até aí, nada de novo no front. Seria realmente muito esperar que uma rede de televisão que mantém um império midiático usado para propagar e defender os interesses de uma única família (os Marinho) e a minoria que representam tivesse qualquer inclinação a receber um manifesto que pede por pluralidade, ética no jornalismo e respeito aos direitos constitucionais dos brasileiros.

Mas o que vale é a intenção. É preciso ressaltar que nenhuma equipe de jornalismo da rede Globo apareceu para cobrir uma manifestação realizada em frente à sua portaria - embora diversas viaturas com o logo da emissora entraram e saíram dos portões durante o ato. Apenas uma equipe de reportagens esteve presente na cobertura completa do evento, a do site Conversa Afiada do jornalista Paulo Henrique Amorim.

No final do evento, um comandante da polícia militar de São Paulo, responsável pelo policiamento da área, veio até os Sem Mídia e elogiou a postura pacífica e civilizada dos manifestantes.

Confiram abaixo fotos que eu tirei no local (clique nelas para vê-las em tamanho real):


Leitura do manifesto "A Globo e a TV de que precisamos"


Sem Mídia tentam entregar o manifesto à Globo


Guimarães informa que emissora recusa-se a receber o manifesto


Policial militar elogia a manifestação pacífica do MSM


Absurdo: só a equipe do Conversa Afiada cobriu o evento


Viaturas de jornalismo ignoram ato na porta da emissora


Na Globo, democracia e liberdade de imprensa só chegam até os portões


O crítico-spam (à direita) dá uma força para segurar faixa do MSM

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...